Tieta entra no catálogo do Globoplay. Relembre os personagens!

Compartilhe

Sucesso de Aguinaldo Silva, Tieta marcou a carreira de Betty Faria e ainda trazia grande elenco. Novela entra hoje no catálogo do Globoplay

Santana do Agreste, quem diria, acabou no mundo do streaming. No projeto de trazer novelas antigas de volta a cada duas semanas, o Globoplay disponibiliza nesta segunda-feira (8/6) os capítulos de Tieta.

Considerado um clássico da teledramaturgia, Tieta foi reprisada com sucesso no Viva e nos deixou ainda com mais saudades de personagens como a protagonista, defendida com brilho por Betty Faria, e até da vilã Perpétua, eternizada em grande atuação de Joana Fomm.

O Próximo Capítulo entra no clima e te lembra os principais personagens de Tieta.

Lembre os principais personagens de Tieta!

Paulo Betti e Tássia Camargo como Timóteo e Elisa
Lídia Brondi como Leonora
Joana Fomm como Perpétua
Cláudia Alencar e Flávio Galvão como Laura e Dário
Yoná Magalhães como Tonha

Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) – Aos 18 anos, Tieta foi expulsa de Santana do Agreste pelo próprio pai por desafiar o puritanismo e o conservadorismo da cidade. Mais tarde, ela volta, rica e bem-sucedida, para se vingar da hipocrisia da sociedade. Mas Tieta, representando a liberdade, acaba conquistando boas amizades.

Perpétua (Joana Fomm) – Irmã de Tieta e a grande vilã da trama. Foi por denúncia dela ao pai que a irmã foi expulsa da cidade. Quando Tieta volta rica, Perpétua vai querer se aproximar da irmã. A mãe de Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello) guarda um segredo do passado dentro de um caixa branca.

Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos) — Pai de Tieta. Mesmo tendo expulsado a filha de casa vive há muitos com o dinheiro que ela manda para ele. Usa sempre um cajado, símbolo importante da vida de Tieta, pois era usado para bater nela quando ela era criança. É casado com Tonha (Yoná Magalhães), madrasta de Tieta, a quem trata como objeto.

Tonha (Yoná Magalhães) — Madrasta de Tieta e Perpétua e mãe de Elisa (Tássia Camargo). Grande amiga de Tieta. Aguenta as agressões de Zé Esteves calada. A virada de Tonha é um dos grandes momentos da novela.

Ricardo (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Perpétua. Seminarista e tímido, o rapaz foi prometido pela mãe à Igreja. Para não cair em tentação, Ricardo fica longe do prazer e sente medo das mulheres. Vai ter uma grande virada quando se encantar pela tia.

Elisa (Tássia Camargo) — A sonhadora filha de Tonha não é muito feliz ao lado de Timóteo. Mas não tem coragem de deixar o marido. O maior desejo dela é viajar sozinha para São Paulo.

Timóteo (Paulo Betti) – O marido de Elisa tem uma loja de tecidos. Tem dores estomacais fortes que o levam ao desmaio toda vez que uma situação mais delicada aparece. Se esforça para ser fiel à esposa e faz parte do grupo de boêmios Cavaleiros do Apocalipse, que se reúne para beber e jogar sinuca.

Carmosina, a Carmô (Arlete Salles) — Colega de colégio de Tieta na juventude. Atualmente trabalha nos Correios, onde, com a ajuda do vapor saído de uma chaleira lê todas as cartas que chegam e saem da cidade. O intuito é se divertir, mas ela acaba sabendo de muitos segredos.

Dona Milu (Míriam Pires) — Mãe de Carmosina. Apesar da idade, Milu é bem liberal e não tem papas na língua, o que faz com que muita gente da cidade não goste dela.Transformou a casa dela numa pousada onde recebe, além de visitantes, moradores solteiros do Agreste para refeições e pouso eventual. Milu é dona do famoso bordão “mistééééério”.

Osnar (José Mayer) – Conquistador, o criador de cabras tem várias pretendentes, apesar de andar sempre mal trapilho. Irônico ao extremo, sabe que agrada as mulheres. Um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse.

