la casa de papel Crédito: Reprodução/Internet. Cena da série La casa de papel

Hablas español? Conheça seis séries em espanhol que estão fazendo sucesso no Brasil

Publicado em Séries

Séries em espanhol ganham destaque após sucesso notório do seriado La casa de papel

Por João Paulo Zanatto*

A quantidade de seriados que a tevê americana nos oferta é gigantesca — tão grande que, às vezes, não queremos nem ver algo que não foi produzido lá ou temos certo preconceito. Isso vem mudando. Após o estrondoso sucesso da produção espanhola La casa de papel, disponibilizada pela Netflix, séries cujo o idioma principal é o espanhol vêm ganhando destaque e conquistando o público nas telinhas.

La casa de papel gira em torno de oito habilidosos ladrões que se trancam na Casa da Moeda da Espanha com o ambicioso plano de realizar o maior roubo da história e levar com eles mais de 2 bilhões de euros. Para isso, a gangue precisa lidar com as dezenas de pessoas que manteve como refém, além dos agentes da força de elite da polícia, que farão de tudo para que a investida dos criminosos fracasse.

Crédito: Netflix/Divulgação
Crédito: Netflix/Divulgação

As telefonistas é uma produção da Netflix. A trama conta a história de quatro mulheres de diferentes partes da Espanha que trabalham como operadoras de telefonia em uma empresa em Madri capaz de revolucionar o mundo das telecomunicações. No único lugar que representa progresso e modernidade para as mulheres, elas aprendem a lidar com inveja e traição, enquanto embarcam em uma jornada em busca do sucesso. As telefonistas tem duas temporadas completas — a terceira chegou à plataforma de streaming.

Merlí conta a história de um professor de filosofia nada convencional, que precisa reorganizar a vida pessoal enquanto tenta de todas as formas mostrar para as pessoas a importância da filosofia. Para alguns parentes e colegas de trabalho, no entanto, ele é motivo de escândalo. Para os alunos e para o filho gay, Merlí é uma inspiração. O seriado já foi finalizado e conta com três temporadas, disponíveis na Netflix.

Créditos: HBO/Divulgação. Cenas da terceira temporada do seriado Sr. Ávila.
Créditos: HBO/Divulgação. Cenas da terceira temporada do seriado Sr. Ávila.

Em Sr. Ávila, a trama gira em torno de Ávila, homem que trabalha como vendedor de seguros de vida e é casado com Maria, com quem tem um filho, Emiliano. O menino está apresentando um comportamento agressivo e preocupando o casal. Ávila tem um caso com Maggie e leva uma vida secreta como assassino profissional. Ele recebe ordens do Sr. Moreira. A série mexicana ganhou em 2017 o Emmy internacional como melhor programa do horário nobre em língua não inglesa e está na quarta e última temporada. Os episódios da temporada final são lançados aos domingos no canal por assinatura HBO e todos os episódios já lançados estão disponíveis também na plataforma de streaming HBO Go.

O mistério do tempo nos mostra uma instituição governamental secreta de viagens no tempo que permite que pessoas de diferentes épocas possam se encontrar. Mas para evitar que alguém utilize as portas que viajam no tempo para seu benefício próprio, um grupo de patrulheiros são contratados para vigiar o local. Entre eles, estão o soldado do século 16 Alonso de Entrerríos, a estudante do século 19 Amelia Folch e o paramédico Julián Martínez, do século 21. Com três temporadas até o momento, todos os episódios estão disponíveis na Netflix.

Elite é uma nova série da Netflix que conta no elenco com três atores da prestigiada La casa de papel. A série acompanha três alunos do ensino público que, após problemas na escola, são transferidos para a Las Encinas, a melhor e mais exclusiva escola na Espanha, onde os filhos da elite estudam. O choque entre os menos favorecidos e aqueles que têm tudo culmina em um assassinato. Agora resta saber: quem está por trás do crime? A série estreia em 5 de outubro na Netflix.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader