todxs nós Crédito: HBO/Divulgação. Série Todxs nós

Todxs nós estreia neste domingo na HBO sendo um retrato da nova geração

Publicado em Séries

HBO estreia neste domingo a série nacional Todxs nós. Comédia dramática aborda gênero, sexualidade, raça e outros assuntos que pautam a juventude atual

Há mais de um ano, a HBO começou a procurar um produto brasileiro que se comunicasse com o público jovem. Foi assim que o nome de Vera Egito, roteirista e diretora envolvida em produções como Serra Pelada (2013), Elis (2016) e Todas as canções de amor (2018), apareceu. A cineasta montou, ao lado de Daniel Ribeiro, nome por trás de Café com leite (2007) e Hoje eu quero voltar sozinho (2014), a “bíblia” que deu origem a série Todxs nós, que estreia neste domingo (22/3), a partir das 23h, na HBO.

A comédia dramática fala da nova geração de jovens do ponto de vista de três personagens: Rafa (Clara Gallo), uma pessoa pansexual e não binária; a jovem negra e ativista Maia (Julianna Gerais); e o jovem gay Vini (Kelner Macêdo). A história começa quando Rafa deixa a família no interior para viver em São Paulo com o primo Vini, que divide o apartamento com a amiga Maia. O primeiro episódio mostra a surpresa da dupla com a identificação neutra de Rafa, de não se definir nem como do gênero masculino, nem como do feminino.

Crédito: HBO/Divulgação

“O primeiro episódio é isso, uma grande introdução à coisa toda. É bem explicativo e didático, porque a gente sabe que tem todo um processo de linguagem e de gênero. A gente deixa isso bem colocado para que o público possa acompanhar os outros episódios já por dentro. Até porque, a gente sabe que, mesmo dentro da comunidade LGBTQ+ há uma grande falta de informação. Então, acho que a série vem também colocar esses pontos”, afirma Kelner em entrevista ao Correio.

Gênero é o tema da abertura. Mas não será o único. Sexualidade e questões raciais também estarão na trama, assim como outros assuntos pertinentes à juventude atual. “Não é possível falar dessa geração sem tocar no assunto de gênero, de sexualidade, de raça. Todos esses assuntos estão na pauta dos jovens”, avalia Vera Egito. As temáticas, inclusive, fizeram parte de todo o processo de trabalho da equipe envolvida, tanto atores, como direção e roteiro.

Nova discussão

O trio de protagonista de Todxs nós é, de certa forma, inédito para a televisão. Não só por dar espaço para uma pessoa não binária, um homossexual e uma negra, mas pela forma como os personagens são apresentados. “Dentro do que eles são apresentados na trama, eles não estão à margem, não estão marginalizados. Essas figuras sempre aparecem estereotipadas. A “bicha” que está no núcleo cômico. A preta que sofre o tempo inteiro. A pessoa não binária nem aparece. Ter essas três figuras como personagens centrais hoje em dia é um grande ganhou e uma chamada para discussão, para realidade”, avalia Kelner.

Algo que Clara e Juliana, as outras intérpretes das protagonistas, concordam. “Fico muito feliz de ter uma personagem negra que não está à margem. A Maia é programadora numa empresa de táxi, uma profissão majoritariamente masculina. E ela é muito boa no que faz. O que é um lugar bem legal da Maia”, diz Juliana. “O processo de criação de Rafa, da não binaridade, foi de muitas descobertas. Foi um caminho muito legal e prazeroso. O maior desafio é que Rafa é muito solar, faz as coisas sem pensar, vai se jogando”, revela Clara.

Crédito: HBO/Divulgação

“Eu acho que essa série ser lançada no contexto atual em que estamos é de uma potência gigante. Até pelo gênero da série, que é uma comédia dramática. Então os temas ali são tratados com a seriedade que tem que ter, mas com a leveza que é muito próxima do cotidiano”, adianta Juliana. Essa, inclusive, foi a intenção da equipe ao escolher esse formato para a trama. “A gente espera que as pessoas se divirtam, se emocionem, se envolvem com esse trio e todos os personagens que estão ao redor dele. Essas três existências: um homem gay, uma mulher negra feminista e uma pessoa não binária. A série traz uma série de conflitos. Tem momentos sérios, que vão trazer debates à tona, mas também momentos divertidos”, comenta a roteirista.

Para além da TV

Desde o ano passado, a HBO tem adotado a criação de podcasts que complementam a experiência da exibição das séries e minisséries na televisão. Não será diferente com Todxs nós. Assim que o primeiro episódio da série nacional foi ao ar, as plataformas de podcast têm a estreia do programa do seriado.

Participam do projeto, os integrantes do elenco. A ideia é trazer informações de bastidores, ampliar a discussão dos temas abordados e ainda, claro, debater os rumos dos personagens ao longo dos episódios. O derradeiro capítulo tem a presença dos três protagonistas.

A primeira temporada de Todxs nós será formada por oito episódios que serão lançados semanalmente aos domingos, às 23h, na HBO e na HBO GO, serviço on-demand do canal da televisão por assinatura.