Começa na segunda-feira a FliSamba — Festa Literária do Samba e Resistência Cultural

Compartilhe

Evento tem como objetivo celebrar histórias de protagonismo negro

Valorizar a diversidade da cultura negra, unir o samba e outros ritmos tradicionais à produção literária e celebrar histórias de protagonismo negro. Esses são os objetivos da FliSamba, Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, que chega a 2021 como revista eletrônica. Realizada originalmente na sede do Clube Renascença, na Zona Norte do Rio de Janeiro, desta vez, em função da pandemia de covid-19, toda a programação, a partir de segunda-feira (8/2), das 17h às 22h, será no formato on-line, com transmissão pelas redes sociais do Acervo Cultne, com a condução da atriz Lica Oliveira e do ator Rodrigo França.

“A diferença desta edição é a possibilidade de levar o clima da FliSamba, uma festa muito carioca, para o Brasil e, nessa oportunidade casar melhores momentos de outras edições, presença ilustres e queridas do cenário nacional, com novidades, participações em vídeos, lançamentos e resgates”, ressalta Filó Filho, idealizador do evento. “O Acervo Cultne tem compromisso de manter viva a memória do povo negro no audiovisual e temos forte ligação com as artes. É o nosso jeito de conseguir manter a missão viva, mesmo em tempos da pandemia e fortalecer o laço entre o samba e a literatura”.

Martinho da Vila é o grande homenageado da quarta edição da FliSamba. Além de destacar a trajetória do cantor, compositor e escritor, ligado à Vila Isabel, a Festa vai reverenciar outros personagens do samba carioca: Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela; e Tia Gessi, produtora de tradicional pagode às segundas-feiras, em Cachambi, no subúrbio de Pilares; e, em em memória, Djalma Sabiá, fundador do Salgueiro; assim como a professora Helena Teodoro.

Outros destaques da FliSamba são o seminário Axé e Carnaval — O samba no combate à intolerância religiosa, com a participação de Haroldo Costa e Luiz Antônio Simas (escritores), Leonardo Bora (carnavalesco), Flávia Oliveira (jornalista), Ivana dos Santos (babalorixá), entre outros; e o foco sobre o audio-visual Noitada de Samba — Foco de resistência (que ocorria no Teatro Opinião, no Shopping Copacabana, na década de 1970) de Cely Leal, com base no livro de título homônimo, escrito por Márcia Guimarães.

A Festa Literária do Samba conta também entre os participantes com nomes representativos da comunidade literária, como Conceição Evaristo, Ele Semog e Nelson Maca com entrevistas e depoimentos em spots de vídeo. Um outro vídeo a ser exibido é o show Canto do Urubu, de 2018, protagonizado por cantores e compositores torcedores do Flamengo, entre os quais Neguinho da Beija-Flor, Xande de Pilares, Dudu Nobre, Anderson Molejo, Sandra de Sá, Mariene de Castro.

Irlam Rocha

Posts recentes

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

3 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

4 meses atrás

Confira as principais festas de réveillon de Brasília

RÉVEILLON CELEBRANDO A VIDA: Domingo, a partir das 22h, no Iate Clube de Brasília (Setor de…

5 meses atrás

Confira a programação musical deste fim de semana em Brasília

Tributo a Belchior -- Show de Silvero Pereira, hoje (8/12), em tributo a Belchior, às…

5 meses atrás

Confira a programação musical do fim de semana em Brasília

Capoeira'n Blues -- O Mandalla lança hoje (24/11), às 20h, no Teatro dos Bancários (entrequadra…

6 meses atrás

Samba e pagode são os destaques da programação cultural do fim de semana

Oswaldo Montenegro -- Em turnê pelo país, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro está de…

6 meses atrás