Atriz Sônia Braga
sonia1 Foto: AFP/Alberto Pizzoli. Sônia Braga completa 70 anos de idade Atriz Sônia Braga

Sônia Braga faz 70 anos. Viva a Tigresa!

Publicado em Novela

Atriz que participou de novelas como Gabriela e Dancin Days completa 70 anos nesta segunda-feira (8/6). Parabéns, Sônia Braga!

As unhas negras e a íris cor de mel de Sônia Braga ficaram eternizadas em Tigresa, música que Caetano Veloso dedicou à atriz. Hoje, Sônia completa 70 anos de idade e continua nos encantando inventando lugares e personagens marcantes. Com a trajetória mais voltada para o cinema ー com passagens por Hollywood e indicações ao Globo de Ouro e ao Bafta, vale frisar ー , Sônia é presença bissexta na televisão.

Mas isso não quer dizer que não seja uma atriz de papéis marcantes na telinha. Ela é. Longe das novelas desde Páginas da vida (2006), em que Manoel Carlos escreveu Antônia especialmente para ela, Sônia brilhou em vários folhetins e fez história em Gabriela (1975), de Walter George Durst, e em Dancin Days (1978), de Gilberto Braga.

Na primeira, Sônia viveu a brejeira menina que saiu da obra literária de Jorge Amado para sacudir o país, num misto de força e delicadeza. A cena em que ela busca uma pipa no telhado de uma casa usando um vestido curto entrou para a história da televisão brasileira e foi repetida 37 anos depois num remake estrelado por Juliana Paes.

Sônia Braga na famosa cena de Gabriela
Sônia Braga na famosa cena de Gabriela

Em Dancin Days, a atriz embalou o Brasil na pele da ex-presidiária Júlia Matos, que finge ser outra pessoa para se reaproximar da filha, a adolescente Marisa (Gloria Pires), que era criança quando a mãe foi presa. Mais uma vez atrás das grades, Julia jura vingança contra Marisa e a contra a irmã, Yolanda (Joana Fomm). A segunda fase da personagem começa justamente no dia em que a boate que dá nome à novela é inaugurada.

Para provar que é realmente eclética e para todas as idades, antes dessas novelas, Sônia Braga apresentou o infantil Vila Sésamo (1972), ao lado do boneco Garibaldo e companhia ilimitada. O talento de Sônia na telinha também pôde ser conferido em trabalhos como Saramandaia (1976), Sexy and the city (2001), Brothers and Sisters (2010) e Amazônia em chamas (1994), pelo qual concorreu ao Emmy e ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em telefilmes.