Em um dos episódios mais surpreendentes, WandaVision inicia conflitos, responde algumas dúvidas e abre portas para o futuro da Marvel
Por Pedro Ibarra
Aos poucos WandaVision se encaminha para a reta final. A série do Disney Plus começou, desde o quarto episódio, o processo de dar respostas sobre a trama, ao mesmo tempo que estabelece novas perguntas que devem ser respondidas até o fim da temporada. No capítulo 5, intitulado Um episódio muito especial…, o mais recente exibido no streaming, contou com uma revelações mais importantes para o desenvolvimento da série.
O episódio foi o primeiro a dar importância igual para os dois núcleos que compõem a série: o domo criado por Wanda (Elizabeth Olsen) e área externa dele. O episódio apresenta também como a protagonista foi capaz de colocar Visão (Paul Bettany) dentro da realidade de sitcom, ou pelo menos o que a S.W.O.R.D sabe sobre o fato.
Visão, como adiantado nas teorias do quarto capítulo, adota o papel de principal questionador da vida cômica que os personagens estão atuando dentro do “Hex”, nome dado por Darcy Lewis (Kat Dennings) à realidade. O robô entende, pela primeira vez, que todas as pessoas que vivem em Westview são como reféns da Feiticeira Escarlate, e passa a entrar em conflito com a amada para entender o que está acontecendo. Porém, Wanda também não tem tantas recordações de como tudo começou.
No núcleo externo, Mônica Rambeau (Teyonah Parris) assume o protagonismo junto a Darcy e Jimmy Woo (Randall Park), onde muitas situações ainda parecem ocultas. Não se sabe exatamente o que é verdade e o que é mentira sobre o fenômeno que está acontecendo em Westview. E o trio começa a questionar o diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg), líder da S.W.O.R.D que parece esconder informações cruciais.
Contudo, o ápice do capítulo está nos minutos finais, com a aparição de Pietro, mas na pele de Evan Peters, que vive Mercúrio nos filmes do universo X-Men, personagem que se mostra fora do controle de Wanda e que ainda não teve tempo suficiente de tela para mostrar a que veio. Assim que ele aparece, Darcy pergunta “eles reescalaram o Pietro?” Num mesmo questionamento feito pelos espectadores da série. Pietro, com certeza, é o grande elemento que pode explicar por que todos estão ali. A cena final faz jus ao nome do episódio.
No mais é importante colocar que o quinto episódio apresenta que WandaVision é uma das produções mais originais e arrojadas da Marvel. A série tem o potencial de abrir portas importantes no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), e se desenvolver como o início de uma nova jornada dos heróis da Marvel.
Teorias sobre Em um episódio muito especial…
Pietro/Mercúrio
As principais teorias giram em torno do grande acontecimento final. Quem é o Mercúrio de Evan Peters? A princípio é apenas uma “reescalação” do herói. Mas a escolha de um ator que já viveu o personagem em outro universo muito provavelmente não foi em vão. Portanto, a primeira teoria é a do multiverso. Pietro seria o mesmo que viveu no universo X-Men, mas estaria de alguma forma enfeitiçado para viver neste mundo de Wanda. Isso iniciaria o caminho para uma união do MCU com o a saga X-Men — antes da Fox, mas agora sob o domínio da Marvel por meio da Disney.
Outra teoria está no fato do novo personagem ter aparecido na década de 1980. O Mercúrio de Evan Peters foi apresentado em X-Men: Dias de um futuro esquecido como um jovem dos anos 1980. Então, assim como as roupas dos personagens, Pietro teria ganhado uma nova “roupagem”, condizente com a década que apareceu. Com isso, se fosse aparecer fora do domo seria interpretado por Aaron Taylor-Johnson. O problema seria em explicar como o personagem foi ressuscitado.
Por fim, uma das mais populares é de que o Mercúrio seria uma representação ou um enviado de Mephisto no universo criado pela Feiticeira Escarlate. O fato de Wanda não controlar o personagem dá credibilidade a teoria. Uma força maior, no caso o demônio da Marvel, teria o enviado no momento de maior tensão entre o casal de protagonistas da “sitcom”. Ele seria uma nova questão que tiraria o foco dos dois de descobrirem como vieram parar ali. Ele teria retirado o visual ou o personagem do outro universo. Afinal como disse Wanda Maximoff durante o capítulo: “Não se pode ressuscitar seres vivos”.
Agatha Harkness
Uma das primeiras teorias que rondam WandaVision é a de que Agnes, na verdade, é a feiticeira Agatha Harkness. No quinto episódio mais um acontecimento aproximou a história de Agnes com a bruxa: a morte do cachorro Faísca, cão da família de Wanda e Visão. Em Visão – Pouco pior que um homem, roteirizado por Tom King e desenhado por Gabriel Hernandez Walta, é apresentada a planta Floreterna do Monte Wundagore, flor capaz de mostrar o futuro caso seja ingerida por um animal e depois retirada de dentro do bicho por meio de um assassinato e engolida por um ser humano. A única pessoa que faz isso nas HQs: Agatha Harkness.
Traçando um paralelo com a série, o Faísca morre pois supostamente comeu muitas azaleias de Agnes. Ele não é mais visto e sim fica enrolado em um pano no colo da vizinha da família protagonista. O que levanta a possibilidade dela ter, na verdade, feito ritual para ver o futuro, assim como Agatha fez nos quadrinhos de King e Walta.
Quarteto Fantástico
Pequenas falas de membros da S.W.O.R.D e de Mônica Rambeau podem ser dicas para uma apresentação importante para o Universo Marvel: a chegada de Reed Richards, mais conhecido como Doutor Fantástico. Assim como Rambeau, Richards é um astronauta e nada impede dos dois se conhecerem, mas o que aproxima os dois é um momento em que Mônica, Darcy e Jimmy estão bolando um plano mirabolante para invadir o Hex e a agente fala que um amigo dela pode ajudar.
O que corrobora com a teoria é uma menção de Tyler Hayward a um problema com um grupo de astronautas no episódio quatro. O fato pode ter sido o acidente que levou Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm e Ben Grimm a ganharem os poderes que os transformam no Quarteto Fantástico. O grupo de super-heróis já tem filme programado no MCU, anunciado no Disney Investors Day. Eles são alguns dos personagens mais importantes nos quadrinhos e podem facilmente ser a cara da nova Marvel nos cinemas.