Vale tudo passava o Brasil a limpo e continua atual
vale_tudo1 Vale tudo passava o Brasil a limpo e continua atual Vale tudo passava o Brasil a limpo e continua atual

Vai perder? Viva começa a reprisar Vale tudo!

Publicado em Novela

Novela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, Vale tudo tem a segunda reprise no Viva, a partir desta segunda. É hora de rever Heleninha, Raquel, Maria de Fátima e Odete Roitman, entre outros personagens inesquecíveis!

A partir desta segunda-feira (18/6), noveleiro que é noveleiro tem compromisso marcado com o canal Viva. A emissora de TV por assinatura começa a reprisar o clássico Vale tudo. A novela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva passava o Brasil a limpo e, mesmo escrita em 1988, é assustadoramente atual.

Relembre os principais personagens de Vale tudo!

Regina Duarte, Glória Pires, Reginaldo Farias e Cássia Kiss em Vale Tudo
Glória Pires e Regina Duarte eram filha e mãe, enquanto Reginaldo Farias e Cássia Kiss, casados

A trama girava em torno da batalhadora Raquel (Regina Duarte), que vendia sanduíche natural na praia para tentar dar uma vida confortável à filha Maria de Fátima (Glória Pires). Mas Maria de Fátima é uma das grandes vilãs da trama. A arma dela é a ambição e a certeza de que vale qualquer coisa para se dar bem, principal premissa da novela. Os embates entre mãe e filha renderam cenas antológicas à televisão.

Paralelamente à trama de Raquel havia o núcleo da família Roitman. Ali, pelo menos duas personagens se destacavam: Odete (Beatriz Segall) e a filha, Heleninha (Renata Sorrah).

Odete era uma empresária sem nenhum escrúpulos (lembra que esse é o tema de Vale tudo?). Morando há anos em Paris, ela volta ao Brasil e fala atrocidades do país, comparando as duas realidades. Odete não mede esforços para conseguir o que quer e passa por cima de quem for para se dar bem, especialmente do comparsa Marco Aurélio (Reginaldo Faria). A ambição de Odete a leva à morte, num dos maiores “quem matou?” da história da televisão brasileira.

Já Heleninha Roitman é até hoje um dos melhores papéis da atriz Renata Sorrah na telinha. Odiada pela mãe, separada do marido, Ivan (Antônio Fagundes) que se apaixona por Raquel, Heleninha se entrega ao alcoolismo. Conduzida com delicadeza, a trama de Heleninha despertou o país para essa doença e ainda rendeu cenas divertidíssimas, como a que a artista plástica dança o Mambo nº 5 em plena boate completamente alcoolizada.

Outro personagem inesquecível de Vale tudo é Reginaldo. Vai dizer que dá para esquecer o empresário fugindo do Brasil num jatinho ao lado da esposa Leila (Cássia Kiss) e dando uma banana para o país? Assim como não dá para esquecer a pungente versão da música Brasil (Cazuza) na voz de Gal Costa; o casal Afonso (Cassio Gabus Mendes) e Solange (Lidia Brondi) ー os atores se casaram na vida real e ela, atriz promissora, abandonou a carreira; e coadjuvantes como Leila, Celina (Nathalia Timberg), o sedutor vilão César (Carlos Alberto Riccelli), Aldeíde (Lília Cabral), e o casal lésbico Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska).

Por esses e tantos outros motivos é que Vale tudo merece sempre ser revista. O Viva exibe a novela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva de segunda a sexta, às 15h30 e à 0h30. Imperdível!