Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (11/10) no Divirta-se Mais
Jovens tenores
O brasiliense poderá apreciar pela primeira vez na cidade, o Il Volo, trio italiano de pop ópera, que cumpre nova turnê pelo país. A apresentação única do barítono Gianluca Ginoble e dos tenores Barone e Ignacio Boschetto será dia 17 próximo, no auditório máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
No espetáculo, com o qual comemora 10 anos de trajetória artística, o grupo interpreta clássicos da música internacional, como Granada, Historia de um amor, My way, O sole mio, Volare; e canções do seu repertório, entre elas Constantemente mia, La voce del silencio, We are love, além do novo single intitulado Musica che resta. Il Volo tem a companhia da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos. Não recomendado para menores de 14 anos.
Eu recomendo
Celebrar a música brasileira é a proposta do Pururuca Baile Show que o gaitista Pablo Fagundes, o acordeonista Júnior Ferreira e o trio Passo Largo — Marcos Moraes, Vavá Afiouni e Thiago Cunha — fazem sábado (12), às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). No repertório, clássicos do samba, choro, funk, rock e ritmos nordestinos. Não recomendado para menores de 14 anos.
Forró paulistano
Vivendo de amor e forró é o nome do CD comemorativo dos 10 anos de carreira do grupo paulistano Coisa de Zé, que traz músicas como Bora lá, De tardezinha, Forró que o povo quer e Quer saber. O lançamento em Brasília será dia 25, no Forró Spilicute, no Cota Mil (Setor de Clubes Sul). Não recomendado para menores de 18 anos.
Para celebrar
Gilsinho da Portela, intérprete oficial da tradicional escola de Madureira, será a atração da festa em comemoração dos 58 anos da Aruc (Cruzeiro Velho), no dia 20 próximo. Ele fará show, acompanhado por músicos da bateria da azul e branco brasiliense. Não recomendado para menores de 16 anos.
Questões sociais
Obra rara em Brasília, Il Tabarro, ópera de Giacomo Puccini, que aborda questões sociais, será encenada de 18 a 20, no Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural da Funarte), por um elenco de oito cantores e atores brasilienses, com direção de André Amaro. Para os papéis principais, foram convidados o barítono Rodolfo Giuliani, a soprano Janette Dornellas e o tenor Hélenes Lopes. Haverá a participação da Orquestra Metropolitana de Brasília e do Coro de Câmara de Brasília, sob a direção musical e regência do maestro Ricardo Souza-Castro.
De graça
Projeto que faz o maior sucesso no Canteiro Central do Setor Comercial Sul e que superlotou a ocupação da Piscina de Ondas, no Parque da Cidade, o Samba Urgente é a atração do Outro Calaf no dia 19, a partir das 21h. A apresentação de Pedro Berto, Márcio Marinho e Arthur Nobre (cavaquinho), Victor Angeleas (bandolim), Vinicius Vianna (violão), Toscanini Batista (zabumba), Augusto Berto e Saulo Veríssimo (percussão) será gratuita. Não recomendado para menores de 18 anos.
Casa de música
Naiara Lira (cantora), Ana Cesário (flauta), Iuri Gules (baixo), Rafa Flores (piano) e Luiz Barros (sanfona) formam o coletivo que idealizou e gravou o CD e DVD Casa da Música, um registro do cotidiano de uma república, vivido por eles, durante um ano. Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o trabalho apresenta quatro clipes: Mãe D’Água, Villa do Luiz, Apetito latino e Capoeira menina. Sexta, às 23h55, e, sábado, a 1h30, Casa da Música será exibido em telão instalado no Espaço Gastronômico e Cultural Macarrão na Rua, na 206 Norte. Não recomendado para menores de 18 anos.