CBNFOT111220180444 Crédito: Warner Channel/Divulgação. Cultura. Cenas do crossover Elseworlds que une elenco das séries The Flash, Arrow e Supergirl.

Tudo junto e misturado nos crossovers da TV

Publicado em Novela, Séries

Dramaturgia televisiva utiliza recurso de unir personagens de diferentes produções para agradar ao público. Conheça os crossovers do momento!

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Um encontro entre Barry Allen, o Flash, Kara Denvers, a Supergirl, e Oliver Queen, o Arqueiro Verde, poderia ser improvável. Mas no mundo dos quadrinhos esse tipo de fenômeno de unir personagens de diferentes núcleos e universos — mais conhecido como crossover — é bastante comum e tem sido transposto também na televisão nas adaptações seriadas de Arrow, The Flash e Supergirl.

No universo das séries de heróis isso se popularizou com a CW, responsável pelas produções televisivas da DC, que fez isso pela primeira vez para promover The Flash após o sucesso de Arrow.

A partir daí, o canal encontrou seu “potinho de ouro” e usou a técnica com frequência para apresentar outras novas séries, como Legend’s of tomorrow e Supergirl — que entrou no catálogo quando outra emissora resolveu cancelar a atração, que foi salva pela CW — ou ainda para agradar ao público, que responde com ótima audiência a mistura dos núcleos e universos.

Neste domingo, a partir das 22h50, a Warner Channel exibe o mais novo crossover das séries de heróis do chamado Arrowverso, o multiverso que reúne Flash e Arrow numa mesma Terra, porém em cidades diferentes, e tem a Supergirl em outra Terra. Todos coexistindo na mesma realidade.

Crossover de heróis

Sob o título de Elseworlds, a história tem início no episódio 9 de The Flash e segue depois para Arrow, às 23h40, e Supergirl, à 0h30. A produção foi exibida nos dias 9, 10 e 11 de dezembro nos Estados Unidos.

Ao melhor estilo aos filmes Se eu fosse você e Sexta-feira muito louca, a produção mostra Barry Allen (Grant Gustin) e Oliver Queen (Stephen Amell) trocando de identidade — logo, Grant passa a interpretar Oliver, enquanto Stephen dá vida a Barry. Quando a dupla percebe que mudou de corpo, parte para descobrir o que pode ter causado a situação.

Crédito: Warner Channel/Divulgação

Sem conseguir ajuda das próprias equipes, que não percebem a mudança, eles buscam por Kara Danvers. Os três, então, seguem para Smallville na Terra 38, onde conhecem Clark Kent (Tyler Hoechlin), o Superman, e a repórter Lois Lane (Elizabeth Tulloch). Lá eles descobrem uma pista sobre toda o troca-troca de corpos e seguem para Gotham City (a cidade clássica de Batman) em busca de John Deegan (Jeremy Davies), o médico de um hospital psiquiátrico que pode ser o responsável do fato.

Durante essa busca, o trio conhece a misteriosa Kate Kane (Ruby Rose), que os leva até Arkham Asylum, o asilo em que Deegan trabalha. Kane é, na verdade, a Batwoman, mais uma personagem do universo da DC que será apresentada na tevê. Se a personagem se sair bem, deve ganhar uma série própria.

As novelas também têm vez!

Embora o crossover seja um recurso muito mais comum em séries, vira e mexe as novelas também se valem da citação de uma trama na outra. Quando isso acontece, geralmente o resultado é bem divertido para o público e acaba virando um sucesso de crítica.

É o que pode ser visto atualmente em O sétimo guardião, novela das 21h da Globo na qual o autor Aguinaldo Silva faz algumas referências a folhetins escritos por ele mesmo. A ação de O sétimo guardião se passa em Serro Azul, cidadezinha vizinha a Tubiacanga e a Greenville, palcos de Fera ferida (1994) e A Indomada (1997), respectivamente. A experiência fica ainda mais divertida porque A Indomada está sendo reprisada no Viva.

Crédito: Globo/Cesar Alves. Paulo Betti volta a viver Ypiranga Pitiguary depois de 21 anos da estreia, em A Indomada

É de Greenville que vêm dois personagens que se repetem em O sétimo guardião: Ypiranga Pitiguary (Paulo Betti) e Scarlet Mackenzie Pitiguary (Luiza Tomé), prefeito e primeira-dama de Greenville na época de A Indomada. O agora ex-prefeito chega a Serro Azul para “dar conselhos” sobre política ao prefeito de Serro Azul, Eurico (Dan Stulbach), e para vistoriar a casa de Valentina (Lília Cabral). Mas ele acaba ficando em Serro Azul e terá importância na trama ao se juntar a Valentina na missão de levar uma antena de celular à cidade. Os trejeitos e as expressões em inglês característicos de Ypiranga estão intocáveis.

Assim como intocável está a beleza e a preocupação em não envelhecer de Scarlet. Será essa a tônica da personagem, que, assim como a primeira-dama de Serro Azul, Marilda (Letícia Spiller), tem obsessão pela beleza eterna encontrada na fonte de água guardada pelos tais sete guardiões.

Citações

Ainda que não sejam exatamente um crossover, as citações a outras novelas recheiam O sétimo guardião. É caso da chegada de Valentina a Serro Azul, uma homenagem à volta de Tieta a Santana do Agreste; do hospital para onde é levado Gabriel (Bruno Gagliasso), que fica em Tubiacanga; das empregadas de Valentina, que vêm da mesma cidade; e do nome da escola Municipal Maria Altiva Pedreira de Mendonça, o mesmo da vilã vivida por Eva Wilma em A Indomada.