WandaVision se encaminha para confrontos e apresenta personagem surpresa no episódio 5

Compartilhe

Em um dos episódios mais surpreendentes, WandaVision inicia conflitos, responde algumas dúvidas e abre portas para o futuro da Marvel

Por Pedro Ibarra

Aos poucos WandaVision se encaminha para a reta final. A série do Disney Plus começou, desde o quarto episódio, o processo de dar respostas sobre a trama, ao mesmo tempo que estabelece novas perguntas que devem ser respondidas até o fim da temporada. No capítulo 5, intitulado Um episódio muito especial…, o mais recente exibido no streaming, contou com uma revelações mais importantes para o desenvolvimento da série.

O episódio foi o primeiro a dar importância igual para os dois núcleos que compõem a série: o domo criado por Wanda (Elizabeth Olsen) e área externa dele. O episódio apresenta também como a protagonista foi capaz de colocar Visão (Paul Bettany) dentro da realidade de sitcom, ou pelo menos o que a S.W.O.R.D sabe sobre o fato.

Visão, como adiantado nas teorias do quarto capítulo, adota o papel de principal questionador da vida cômica que os personagens estão atuando dentro do “Hex”, nome dado por Darcy Lewis (Kat Dennings) à realidade. O robô entende, pela primeira vez, que todas as pessoas que vivem em Westview são como reféns da Feiticeira Escarlate, e passa a entrar em conflito com a amada para entender o que está acontecendo. Porém, Wanda também não tem tantas recordações de como tudo começou.

Crédito: Chuck Zlotnick/Divulgação

No núcleo externo, Mônica Rambeau (Teyonah Parris) assume o protagonismo junto a Darcy e Jimmy Woo (Randall Park), onde muitas situações ainda parecem ocultas. Não se sabe exatamente o que é verdade e o que é mentira sobre o fenômeno que está acontecendo em Westview. E o trio começa a questionar o diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg), líder da S.W.O.R.D que parece esconder informações cruciais.

Contudo, o ápice do capítulo está nos minutos finais, com a aparição de Pietro, mas na pele de Evan Peters, que vive Mercúrio nos filmes do universo X-Men, personagem que se mostra fora do controle de Wanda e que ainda não teve tempo suficiente de tela para mostrar a que veio. Assim que ele aparece, Darcy pergunta “eles reescalaram o Pietro?” Num mesmo questionamento feito pelos espectadores da série. Pietro, com certeza, é o grande elemento que pode explicar por que todos estão ali. A cena final faz jus ao nome do episódio.

No mais é importante colocar que o quinto episódio apresenta que WandaVision é uma das produções mais originais e arrojadas da Marvel. A série tem o potencial de abrir portas importantes no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), e se desenvolver como o início de uma nova jornada dos heróis da Marvel.

Teorias sobre Em um episódio muito especial…

Pietro/Mercúrio

Crédito: Disney Plus/Divulgação

As principais teorias giram em torno do grande acontecimento final. Quem é o Mercúrio de Evan Peters? A princípio é apenas uma “reescalação” do herói. Mas a escolha de um ator que já viveu o personagem em outro universo muito provavelmente não foi em vão. Portanto, a primeira teoria é a do multiverso. Pietro seria o mesmo que viveu no universo X-Men, mas estaria de alguma forma enfeitiçado para viver neste mundo de Wanda. Isso iniciaria o caminho para uma união do MCU com o a saga X-Men — antes da Fox, mas agora sob o domínio da Marvel por meio da Disney.

Outra teoria está no fato do novo personagem ter aparecido na década de 1980. O Mercúrio de Evan Peters foi apresentado em X-Men: Dias de um futuro esquecido como um jovem dos anos 1980. Então, assim como as roupas dos personagens, Pietro teria ganhado uma nova “roupagem”, condizente com a década que apareceu. Com isso, se fosse aparecer fora do domo seria interpretado por Aaron Taylor-Johnson. O problema seria em explicar como o personagem foi ressuscitado.

Por fim, uma das mais populares é de que o Mercúrio seria uma representação ou um enviado de Mephisto no universo criado pela Feiticeira Escarlate. O fato de Wanda não controlar o personagem dá credibilidade a teoria. Uma força maior, no caso o demônio da Marvel, teria o enviado no momento de maior tensão entre o casal de protagonistas da “sitcom”. Ele seria uma nova questão que tiraria o foco dos dois de descobrirem como vieram parar ali. Ele teria retirado o visual ou o personagem do outro universo. Afinal como disse Wanda Maximoff durante o capítulo: “Não se pode ressuscitar seres vivos”.

Agatha Harkness

Crédito: Chuck Zlotnick/Divulgação

Uma das primeiras teorias que rondam WandaVision é a de que Agnes, na verdade, é a feiticeira Agatha Harkness. No quinto episódio mais um acontecimento aproximou a história de Agnes com a bruxa: a morte do cachorro Faísca, cão da família de Wanda e Visão. Em Visão – Pouco pior que um homem, roteirizado por Tom King e desenhado por Gabriel Hernandez Walta, é apresentada a planta Floreterna do Monte Wundagore, flor capaz de mostrar o futuro caso seja ingerida por um animal e depois retirada de dentro do bicho por meio de um assassinato e engolida por um ser humano. A única pessoa que faz isso nas HQs: Agatha Harkness.

Traçando um paralelo com a série, o Faísca morre pois supostamente comeu muitas azaleias de Agnes. Ele não é mais visto e sim fica enrolado em um pano no colo da vizinha da família protagonista. O que levanta a possibilidade dela ter, na verdade, feito ritual para ver o futuro, assim como Agatha fez nos quadrinhos de King e Walta.

Quarteto Fantástico

Crédito: Chuck Zlotnick/Divulgação

Pequenas falas de membros da S.W.O.R.D e de Mônica Rambeau podem ser dicas para uma apresentação importante para o Universo Marvel: a chegada de Reed Richards, mais conhecido como Doutor Fantástico. Assim como Rambeau, Richards é um astronauta e nada impede dos dois se conhecerem, mas o que aproxima os dois é um momento em que Mônica, Darcy e Jimmy estão bolando um plano mirabolante para invadir o Hex e a agente fala que um amigo dela pode ajudar.

O que corrobora com a teoria é uma menção de Tyler Hayward a um problema com um grupo de astronautas no episódio quatro. O fato pode ter sido o acidente que levou Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm e Ben Grimm a ganharem os poderes que os transformam no Quarteto Fantástico. O grupo de super-heróis já tem filme programado no MCU, anunciado no Disney Investors Day. Eles são alguns dos personagens mais importantes nos quadrinhos e podem facilmente ser a cara da nova Marvel nos cinemas.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

2 horas atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

3 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

6 dias atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

7 dias atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

1 semana atrás