Crédito: Amazon Studios/Divulgação
A arte, em geral, sempre absorve os acontecimentos históricos. Então, não seria diferente com a pandemia de covid-19. Desde o início da quarentena, surgiram produções sobre o tema. Cada uma, narrando o assunto de uma perspectiva, mas sempre com o desafio de respeitar uma das maiores tragédias da humanidade.
Esse é o cuidado de 5x comédia, versão seriada da peça de esquetes lançada em 1990 nos teatros criada, agora, para o serviço de streaming da Amazon, o Prime Vídeo. Sob a batuta da diretora e cineasta Monique Gardenberg, a produção apresenta cinco histórias divididas em cinco episódios em que ela imagina circunstâncias diferentes do isolamento social a partir de situações engraçadas e por vezes absurdas que são capazes de causarem uma reflexão no espectador.
Os dois primeiros episódios demonstram isso muito bem. Apesar de serem completamente diferentes, dão a mesma sensação ao final da necessidade de olhar para o outro.
O episódio que abre 5x comédia é protagonizado por Gregório Duvivier e Katiuscia Canoro, que vivem um casal que passa a quarentena com o filho e a mãe de um deles.
Num estado de hipocondria e paranoia, o homem decide se isolar num quarto separado da família, quase num esquema de guerra. Essa decisão faz com que a esposa fique sobrecarregada com as tarefas de casa e o filho e a mãe dele se sintam solitários. O episódio mescla momentos engraçados de neurose, com uma carga dramática na reta final que reafirma a necessidade que cada um tem de estar próximo dos familiares, sendo assim extremamente empático.
O segundo capítulo é daqueles que dão “soco no estômago”. No protagonismo Gabriel Godoy, Rafael Portugal e Samantha Schmütz. Gabriel é o tal investidor do mercado financeiro que vive num prédio de luxo, onde o personagem de Rafael é porteiro. Ele é o marido da personagem de Samantha, que tem vendido máscaras na pandemia para fazer uma renda para a família.
Se mostrando completamente insensível à situação do funcionário do prédio, o homem vive pedindo favores pessoais ao porteiro, o que expõem o trabalhador ao vírus. O egoísmo do personagem acaba refletindo o que há de pior na pandemia.
Nos dois episódios é preciso destacar as boas atuações do elenco, que sequer atuou junto. Cada um dos atores gravou da própria casa e mesmo assim é como se estivessem no mesmo set de filmagem. O roteiro também foi perspicaz para conduzir a narrativa sem a necessidade de que o elenco estivesse junto, com ligações normais e via vídeo, além de cenas em que os personagens estão separados (para o público) por paredes, mas na verdade estão distante por quilômetros. Vale destacar os trabalhos sempre excepcionais de Duvivier, Katiuscia, Portugal e Samantha.
A trilha sonora da série é outro ponto alto. Estão lá músicas contemporâneas brasileiras que casam muito bem com os episódios e levam essa brasilidade ao conteúdo.
5x comédia é um ótimo pontapé para a lista de séries nacionais de ficção que serão lançadas pelo Amazon Prime Vídeo nos próximos meses.
Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…
Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…
O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…
Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…
Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…
Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…