the-act-image-2-768x513 Crédito: Hulu/Divulgação

Baseada em fato real, série The act retrata história assustadora com excelentes atuações

Publicado em Séries

Produção do serviço de streaming Hulu, The act é o início de uma antologia criminal que deve marcar época como American crime story

A história de Gypsy Rose e Dee Dee Blanchard ganhou notoriedade em 2015. Esse foi o ano em que Dee Dee Blanchard foi assassinada a facadas na pequena cidade de Greene County, Missouri, em um crime que teve envolvimento da própria filha Gypsy ao lado do namorado dela, Nicholas Godejohn. O homicídio escancarou a verdade por trás da vida de Dee Dee e Gypsy.

As duas haviam se mudado para Greene County alegando terem perdido tudo no furacão Katrina, em 2005, e durante anos Dee Dee afirmou que a filha tinha leucemia, asma, distrofia muscular, idade mental atrasada, e tantas outras doenças e danos, que a tornavam totalmente dependente de cuidados 24 horas por dia. Só que a menina não tinha nenhuma doença, o que levantou a suspeita de que Dee Dee poderia ter tido a síndrome de Munchausen por procuração, um transtorno em que as pessoas criam doenças em terceiros para chamar atenção.

O caso ganhou os jornais na época, deu origem a dois documentários — Gypsy’s revenge e Mommy dead and dearest, disponível na HBO — e agora a uma série ficcional, a produção The act, do Hulu, que estreou nos Estados Unidos em 20 de março.

Crítica da série The act

Crédito: Hulu/Divulgação

Em formato de antologia, em que cada temporada terá uma história, a produção destrincha o drama real de mãe e filha. A ideia é, claro, lembra de outra série no formato, American crime story, e assim como a concorrente em sua primeira temporada, The act, escolheu um assunto latente no público, ao mesmo tempo que assustador.

Por ser uma ficção, The act mistura fatos reais com situações criadas para dar liga à narrativa, mas que poderiam facilmente ter acontecido. O roteiro é primoroso, sem falar nas cenas pensadas para entregar detalhes importantes da narrativa que, mais do que uma história sobre um crime, é um enredo sobre abuso psicológico.

A série ainda se agarra as ótimas atuações de Patricia Arquette, que vive Dee Dee, e Joey King, na pele da “frágil” Gypsy. Ambas estão sensacionais em suas personagens. O elenco de apoio também está bem, com destaque para Chloë Sevigny (a vizinha Mel), AnnaSophia Robb (a melhor amiga de Gypsy, Lacey) e Poorna Jagannathan (a médica Lakshmi Chandra).

Tudo isso faz com que The act seja figura garantida nas próximas premiações televisivas, como Emmy e Globo de Ouro. Patricia Arquette e Joey King devem estar entre as indicadas com grandes chances de serem coroadas. A primeira temporada contará com oito episódios.