Terra nostra traz o casal Matteo e Giuliana de volta a partir desta quinta-feira, no canal Viva. Qual era seu personagem preferido na trama de Benedito Ruy Barbosa?
Preparem os lenços e a bóia salva-vidas para não se afogar nas lágrimas (haja lágrimas!) de Giuliana, mocinha vivida por Ana Paula Arósio em Terra nostra. O canal Viva começa a reprisar a novela de Benedito Ruy Barbosa a partir desta quinta-feira (28/2), às 14h30.
Terra nostra foi exibida em horário nobre pela Globo em 1999. A ação se passa no início do século 20, quando a família da jovem Giuliana (Ana Paula Arósio) vem da Itália para o Brasil. No navio, os pais dela, Giulio (Giafrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), morrem devido à peste. Também é a bordo que ela conhece Matteo (Thiago Lacerda), rapaz solitário por quem se apaixona. Ao desembarcar no Brasil, os dois acabam se perdendo um do outro.
O folhetim é calcado justamente no romance água com açúcar que mais parece um pique-esconde dos dois mocinhos. A vida deles não é nada fácil, é bem sofrida, na verdade. Ela vai morar na mansão de Francesco Maglianno (Raul Cortez), onde descobre que está grávida de Matteo. Para evitar o escândalo, acaba se casando com Marco Antônio (Marcello Antony), filho de Francesco que aceita assumir o filho dela. Mas a criança é roubada dela pela própria sogra, Janete ( ngela Vieira), que não suporta a ideia de ter uma criança italiana em casa.
Já Matteo, vai trabalhar nas fazendas de Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes), onde é explorado. A filha do fazendeiro, Rosana (Carolina Kasting), acaba se apaixonando por Matteo e inventando uma gravidez, fazendo com o que o rapaz se case com ela. Mas o italiano não suporta a falta de Giuliana e parte para São Paulo atrás dela.
Esse é o eixo principal de Terra nostra, que tem outros núcleos mais interessantes, como o romance entre Paola (Maria Fernando Cândido) e Francesco. Nós, do Próximo Capítulo, queremos saber de qual personagem de Terra nostra você mais gostou. Clica aqui e conta pra gente!
De qual personagem de Terra nostra você mais gosta?
Francesco Maglianno (Raul Cortez) – Imigrante italiano estabelecido no Brasil há muitos anos. No início da trama, é ele que dá apoio a Giuliana por ser amigo de longa data dos pais dela, que morrem a caminho do Brasil. Separa-se de Janete ( Ângela Vieira) e se renova ao encontrar o amor de Paola (Maria Fernanda Cândido). A atuação de Raul Cortez foi muito elogiada na novela e ele acabou vencendo o Troféu imprensa de melhor ator do ano.
Giuliana (Ana Paula Arósio) – Uma mocinha clássica, que deve ter chorado em todos os capítulos da novela. Ela tem dois grandes objetivos no Brasil: reencontrar Matteo (Thiago Lacerda), o grande amor da vida dela; e descobrir a identidade e o paradeiro do filho que lhe foi tomado por Janete. Ana Paula Arósio ganhou o Troféu imprensa de melhor atriz de 1999.
Gumercindo (Antonio Fagundes) – O fazendeiro de café se vê sem chão com a abolição da escravatura. Ele acaba encontrando nos imigrantes uma mão-de-obra de qualidade e barata. Matteo vai trabalhar com ele quando chega ao Brasil. Pai de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte), ele cobra de Maria do Socorro (Débora Duarte) um filho homem.
Maria do Socorro (Débora Duarte) – A mulher é submissa ao marido Gumercindo e conquistou o país ao mostrar-se doce mesmo assim. Com o fim da escravidão, ela assume todo o trabalho de casa. O tanto de atenção que tem que dar a Gumercindo faz com que ela se culpe por não cuidar direito de Rosana e Angélica. É humilhada pelo marido por não ter tido um filho homem, mas engravida na segunda metade da trama. Débora foi eleita a melhor atriz coadjuvante pela Associação Paulista de Críticos de Arte naquele ano.
Matteo (Thiago Lacerda) – O herói de Terra nostra vem da Itália para o Brasil sem ter muitos amigos à espera dele. Sonhador, ele quer, de qualquer maneira, reencontrar Giuliana, mas acaba caindo num “golpe da gravidez falsa” de Rosana e se casa com a filha do patrão. Mesmo assim, ele não esquece Giuliana e percorre toda São Paulo atrás dela. Politizado, ele vai se tornar o líder dos imigrantes italianos na luta por melhores condições de trabalho e de vida. Pelo papel, Thiago ganhou o Troféu Imprensa de melhor ator revelação.
Paola (Maria Fernando Cândido) – O amor de Paola e Francesco rompeu barreiras de preconceito e teve a torcida de grande parte do público. Paola, papel que rendeu a Maria Fernanda Cândido o Troféu imprensa de atriz revelação, era apaixonada por Augusto (Gabriel Braga Nunes), de quem vira amante. Mas essa paixão não dura muito tempo e ela acaba se rendendo a Francesco.