Ascânio (Reginaldo Faria) — Ascânio vive num dilema para fazer com o que o progresso não destrua Santana do Agreste. Ao mesmo tempo ele acha que a cidade não pode parar no tempo. É mais um dos Cavaleiros do Apocalipse.

Modesto Pires (Armando Bógus) — O homem mais rico de Santana do Agreste. Apoia a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio no local, deixando Ascânio revoltado. É casado com Aída (Bete Mendes), mas a trai com a “teúda e manteúda” Carol (Luiza Tomé), para quem deu uma casa.

Aída (Bete Mendes) — Modelo de virtude, patronesse de tudo que é obra de caridade que o padre promove em Santana do Agreste. Apaixonada pelo marido, sabe muito bem como tratar Modesto, mas de boba não tem nada.

Letícia (Renata Castro Barbosa) — Filha de Modesto e Aída. Pura e virgem, educada em colégio de freiras. Vai para casa só nos finais de semana e nas férias, pois estuda em Salvador.

Leonora (Lídia Brondi) – Amiga de Tieta, chega com ela a Santana do Agreste. Todos pensam que ela é pura, ingênua e romântica. Mas ela esconde segredos do passado que, aos poucos, serão revelados.

Carol (Luiza Tomé) — Amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires. A simples presença dela deixa Perpétua escandalizada. A irmã de Tieta vai fazer de tudo para que Aída a expulse da cidade por causa do caso com Modesto, mas Aída não vai dar ouvidos.

Dário (Flávio Galvão) — Atlético, atraente, cobiçado pelas mulheres, esteve na Marinha e se reformou para viver o resto de sua vida no paraíso de Mangue Seco. Defende que não vale a pena levar progresso à região se a natureza for destruída.

Laura (Cláudia Alencar) — Mulher de Dário. Morre de ciúmes de Tieta, por quem Dário já foi apaixonado. Costuma-se dizer na cidade que só Tieta sabe fazer o célebre “ipicilone”, o que deixa Laura furiosa.

Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) — O prefeito de Santana do Agreste adota meninas e as educa em troca de favores sexuais. Tem um filho, Artuzinho (Marcos Paulo) que desapareceu, mas eles não se davam muito bem e o prefeito evita o assunto.

Jairo (Elias Gleizer) – Proprietário da marinete que faz a ligação entre a cidade e Esplanada, a localidade mais próxima. Sabe tudo sobre a história do local e torna-se muito útil quando tentam descobrir quem são os proprietários das terras cobiçadas pela Brastânio.

Maria Imaculada (Luciana Braga) — Foi vendida pelos pais para ser uma das meninas de Artur da Tapitanga, mas se rebela e foge para a Casa da Luz Vermelha sem se dedicar à prostituição. Vai se apaixonar por Ricardo no decorrer da trama.

Amintas (Roberto Bonfim) — O quarto Cavaleiro do Apocalipse vive na casa das parentes Carmosina e Milu, mesmo sem ser convidado. Dono de uma loja de material de construção, é violeiro, e faz rimas sempre debochadas.

Amorzinho (Lília Cabral) – A viúva está sempre acompanhada de Perpétua e de Cinira (Rosane Gofman). É cortejada por Chalita (Renato Consorte), o dono do Bar do Crescente, mas Perpétua sempre dá um jeito de lhe cortar o barato e o namoro dos dois não deslancha.

Padre Mariano (Cláudio Corrêa e Castro) — O padre veterano foi quem arranjou bolsa no seminário para Ricardo. Sabe tudo sobre os moradores da cidade, mas dificilmente usa isso a seu favor.

Marcolino Pitombo (Otávio Augusto) — Advogado espertíssimo em Salvador, onde passa a maior parte do tempo e ganha muito dinheiro. Tem participação importante na questão sobre a posse das terras onde querem instalar a fábrica. Pai de Edmundo (Jonathan Nogueira) e Silvana (Cláudia Magno).

Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) — O mendigo do local. Atrevido, desbocado, sujo, diz as verdades que ninguém quer ouvir.

Helena (Françoise Forton) — Carioca, bela, fria e calculista. A esposa de Ascânio o abandona no início da história por não suportar viver em Santana do Agreste. Volta depois, quando descobre que a Brastânio pode significar um grande futuro político para o marido.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

2 meses atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás