wandavision-episode-9-finale-paul-bettany-elizabeth-olsen-marvel Crédito: Marvel Studios/Divulgação

WandaVision: O que a série deixa de legado no Universo Marvel

Publicado em Séries

A inserção da magia, protagonismo da Feiticeira Escarlate, outras realidades e a possibilidade de novos vilões estão entre as portas abertas pelo primeiro seriado da Marvel na Disney+

Por Pedro Ibarra*

A muito comentada e recordista de espectadores WandaVision chegou ao fim. A série apresentou o nono e último episódio no Disney+ na última sexta-feira (5/3), e deu o primeiro passo para o que pode vir a ser o novo Universo Cinematográfico Marvel (MCU, sigla de Marvel Cinematic Universe), agora também no streaming.

O seriado deixou pontas soltas e abriu portas. Desde prévias claras de Capitã Marvel 2 e Invasão secreta ambas na mesma cena pós-crédito até o futuro de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany). Além disso, a série apontou pistas das próximas ameaças do MCU.

É importante lembrar que WandaVision, originalmente, não era para abrir a nova fase da Marvel e sim ser mais uma das produções de 2021 do estúdio. Contudo, com os atrasos devido à pandemia do novo coronavírus, a série (que está mais para minissérie) teve a difícil missão de iniciar os trabalhos do que será o reinício do MCU sem Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Capitão América (Chris Evans).

O Próximo Capítulo separou algumas das principais teorias de como WandaVision pode ser importante no futuro do MCU. O conteúdo abaixo contém spoilers dos acontecimentos finais da produção televisiva.

Feiticeira Escarlate como protagonista

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Com praticamente todos os principais Vingadores saindo dos holofotes, alguns personagens terão que assumir a responsabilidade de liderar o Universo nas próximas fases.

As escolhas óbvias eram Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Capitã Marvel (Brie Larson), Homem-Aranha (Tom Holland) e Pantera Negra (ainda sem ator definido após a morte de Chadwick Boseman). Porém, Wanda Maximoff pode ser uma peça chave para o desenvolvimento da nova Marvel dos cinemas e das séries.

O ponto principal é o poder que ela tem. Agora Feiticeira Escarlate, a heroína é uma das mais poderosas do MCU. O controle e o descontrole desses poderes podem ter consequências no Universo e colocá-la como peça central de enredos, principalmente os que envolverem magia. Sabendo que ela está no próximo filme do Doutor Estranho, pode-se aguardar muito do que a personagem pode representar na história.

Ainda dentro da magia do caos, recém apresentada em WandaVision, ela também deu o primeiro gosto de uma realidade paralela, de um outro universo. Ou seja, Wanda, agora que tem mais entendimento sobre magia e das próprias habilidades, aumentam as esperanças do público de uma apresentação propriamente dita do multiverso da Marvel, que será amplamente explorado nas próximas fases dos cinemas e séries.

Visão e os personagens reaproveitáveis

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Por mais que tenha sido central em Vingadores: A era de Ultron, Visão sempre foi um personagem coadjuvante no MCU. Tratado puramente como o portador da joia da mente em alguns momentos, o sintozóide recebeu a oportunidade de um reinício após WandaVision.

Com todas as memórias e o corpo reativado no último episódio do seriado, ele pode ser parte de um novo grupo dos Vingadores, receber mais tempo de tela e até reatar o romance com Wanda Maximoff.

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Outra personagem que será importante para o futuro da Marvel é Agatha Harkness. Com a introdução da magia, ela pode sair do papel de vilã que assumiu em WandaVision e passar a trabalhar como mentora, como uma personagem que ajuda e ensina, principalmente Wanda, mas que terá importância no futuro mágico da Marvel. Afinal, caso a Feiticeira precise dela, é só buscá-la em Westview.

Darcy Lewis (Kat Dennings), que estava na geladeira da Marvel desde Thor: O mundo sombrio, voltou em WandaVision. A personagem, antes estagiária, agora é uma astrofísica renomada e pode ser uma pessoa envolvida em estudos do multiverso no MCU. Sem contar que o carisma da atriz Kat Dennings deve ser bem aproveitado. Assim como na franquia Thor, no seriado ela funciona muito como alívio cômico.

Jimmy Woo (Randall Park) pode ser mais um personagem utilizado no núcleo “não superpoderoso” da Marvel. O policial do FBI, que já teve de lidar com a fuga de Scott Lang (Paul Rudd) em Homem-Formiga e Vespa, viveu a realidade do Hex e pode se tornar numa peça fundamental para o desenvolvimento da S.W.O.R.D, nos cinemas, assim como foi o Agente Coulson (Clark Gregg) na formação da S.H.I.E.L.D. nas primeiras fases do MCU. Além disso, Randall Park tem um grande potencial cômico e funciona muito bem na dinâmica de coadjuvante, o que pesa para continuidade do trabalho do ator junto ao estúdio.

