the new pope Crédito: Fox Premium/Divulgação

The new pope mostra a disputa de dois papas no comando do Vaticano

Publicado em Séries

Sequência de The young pope, The new pope estreia nesta sexta-feira (17/4) no Brasil. Nos EUA, a atração foi exibida entre janeiro e fevereiro

Dois papas voltam aos holofotes da telinha. Agora, na segunda temporada de The young pope, que mudou de nome por conta da nova dinâmica da sequência. Sob o título de The new pope, a trama continua a contar a história de Lenny Belardo (Jude Law), que se tornou no papa Pio 13, o mais jovem pontífice, uma figura egocêntrica, radical e que, ao mesmo tempo, criou uma revolução na igreja expondo os podres da instituição.

The new pope começa mostrando os desdobramentos do final da temporada anterior, quando Pio 13 sofre um ataque cardíaco diante de uma praça cheias de fiéis em Veneza, por acreditar ter vistos os pais que o abandonaram na infância. O trauma moldou o perfil extremista do personagem.

Crítica de The new pope

O primeiro episódio tem início com Pio 13 em coma. Ele passa por uma cirurgia de transplante de coração que não funciona. Com o estado de saúde muito crítico, o Vaticano passa ser pressionado a fazer a um novo conclave. É aí a partir daí que vem o problema e o grande conflito da temporada. Quem irá assumir essa “nova vaga” já que Lenny se tornou num papa completamente oposto do que os outros cardeais esperavam?

A parte política do novo conclave é, de novo, assumida por Angelo Voiello (Silvio Orlando), secretário de estado do Vaticano. A vaga fica para Sir John Brannox Malkovich (John Malkovich), aristocrata inglês moderado e sofisticado. Logo no primeiro episódio ele assume o cargo papal sob o nome de João Paulo 3.

Crédito: Fox Premium/Divulgação

Assim como Pio 13 na primeira temporada, João Paulo 3 promete mudar tudo. A ideia do novo papa é ser uma figura humilde, o oposto do papa anterior, com ares de perfeição. E é, claro, que, como todos os personagens da franquia, ele tem vários segredos e não terá um papado de paz, já que Pio 13 acorda do coma e ainda mais poderoso por ter se tornado num santo para os fiéis durante o período de fragilidade.

A sequência se destrincha na disputa entre os dois papas em meio aos escândalos sexuais e os ataques terroristas que a igreja precisa enfrentar. Com roteiro de Paolo Sorrentino, Umberto Contarello e Stefano Bises, a série continua a se utilizar do exagero para fazer críticas pertinentes e com uma dose de humor.

SERVIÇO
The new pope
Estreia em 17 de abril (sexta-feira), às 22h30, no Fox Premium 1.