148943_0824.tif Crédito: Universal/Divulgação. John Nolan

The rookie aposta no gênero policial em novo contexto

Publicado em Séries

Série The rookie já está disponível em pré-estreia no serviço on-demand Universal Play. Na televisão, será lançada em 15 de novembro (quinta-feira), às 22h

Os dramas policiais são constantes na produção norte-americana seriada e, geralmente, eles seguem um formato específico. The rookie, nova aposta da vertente, no entanto, segue um caminho diferente.

Como o nome induz, a produção tem como foco um agente novato, John Nolan (Nathan Fillion), um homem de 40 anos recém-divorciado que decide virar policial depois de uma experiência de coragem (ou de “idiotice”, como ele mesmo classifica) durante um assalto a um banco.

O seriado, então, acompanha essa chegada de Nolan ao Departamento de Polícia de Los Angeles ao lado de outros dois novatos Jackson West (Titus Makin Jr.), filho de um homem do alto escalão da polícia, e Lucy Chen (Melissa O’Neil), que começa o primeiro dia bem quando já efetua uma prisão antes mesmo de se apresentar.

Como toda série do estilo, The rookie tem alguns casos da semana no episódio inicial. Porém, o que realmente importa na narrativa é a trama de Nolan. O novo agente precisa se provar o capítulo inteiro já que o sargento Wade Grey (Richard T. Jones) não está nem um pouco feliz com a chegada dele. Para o sargento, a presença de John Nolan demonstra fraqueza e que a polícia pode ficar lotada de pessoas “velhas” atrás de uma “segunda chance”.

Crítica de The rookie

Crédito: Universal/Divulgação

Nathan Fillion entrega um ótimo protagonista. O ator está muito bem no papel do “coroa” que se esforça para que a idade não seja um problema em sua função na polícia. Ele precisa lutar contra o físico, no entanto, tem o que os outros novatos não têm: experiência e o dom da fala. Nos casos exibidos na estreia, Nolan se sai muito bem em pelo menos dois discursos, para depois, claro, ser atrapalhado por outros aspectos, como a falta de gás para correr ou até a implicância do sargento Grey.

Os outros novatos também têm tudo para ter um bom espaço na trama. West por ser o oposto do que “vendeu” antes de entrar na polícia e Chen por estar envolvida em um romance que pode prejudicar sua presença no departamento.

Além dos novos agentes, a trama apresenta três policiais que são os parceiros dos novatos: Tim Bradford (Eric Winter), o típico personagem bosal que ganha um pouco de humanidade no meio da história quando a esposa drogada reaparece; Angela Lopez (Alyssa Diaz), a parceira de West que, no primeiro episódio, mostra pouco ao que veio; e Talia Bishop (Afton Williamson), a agente que ganhou mais destaque por ser exatamente a parceira de Nolan e uma das mais carismáticas do elenco. Bishop é uma personagem que promete!

Outro ponto positivo em torno de The rookie é o visual. A série se passa em Los Angeles e, por isso, faz questão de mostrar cenários característicos e bonitos do condado que abriga Hollywood, Beverly Hills e tantos outros espaços famosos.

Um aspecto que achei um pouco desnecessário foi a aposta em mesclar cenas gravadas de forma clássica com imagens de uma câmera acoplada no corpo dos agentes. O objetivo é dar um pouco de realidade, mas, na maioria das vezes, a estratégia se mostra apenas amadora.