Darkhold e os novos vilões da Marvel

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Uma das peças reintroduzidas ao MCU foi o livro de magia Darkhold, um artefato antigo que contém conhecimento sobre magias poderosas e que se cair em mãos erradas pode ser muito problemático. Ele já havia aparecido nos seriado Agents of S.H.I.E.L.D. e Os fugitivos. Atualmente, ele está com Wanda, e pode ser o início da introdução de novos vilões importantes para o universo: os demônios.

O primeiro e que está mais a ponto de ser apresentado é Chthon. Também conhecido como Deus do Caos, ele é responsável, nos quadrinhos, pela criação da magia do caos. Nas HQs, ele possui Wanda e Pietro por meio do livro e tem um arco muito destrutivo com o poder dos gêmeos. A magia do caos é o foco principal do vilão e a forma pela qual ele é invocado.

Com a confirmação da Feiticeira Escarlate em Doutor Estranho no multiverso da loucura, Chthon deve ser apresentado como vilão. O processo do novo longa do mago supremo deve girar em torno do Darkhold e das dimensões sombrias. A utilização do multiverso será importante para resolver o filme, que provavelmente terá a possessão da Feiticeira por Chthon, e deve tocar a magia do caos.

Por fim, com as vozes de Tommy e Billy sussurrando no ouvido de Wanda, na segunda cena pós-créditos, mais uma vez há espaço para teoria de uma provável aparição de Mephisto. Nos quadrinhos, os dois filhos de Maximoff e Visão são partes da alma do demônio, e o fato da abertura para que ele seja apresentado.

Outra possibilidade é do demônio ser trabalhado lentamente, como foi Thanos, para se tornar um vilão maior da nova fase da Marvel. Afinal, nos quadrinhos ele também enfrenta Doutor Estranho e Homem-Aranha que serão mais importantes no MCU daqui em diante.

Monica Rambeau, Capitã Marvel 2 e Invasão secreta

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

A primeira cena pós-créditos de WandaVision tocou no tema dos Skrulls, a raça alienígena de transmorfos que chegou na Terra nos anos 1990 e foi apresentada no filme da Capitã Marvel. Monica Rambeau é chamada para uma missão “lá em cima”, o que abre precedente para duas produções: Capitã Marvel 2 e Invasão secreta.

Durante o seriado, Monica apresenta certo desconforto ao falar de Carol Danvers. Não se sabe o problema que as duas tiveram, mas provavelmente as personagens entrarão em embate. Já está confirmado que Rambeau estará em Capitã Marvel 2 e que provavelmente os Skrulls retornarão no longa. Portanto, a missão pode ter a ver com o filme, que tem estreia prevista para novembro de 2022.

Sem previsão de estreia, a série Invasão secreta será protagonizada pelo Nick Fury, de Samuel L.Jackson, e por Talos, Skrull interpretado por Ben Mendelsohn. Na narrativa, a adaptação de um dos arcos mais importantes dos quadrinhos, em que se descobre que Skrulls do mal estão infiltrados em todo o mundo e muitos em posições de poder.

Vale lembrar, que na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de casa é apresentado que Nick Fury e Maria Hill (Colbie Smulders), na verdade eram Skrulls durante todo o último filme do cabeça de teia e Nick Fury estava tirando férias no complexo Skrull fora da Terra. Ou seja, a missão “lá em cima” também pode ser um chamado de Nick Fury.

Um futuro a longo prazo

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

A apresentação de Tommy e Billy, os filhos superpoderosos de Wanda e Visão, não foi em vão. Os dois personagens devem voltar em algum outro momento do MCU. O que fica cada vez mais claro que o estúdio está trabalhando a ideia de uma produção dos Jovens Vingadores.

O grupo foi criado na era moderna das HQs da Marvel. Ele é formado por Billy e Tommy, sob os nomes Wiccano e Célere, Hulkling, Gaviã Arqueira, Estatura, Miss America, Patriota e Rapaz de Ferro.

Além dos gêmeos já mostrados no seriado, Gaviã Arqueira será apresentada em uma série própria; Estatura aparecerá em Homem-Formiga: Quantumania; e America Chavez, conhecida como Miss America, será introduzida ao MCU em Doutor Estranho no multiverso da loucura.

Com outros personagens jovens como a Iron Heart e a Miss Marvel com séries já em desenvolvimento, não é de se jogar fora a possibilidade de um filme ou série do supergrupo dos heróis jovens mais poderosos da Terra e, consequentemente, personagens que a Marvel poderá trabalhar ainda muito no futuro.