Chega hoje (8/11) às lojas o DVD que registra o reencontro dos Novos Baianos, o álbum Acabou chorare — Novos Baianos se encontram, gravado em março no Rio de Janeiro, com direção de Andrucha Waddington e Mini Kerti, cenário de Gringo Cardia e produção da Conspiração Filmes.
O projeto teve por base o LP Acabou chorare, lançado em 1972. O álbum foi escolhido por meio de uma enquete feita pela revista Rolling Stone Brasil, com jornalistas, críticos musicais e estudiosos, como o melhor disco lançado no país em todos os tempos. O DVD é um lançamento da gravadora Som Livre e custa R$ 29,90.
Em Acabou chorare — Novos Baianos se encontram (este é o nome do DVD), Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Pepeu Gomes e Baby do Brasil revisitam clássicos de sua obra como Dê um rolê, A menina dança, Acabou chorare, Preta pretinha e Brasil pandeiro, que fazem parte do repertório de 22 canções. Entre elas está também Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com a qual homenageiam João Gilberto, o icônico cantor da bossa nova e grande incentivador da trupe.
No dia 1º de julho, os Novos Baianos vieram a Brasília e apresentaram esse show — agora registrado em DVD — no Ginásio Nilson Nelson, para plateia de 6 mil pessoas, que os acolheu com entusiasmo e carinho, inclusive fazendo coro em praticamente todas as músicas. Um dia antes, os entrevistei antes da passagem de som e fiquei sabendo que a ideia de eles voltaram a fazer uma nova turnê surgiu após a repercussão do show de reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Confira abaixo.
A história dos Novos Baianos com Brasília teve início em 1972, quando eles lançaram o LP Acabou chorare, no ginásio de esportes da AABB. No ano seguinte, ele voltaram com o Novos Baianos Futebol Clube, apresentado no Nilson Nelson. Estive nos dois ginásio, e testemunhei a chegada à música popular brasileiro do grupo que ocupou de forma revolucionário o vácuo deixado pelos tropicalista, com o exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres, na época da ditadura militar.
Relembre a passagem dos Novos Baianos em Brasília