Versão seriada de 5x comédia traz reflexão sobre a pandemia por meio da comédia

Compartilhe

Primeira série de ficção brasileira da Amazon, 5x comédia estreia nesta sexta-feira (26/3). Próximo Capítulo assistiu aos dois primeiros episódios e te conta o que esperar!

A arte, em geral, sempre absorve os acontecimentos históricos. Então, não seria diferente com a pandemia de covid-19. Desde o início da quarentena, surgiram produções sobre o tema. Cada uma, narrando o assunto de uma perspectiva, mas sempre com o desafio de respeitar uma das maiores tragédias da humanidade.

Esse é o cuidado de 5x comédia, versão seriada da peça de esquetes lançada em 1990 nos teatros criada, agora, para o serviço de streaming da Amazon, o Prime Vídeo. Sob a batuta da diretora e cineasta Monique Gardenberg, a produção apresenta cinco histórias divididas em cinco episódios em que ela imagina circunstâncias diferentes do isolamento social a partir de situações engraçadas e por vezes absurdas que são capazes de causarem uma reflexão no espectador.

Os dois primeiros episódios demonstram isso muito bem. Apesar de serem completamente diferentes, dão a mesma sensação ao final da necessidade de olhar para o outro.

Análise dos primeiros episódios de 5x comédia

Crédito: Amazon Studios/Divulgação

O episódio que abre 5x comédia é protagonizado por Gregório Duvivier e Katiuscia Canoro, que vivem um casal que passa a quarentena com o filho e a mãe de um deles.

Num estado de hipocondria e paranoia, o homem decide se isolar num quarto separado da família, quase num esquema de guerra. Essa decisão faz com que a esposa fique sobrecarregada com as tarefas de casa e o filho e a mãe dele se sintam solitários. O episódio mescla momentos engraçados de neurose, com uma carga dramática na reta final que reafirma a necessidade que cada um tem de estar próximo dos familiares, sendo assim extremamente empático.

O segundo capítulo é daqueles que dão “soco no estômago”. No protagonismo Gabriel Godoy, Rafael Portugal e Samantha Schmütz. Gabriel é o tal investidor do mercado financeiro que vive num prédio de luxo, onde o personagem de Rafael é porteiro. Ele é o marido da personagem de Samantha, que tem vendido máscaras na pandemia para fazer uma renda para a família.

Crédito: Amazon Studios/Divulgação

Se mostrando completamente insensível à situação do funcionário do prédio, o homem vive pedindo favores pessoais ao porteiro, o que expõem o trabalhador ao vírus. O egoísmo do personagem acaba refletindo o que há de pior na pandemia.

Nos dois episódios é preciso destacar as boas atuações do elenco, que sequer atuou junto. Cada um dos atores gravou da própria casa e mesmo assim é como se estivessem no mesmo set de filmagem. O roteiro também foi perspicaz para conduzir a narrativa sem a necessidade de que o elenco estivesse junto, com ligações normais e via vídeo, além de cenas em que os personagens estão separados (para o público) por paredes, mas na verdade estão distante por quilômetros. Vale destacar os trabalhos sempre excepcionais de Duvivier, Katiuscia, Portugal e Samantha.

A trilha sonora da série é outro ponto alto. Estão lá músicas contemporâneas brasileiras que casam muito bem com os episódios e levam essa brasilidade ao conteúdo.

5x comédia é um ótimo pontapé para a lista de séries nacionais de ficção que serão lançadas pelo Amazon Prime Vídeo nos próximos meses.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás