indianara Crédito: Santaluz e O2 Play/Divulgação. Cena do filme Indianara

Com estreia nesta quinta nos streamings, Indianara representa história de importante ativista LGBT

Publicado em Sem categoria

Depois de rodar o mundo em festivais, documentário Indianara estreia no Brasil no Mês do Orgulho LGBT

Estreia nesta quinta-feira (25/6) nas plataformas digitais brasileiras o longa-metragem Indianara, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, diretor brasiliense. A produção chega ao país no Mês do Orgulho LGBT e após estrear no Festival de Cannes do ano passado e passar em 70 festivais em 15 países do mundo.

A produção acompanha a personagem título, Indiana Siqueira, uma mulher trans com importante papel social e político no país, sendo a fundadora da Casa Nem, abrigo no centro histórico do Rio de Janeiro voltado para pessoas LGTIs em situação de vulnerabilidade. O filme acompanha uma série de momentos da vida da ativista. Produzido pela Santaluz e com distribuição digital da O2 Play, o longa-metragem documental começa mostrando Indianara e outras pessoas trans num enterro, em demonstração ao triste índice de morte no Brasil as pessoas LGBTs.

Crédito: Santaluz e O2 Play/Divulgação. Cena do filme Indianara

Ao longo do filme, a figura de Indianara é destrinchada. O espectador conhece um pouco da rotina dessa mulher que acolhe de forma carinhosa e de luta as pessoas vulneráveis. Momentos felizes, como o casamento, mas também muito tristes são revelados, a exemplo da morte da vereadora Marielle Franco, companheira de luta de Indianara.

O documentário tem um papel importante de mostrar a realidade da comunidade LGBT mais carente no Brasil, além disso de revelar a função primordial que essas pessoas têm nas lutas políticas nas ruas, como no movimento Marcha das Vadias e também após a morte de Marielle.

O filme está disponível a partir desta quinta-feira (25/6) no iTunes, Google Play, NOW, Looke e Vivo Play. A estreia internacional em 195 países será em 5 de julho pelo MUBI.

Confira o trailer de Indianara