Mães da televisão
mae_blog Tem mãe de todo tipo na televisão Mães da televisão

Veja a variedade de mães que estão no ar na televisão brasileira!

Publicado em Programas

O Próximo Capítulo entra no clima da semana do Dia das Mães e mostra o quão versáteis e corajosas são as matriarcas da telinha. Confira!

Basta uma rápida olhada pela programação da TV aberta atual para perceber a força das mães na nossa teledramaturgia. Seja em novelas atuais, como Malhação — Toda forma de amar, Verão 90 e Órfãos da terra, seja na reprise de Por amor, elas estão ali, fazendo de tudo pelo que elas julgam ser melhor para os rebentos.

Veja alguns tipos de mães que aparecem nas telinhas!

As superprotetoras

Eliane Giardini como Raina em Órfãos da terra
Eliane Giardini está se especializando em viver mães dramáticas na tevê

Pelo menos três mães atualmente no ar podem ser incluídas nesta categoria, cada uma do seu jeito: a clássica dona Nenê (Marieta Severo) da reprise de A grande família — agora O álbum da grande família; Rania (Eliane Giardini), de Órfãos da terra; e Lidiane (Claudia Raia), de Verão 90.

Dona Nenê não podia deixar que ninguém chegasse perto dos filhos Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Bebel (Guta Stresser). Durante as 14 temporadas do seriado, ela protegeu as crias – já bem crescidas, diga-se — do mundo, impedindo especialmente Tuco de crescer e de tomar decisões importantes.

Mães impulsivas, protetoras e exageradas estão tornando-se especialidade de Eliane Giardini. A personagem dela em Órfãos da terra, Rania, vai pelo mesmo caminho. Daquelas que quer todo mundo embaixo da própria asa, Rania abraça (e sufoca, às vezes) toda a família, formada pelo marido Miguel (Paulo Betti) e pelas filhas Aline (Simone Gutierrez), Zuleika (Emanuelle Araújo) e Camila (Anaju Dorigon).

A ex-vedete Lidiane, de Verão 90, só quer uma coisa: que a filha Manu (Isabelle Drummond) seja o espelho dela, repetindo o caminho da fama. A menina até gosta de ser atriz e aprecia a fama, mas as interferências da mãe a atrapalham.

A jovem

Personagem Rita de Malhação
Rita vai fazer de tudo para reaver a filha, dada para adoção

O grande embate até agora na nova temporada de Malhação, intitulada Toda forma de amar, é entre a jovem Rita (a boa revelação Alanis Guillen) e a médica Lígia (Paloma Duarte). Rita teve uma filha há um ano, mas a criança foi dada para adoção sem que ela soubesse. O pai de Rita mentiu para ela, dizendo que o bebê havia morrido no hospital.

Lígia e o marido Joaquim (Joaquim Lopes) acabaram de conseguir a guarda definitiva da criança. No dia do batizado, Rita invade a igreja e se revela mãe biológica da menina. Agora, ela entrou na Justiça para anular a adoção.

Tanto Lígia como Rita já demonstraram que são verdadeiras leoas quando o assunto é a guarda da criança. Lígia está certa de que tem os direitos, como mãe adotiva, de impedir o contato do bebê com Rita. Por outro lado, a mãe biológica mostrou que é capaz de muita coisa para reverter a situação ー ela já invadiu um hospital e fez um escândalo num orfanato, por exemplo.

A extrema

Regina e Gabriela Duarte em Por amor
Regina e Gabriela Duarte repetiram o parentesco de mãe e filha em Por amor

Um dos maiores sucessos dos últimos 20 anos, a novela Por amor está de volta — para a quarta reprise, a segunda no Vale a pena ver de novo. O folhetim de Manoel Carlos tem no ato extremo de uma mãe o principal mote.

Helena (Regina Duarte) é mãe de Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Elas engravidam ao mesmo tempo dos maridos, Atílio (Antonio Fagundes) e Marcelo (Fábio Assunção), e marcam o nascimento dos filhos para o mesmo dia, na mesma maternidade. O problema é que o bebê de Eduarda não sobrevive ao parto e morre. Sem que ninguém, além do médico César (Marcelo Serrado) saiba, Helena troca os bebês, fazendo com que todos pensem que o dela é que morreu.

A atitude dessa mãe desesperada, justificada — como sugere o título da novela — pelo amor, gerou muita polêmica na primeira exibição da trama, em 1997, e teve repercussão nas reprises de 2002, 2010 e 2017. O principal questionamento era se o ato de Helena poderia ser justificado pelo amor por Eduarda, deixando que o segredo afetasse a vida da própria filha, de Marcelo e de Atílio diretamente.

A vez das comédias

Elas roubam a cena. Essa é a melhor forma de explicar boa parte das mães das séries clássicas de comédia da televisão. Proteção, zelo, amor, carinho e cuidado são apenas algumas das qualidades que essas matriarcas personificam em suas atuações e histórias, até mesmo quando a narrativa é de humor. Já em clima de Dia das Mães, o Correio resolveu lembrar quatro dessas mulheres, que, apesar de serem completamente diferentes e viverem em realidades distintas, têm em comum o fato de serem as mães que todo mundo gostaria de ter!

Rochelle, de Todo mundo odeia o Chris

A clássica sitcom, que até hoje é exibida na tevê brasileira com transmissão pela Record, é uma das produções cômicas que tem uma mãe marcante. Rochelle, vivida pela atriz Tichina Arnold, é o coração da narrativa. Ela é peça fundamental da história que tem como foco o filho dela, o jovem Chris (Tyler James Williams). Além disso, Rochelle personifica a figura da mãe protetora e, ao mesmo tempo, exigente.

Vivian Banks, de Um maluco no pedaço
O seriado estrelado por Will Smith retrata a vida de Will, jovem enviado pela mãe para a casa dos tios Phil e Vivian, em Bel-Air, bairro rico da Califórnia. A figura materna de Will é, então, a da tia Vivian, papel da atriz Janet Hubert-Whitten. Bastante pé no chão, ela é a personagem mais realista da comédia e fica tentando resolver todos os problemas da família. Além de Will, o filho emprestado, ela tem três filhos.

Marge Simpson, de Os Simpsons
A matriarca dos Simpsons, Marge, está há 30 temporadas no ar encantando o público. A personagem é o pilar da família e representa uma mãe bastante cuidadosa para os três filhos Bart, Lisa e Maggie e ainda para o marido Homer. Ela sempre tem um conselho para os pequenos, além de ser um alicerce de amor dos Simpsons.

Mary Cooper, de Sheldon 
A personagem foi conhecida primeiramente em The Big Bang Theory ao ser vivida pela atriz Laurie Metcalf. Porém, com o sucesso de Sheldon (Jim Parsons) na trama, a história da família Cooper ganhou novos capítulos em Young Sheldon tendo Zoe Perry na pele de Mary. Superprotetora, a personagem é o grande elo dos Cooper e a principal apoiadora de Sheldon, que sofre com o fato de ser diferente.