Estação do Choro promove show Tributo ao violão brasileiro em formato virtual

Compartilhe

O choro, gênero musical tido como a gênese da música popular brasileira, estará em destaque em 5 de fevereiro sexta-feira, às 20h, na abertura da temporada de lives do Sesc Estúdio. O palco do Teatro Garagem acolherá o projeto Estação do Choro — Tributo ao violão brasileiro, protagonizado por quatro talentosos instrumentistas brasilienses, com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente: Alexandre Lopes, Henrique Neto, João Ferreira e Vinicius Viana. Os dois primeiros farão apresentação solo, enquanto os outros se juntarão em duo — com transmissão pelo YouTube.

Nos shows, eles mostrarão uma mistura da rebuscada harmonia europeia com características do violão brasileiro, considerado uma das três principais escolas no mundo, temperada com o jeito brasiliense contemporâneo de fazer música instrumental. A live com três blocos, exibirá inicialmente as performances de Alexandre Lopes e Henrique Neto e na sequência o encontro de João Ferreira e Vinicius Vianna. O repertório reunirá composições dos mestres Baden Powell, Cartola, Ernesto Nazareth, Garoto, João Pernambuco e Pixinguinha.

Radicado em Foz do Iguaçu, onde é professor da Universidade Federal Latino-Americana, Alexandre Lopes, desenvolve atividade também como solista em diferentes formações camerísticas, de duo, trio e quarteto. O violonista brasiliense, mestre pela Marshall University, dos Estados Unidos, tem participado em festivais internacionais nos últimos anos. Outro solista do Tributo ao violão brasileiro, Henrique Neto possui estilo influenciado pela tradição da música brasileira, representada pelo choro e pelo samba e por elementos do jazz, perceptíveis em suas composições.

Com mestrado em música pela Universidade de Aveiro, em Portugal, Henrique é integrante do grupo Choro Livre e diretor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e coautor de um Manual e Choro.”Na live vou tocar temas de minha autoria e composições de grandes violonistas que me influenciaram, como Baden Powell e Yamandu Costa. Farei uma apresentação em que buscarei imprimir emoção, mas sobretudo com a calma tão necessária neste momento angustiante vivido pelas pessoas em todo o mundo, por conta da pandemia”, anuncia.

Instrumentista que se destaca pela versatilidade, Vinicius Vianna é bacharel pela UnB e professor de violão popular e erudito na Escola de Música de Brasília, e integra o grupo Sai da Frente, premiado no 16º Independent Music Award, nos Estados Unidos, na categoria Debut Album. Arranjador e produtor de discos, João Ferreira é graduado em música pela Universidade de Brasília e faz parte da formação da Orquestra de Violões de Brasília. Ele realiza trabalhos também com o pai, compositor e cantor Clodo Ferreira e a banda Natiruts.

Estação do Choro — Tributo ao Violão Brasileiro

Live promovida pelo Sesc Estúdio em 5 de fevereiro, às 20h, no Teatro Garagem, com a participação de Alexandre Lopes, Henrique Neto e João Ferreira Vinicius Vianna. Transmissão pelo canal do Sesc Estúdio no YouTube.

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

7 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

8 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

11 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

12 meses atrás