voldemort a origem dos herdeiros Crédito: Voldemort: A origem do herdeiro

Vale a pena assistir ao filme Voldemort: A origem do herdeiro?

Publicado em Filmes

Longa-metragem de 52 minutos foi divulgado no YouTube em 13 de janeiro e já se tornou na produção mais assistida da plataforma

O universo de Harry Potter criado por J.K. Rowling faz parte do imaginário de muita gente, que cresceu lendo os livros e depois assistindo as adaptações cinematográficas. O amor pela franquia fez com que um grupo de fãs criasse um filme para contar um pouco da história de um dos personagens emblemáticos de HP, o vilão Voldemort.

Assim surgiu Voldemort: A origem do herdeiro, que está disponível gratuitamente no YouTube, com opção de legenda em diferentes línguas. Apesar de ser falado em inglês, o filme é uma produção italiana que tem Gianmaria Pezzato, como o grande nome por trás do longa. Ele foi responsável pelo roteiro, direção e edição. E vale ressaltar que, apesar de ter recebido autorização da Warner Bros., a filmagem foi totalmente feita pelo fãs e a história também tem suas liberdades em relação à obra de J.K. Rowling.

Com apenas 52 minutos (poderia ter muito mais!), Voldemort: A origem do herdeiro se passa após Animais fantásticos e onde habitam e antes dos longas de Harry Potter. O filme gira em torno de quatros bruxos, que estudam em Hogwarts e guardam um segredo em comum: são os herdeiros dos fundadores das casas da escola de magia. São eles, Tom Riddle (Sonserina), Grisha McLaggen (Grifinória), Wiglaf Sigurdsson (Corvinal) e Lazarus Smith (Lufa-Lufa).

Crédito: Voldemort: A origem do herdeiro/Divulgação
Crédito: Voldemort: A origem do herdeiro/Divulgação

Apesar da boa amizade entre Grisha, Wiglaf e Lazarus, Tom tem uma certa rivalidade com o grupo. Tudo porque ele se considera o melhor bruxo em Hogwarts e também pelo triângulo amoroso que acaba envolvido com Grisha e Lazarus. Mas por que essa história é importante para o enredo de Tom Riddle? Porque é a partir desse contexto que o filme revela um pouco do passado do bruxo e de onde vieram suas ideias de horcruxes.

O filme intercala duas realidades temporais. O passado do quarteto em Hogwarts e a chegada de Grisha a um base de aurores soviéticos, onde ela procura pelo diário de Tom Riddle. Ao ser capturada, ela precisa explicar o motivo de estar procurando o objetivo e é, a partir daí, que o espectador é apresentado a parte da história de Tom Riddle passando por Hogwarts, o emprego na Borgin & Burkes e no momento em que se torna Voldemort.

Vale a pena assistir a Voldemort: A origem dos herdeiros?

Não dá para dizer que Voldemort: A origem dos herdeiros é um filme sensacional. Mas é, sem dúvidas, um grande agrado aos pottermaníacos, além de ser um potencial para que a Warner Bros. e a própria J.K. Rowling pensem em explorar futuramente a história de Tom Riddle.

Visualmente, o filme não perde em nada para produções hollywoodianas. Os efeitos visuais e a imagem são extremamente bem feitos. Em relação às atuações, alguns atores poderiam estar melhores, mas nada que afete o desenrolar da produção. A escolha por close nos olhos dos atores também parecesse excessiva e sem grandes motivos.

A história em si é bem interessante. Ela poderia ter se esticado e sido ainda mais explorada, ou ganhando mais minutos, ou quem sabe se tornando em uma websérie. Para um fã de Harry Potter, é bem legal rever esse personagem e abordar a temática das horcruxes, algo crucial no enredo de HP.

O longa ainda faz menções a grandes nomes do universo, como Dumbledore e Grindelwald, e também explora muito bem um enredo que está nos livros: a morte de Hepzibah Smith, que garantiu a Voldemort algumas horcruxes.

Ficou curioso? Assista abaixo! Já viu? Deixa sua opinião nos comentários!