The circle, o despretensioso reality show da Netflix que contesta as “verdades” das redes sociais

Compartilhe

Lançado em 1º de janeiro na Netflix, The circle é reality show inovador ao apostar na interação entre os participantes em formato de rede social

No mundo dos realities é difícil encontrar um formato totalmente inovador. Mas a franquia The circle conseguiu ao propor uma interação entre participantes a partir da dinâmica do mundo das redes sociais. A primeira edição da atração foi lançada em 2018 pelo Studio Lambert e pela Motion Content Group na televisão britânica. Mas o reality ganhou o mundo quando, em 1º de janeiro, a Netflix lançou a franquia em seu catálogo com uma versão norte-americana — uma brasileira será lançada em 11 de março na plataforma.

A versão da Netflix mostra uma competição entre pessoas comuns que interagem pela rede social The circle. Lá, cada um pode ser o que quiser. A maior parte dos participantes opta por ser eles mesmos. Pelo menos, nas fotos. O que grande parte omite, normalmente, é o status de relacionamento. Lá, todo mundo quer aparecer solteiro. Mas há ainda quem prefira assumir outra alcunha e se tornar num “catfish”, já que ninguém sabe realmente quem é, porque todos estão no mesmo prédio, mas cada em um quarto interagindo apenas pela rede social.

A primeira temporada de The circle tem 12 episódios e começa com oito participantes, entre eles, dois “catfishs”. A dinâmica vai mudando ao longo do programa, tanto em relação ao competidores, como ao próprio jogo. Mas, em tese, a grande premissa é que os participantes se conheçam apenas pelas fotos, vídeos e interações em chats. Após isso, de tempos em tempos, os competidores precisam fazer um ranking dos colegas, os dois primeiros colocados se tornam nos influenciadores e decidem, via chat, qual participante deve deixar a competição. O eliminado por encontrar face a face alguém do reality e depois deixa um vídeo para os colegas. Isso segue até que apenas cinco se tornem nos finalistas. O vencedor sai de um ranking a partir da média do ranking proposto pelo próprio quinteto.

Crédito: Netflix/Divulgação

Assim que The circle começa tudo pode parecer confuso e sem sentido. Mas conforme o espectador vai se habituando ao formato, a atração se torna viciante. É interessante mudar de opinião em relação aos participantes. Não tem jeito, assim como em toda rede social, o público faz um pré-julgamento, que, ao longo dos episódios, vai mudando. Dá até para entender quem escolheu seguir como “catfish”, algo que não acontece, por exemplo, no programa homônimo da MTV. Aqui, o catfish é justificado para provar é que não há verdades absolutas nas redes sociais e que os padrões estéticos e sociais ainda são o mal dentro das mídias sociais.

O fato do programa também ir mudando a dinâmica ao longo dos episódios agrada. Quando você pensa estar certo do que vai acontecer, The circle altera tudo. É uma surpresa para os participantes e também para o público. O elenco é extremamente cativante. Praticamente todos têm um bom enredo a apresentar. Fique de olho em Joey, Sammie, Shubham, Chris e Mercedeze, os participantes mais emblemáticos da edição.

No Brasil, a versão de The circle estreia em 11 de março. A previsão é de que o programa siga o formato americano divulgando os episódios aos poucos, diferentemente do que o público da Netflix está habituado. Mas que tem tudo a ver com o formato de reality show. Vale dar uma chance!

Confira trailer de The circle

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

1 dia atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

4 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás