030_CRIME_103_Unit_01476R Crédito: Jessica Miglio/Netflix

Séries O Justiceiro e Inumanos destacam personagens com características de anti-heróis

Publicado em Séries

Primeiras temporadas de O Justiceiro e Inumanos estão disponíveis no Brasil. Conheça mais sobre os anti-heróis

Esqueça os atributos e as atitudes de heróis clássicos. Nas últimas semanas, a telinha foi invadida por duas estreias da Marvel em parceria com estúdios televisivos protagonizadas por anti-heróis: as séries O Justiceiro, disponível na Netflix, e Inumanos, exibida toda terça, às 21h, no canal Sony.

Inspirado nas HQs, O Justiceiro, que estreou na última sexta-feira na plataforma de streaming, reapresenta o personagem Frank Castle (Jon Bernthal), que havia sido inserido no universo Marvel/Netflix na segunda temporada de Demolidor (Daredevil, em seu nome original).

A série solo do ex-fuzileiro naval, que contém 13 episódios, introduz a história do personagem antes dos acontecimentos de Demolidor, ao mesmo tempo que vai além, passando-se seis meses depois de Frank ter sido dado como morto. Sob um novo nome, o Justiceiro tenta se manter longe da vida de vigilante apenas trabalhando em uma obra de construção civil. No entanto, ele volta a se envolver com essa jornada de combate contra os criminosos de Nova York, já que a vingança da morte dos familiares foi conquistada.

Crédito: Jessica Miglio/Netflix
Crédito: Jessica Miglio/Netflix

De Steve Lighfoot, a produção se distancia das outras séries da Marvel para criar uma atmosfera própria, com momentos de drama e também de violência. Nas entrelinhas, O Justiceiro abre o debate para questões políticas e sociais da sociedade norte-americana, como a figura do americano conservador e a política de armamento do país. Como de costume, O Justiceiro aproxima-se do universo Marvel/Netflix com a presença de atriz Deborah Ann Woll revivendo o papel da jornalista Karen Page.

Com superpoderes

Previsto inicialmente para ser um filme do universo Marvel que seria lançado em 2019, Inumanos se transformou em uma série limitada de oito episódios, que estreou na última terça-feira no Brasil. A produção se inspira nos personagens criados em 1965 por Stan Lee e Jack Kirby. A escolha pela plataforma televisiva tem a ver com a “série-mãe” de Inumanos, a produção Marvel’s agents of S.H.I.E.L.D., que chegou a introduzir os inumanos em sua trama há algumas temporadas por meio da personagem Daisy Johnson (Chloe Bennet). O objetivo da série solo foi aproveitar o filão com mais uma história.

Crédito: Sony/Divulgação
Crédito: Sony/Divulgação

Assim como O Justiceiro, Inumanos não apresenta necessariamente heróis, mas personagens dúbios com superpoderes. A história se passa em Attilan, cidade localizada na Lua. Ela abriga os “inumanos originais”, que se escondem dos humanos. Eles vivem em um sistema de monarquia que divide a sociedade em castas: aqueles que manifestam poderes estão na mais alta e quem não tem poder nenhum fica trabalhando nas minas.

Attilan é liderada por Raio Negro (Anson Mount), o rei. No entanto, o irmão dele, Maximus (Iwan Rheon), fará de tudo para conquistar o reinado, mesmo tendo que enfrentar o restante da família real composta por Medusa (Serinda Swan), a primeira-drama, Crystal (Isabelle Cornish), irmã de Medusa, e os primos do rei, Karnak (Ken Leung) e Gorgon (Eme Ikwuakor).

A origem dos Inumanos
Os personagens apareceram pela primeira vez na revista de 1965 do Quarteto Fantástico. Também estiveram presentes em publicações do Capitão América nos anos 1970 e dos Vingadores.

Mais sobre O Justiceiro
A primeira aparição do protagonista nos quadrinhos foi nos anos 1970. A história mais conhecida do personagem é que Frank Castle, um ex-fuzileiro, se tornou vigilante para combater o crime após a morte da família. A esposa e os dois filhos do personagem foram assassinados, durante um piquenique no Central Park, por uma máfia.

Confira as críticas sobre O Justiceiro e Inumanos