BLACK WIDOW

Viúva Negra: O que o longa deixa em aberto no Universo Marvel

Publicado em Filmes

O longa estreou nesta sexta (9/7) e deixou para o público muito mais do que a despedida da amada Viúva Negra

Por Pedro Ibarra*

A personagem Viúva Negra, vivida por Scarlett Johansson, entregou muito aos fãs nesses mais de 10 anos que esteve nos principais filmes do Universo Cinematográfico Marvel. No entanto, a trajetória da heroína chegou ao fim, mas não sem antes deixar pequenas dicas do que pode estar por vir no futuro do MCU. O Próximo Capítulo levantou algumas possibilidades que Viúva Negra traz para as próximas produções do Marvel Studios. (Leia a crítica do filme)

A herdeira da Viúva Negra

O conteúdo a seguir contém spoiler do filme

O Treinador

O longa é recheado de novos personagens, alguns se sobressaem, outros recebem pouco tempo de tela, mas muitos têm potencial para continuidade na Marvel. A começar por Yelena Belova (Florence Pugh), a espiã e irmã postiça de Natasha Romanoff recém libertada do domínio mental. A personagem é extremamente importante nos quadrinhos, tendo feito parte de diversos arcos.

Contudo, um caminho claro tem se mostrado para a personagem, os Thunderbolts. Um supergrupo conhecido nos quadrinhos formado por anti-heróis da Marvel. Alguns dos nomes que já fizeram parte dos Thunderbolts nas HQs são os já apresentados Barão Zemo (Daniel Brühl), Agente Americano (Wyatt Russell), General Ross (William Hurt) e o Vingador Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

No MCU os Thunderbolts devem ter uma formação de personagens já apresentados, mas uma figura é central para formação do grupo, Condessa Valentina Allegra de Fontaine, personagem de Julie Lee-Dreyfus apresentada primeiramente em Falcão e o Soldado Invernal. Ela provavelmente será o elo de união do supergrupo que funciona como um Esquadrão Suicida da Marvel, fazendo missões que são sujas ou perigosas demais para os super-heróis. Ross, agora Secretário, também pode estar envolvido.

Condessa Valentina é, por sinal, peça chave da cena pós-créditos de Viúva Negra. A passagem é no presente, depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato, e ela parece conhecer Yelena já há algum tempo. A missão que a personagem de Dreyfus abre o segundo grande gancho que o longa deixa.

Gaviã Arqueira

Na única cena pós-crédito de Viúva Negra, Condessa Valentina contrata Yelena para matar Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Esse fato provavelmente será um dos motes principais de Gaviã Arqueira, série original da Disney + prevista para 2022. No novo seriado, Barton deve passar o bastão de Arqueiro para Kate Bishop, que assumirá o nome do título da produção.

Yelena provavelmente exercerá um antagonismo inicial, mas servirá para apresentar também o passado de Clint que, assim como o de Natasha Romanoff, foi pouco desenvolvido nos filmes do MCU. O Gavião esteve desde o início muito atrelado à figura da Viúva e algumas perguntas sobre o tempo de criminoso dele ainda não foram respondidas. A personagem de Pugh, já confirmada na produção, terá o papel de retirar essas respostas, mesmo que a força.

Os outros personagens

Mason

Se tem uma coisa que Viúva Negra acertou foi nos novos personagens. Por mais que nem todos tenham um futuro tão brilhante quanto Yelena, alguns ainda podem ter uso. O Treinador, por exemplo, mesmo com um final já resolvido pode ser útil no futuro. O vilão, que de surpresa se mostra vilã interpretada por Olga Kurylenko, já enfrentou nos quadrinhos personagens como o Capitão América. Recentemente nos games, o personagem aparece como um vilão de missões paralelas no novo jogo do Homem-Aranha. Com um novo Capitão e um cabeça de teia ainda com lenha para queimar, O Treinador, ou A Treinadora, pode ter um futuro vilanesco.

Melina (Rachel Weisz) e Alexei (David Harbour) são personagens divertidos também, mas que não tiveram um gancho claro sobre desenvolvimentos futuros. No entanto, os dois encerraram o filme juntos com as Viúvas libertadas e esse grupo pode voltar a ter tempo de tela em algum outro momento do MCU, ainda mais que a Marvel gosta de batalhas grandiosas e elas seriam um grande reforço para os mocinhos em uma luta maior.

Ainda há Mason (O-T Fagbenle), o ajudante de Natasha Romanoff que arranja de tudo para a personagem, uma moradia, um helicóptero e um QuinJet. Ele pode ser reaproveitado como uma espécie Q, conhecido na franquia 007, da Marvel. Ajudando personagens, principalmente os sem super-poderes, com utensílios, transportes e reforços.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader