A defesa dos povos indígenas que tem mobilizado a sociedade como um todo, será focalizada hoje (9/8), às 17h, na live Maracá — Emergência Indígena, protagonizado por três nomes icônicos da música popular brasileira: Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Bethânia. O evento conta também com a participação do compositor norte-americano Philip Glass e da atriz Camila Pitanga. Em meio à live que fez na sexta-feira, Caetano colocou em destaque essa questão.
Eles terão a companhia de algumas lideranças indígenas, entre as quais Cacique Raoni (hoje uma personalidade internacional), Sônia Guajajara e Kretã Koingang. Os recursos obtidos pela live serão utilizados no enfrentamento dos impactos causados pela covid-19 sobre as comunidades indígenas. A live poderá ser acompanhada pelas redes da Apib — @apiboficial.
Várias instituições e organizações sociais brasileiras têm cobrado de órgão públicos políticas específicas eficazes para públicos para a proteção dos povos indígenas contra o novo coronavírus. E fez isso chegar à Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as muitas perdas das nações indígenas estão as de duas duas importantes lideranças: Paulinho Paiakan (Caiapó), morto em 17 de junho; e Aritana (Yawalapiti), que faleceu no último dia 5 — ambos vítimas da epidemia.