Brasiliense Dudu Maia se destaca em palcos brasileiros e do exterior

Compartilhe

O bandolinista brasiliense Dudu Maia é um dos músicos da cidade que tem se destacado no cenário musical brasileiro e internacional. Dudu concorre, com o Trio Brasileiro, ao Grammy.

São incontáveis os músicos brasilienses, de diferentes gerações, que têm se destacado no exterior. Do mestre do violão Paulo André Tavares à revelação do bandolim Ian Coury, o que não falta é exemplo de grandes instrumentistas que são aplaudidos por plateias dos Estados Unidos, Europa e de outros continentes. Dudu Maia é, possivelmente, um de maior presença em palcos internacionais. Desde 2006, tem feito seguidas turnês por cidades norte-americanas, onde costuma participar de festivais de jazz, além de ministrar oficinas de música brasileira, para alunos e professores de renomadas instituições.

Não chega a ser surpresa, portanto, que o bandolinista — discípulo de Hamilton de Holanda — tenha sido indicado para o Grammy Awards de 2017. Ele, Douglas (violonista), Alexandre Lora (percussão) — todos brasilienses — , com os quais forma elogiadíssimo trio — concorrem ao prêmio de melhor álbum de world music pelo disco Rosa dos ventos, gravada em parceria com a clarinetista israelense Anat Cohen. o CD foi eleito um dos 20 melhores pela Downbeat Magazine, uma das mais influentes publicações de jazz dos EUA. A cerimônia de premiação ocorre no dia 28 de janeiro, no Madison Square Garden, em Nova York.


Ex-professor da Escola Brasileira de Choro Raphal Rabello, Dudu criou com o bandolinista Henrique Neto um método de ensino do chorinho. Os dois e mais o clarinetista Paulo Sérgio Santos e o violonista Maurício Carrilho, ambos do Rio de Janeiro, fazem na sexta (22), às 21h, o show de enceramento do projeto Brasil de Todos os Choros. A apresentação vai ser no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Trio Brasileiro e a clarinetista Anat Cohen. (Reprodução/Internet)

Compositor e violonista, Douglas Lora, que integra também o premiado Brasil Guitar Duo, já se apresentou ao lado de reverenciados músicos de jazz como Yo Yo Ma, Paquito D’Rivera e Jovino Santos Neto (ex-banda de Hermeto Pascoal)

Irlam Rocha

Posts recentes

Opinião: Chico, gênio da raça

Desde que surgiu no cenário da Música Popular Brasileira (MPB), em 1966, ao vencer o…

5 meses atrás

Tim Maia será o grande homenageado do 31º Prêmio da Música Brasileira

O mais importante evento do gênero, no universo artístico nacional, o Prêmio da Música Brasileira…

6 meses atrás

Tom Zé ganha homenagem em show no Rio de Janeiro

Dono de uma das belas vozes da nova geração entre cantores da da MPB, o…

9 meses atrás

Brasília boa de dançar: as boates que marcaram a história da capital

https://www.youtube.com/watch?v=26Dqc_ZLuXM

10 meses atrás