O produtor-executivo e diretor de Segura a onda afirma que a melhor versão da 12ª temporada é se ela for a última da série
Por Amanda Canellas*
Conhecida como a série do ator Larry David, Segura a onda está na reta final e é exibida semanalmente na HBO Max. A produção é quase uma filha do artista que a protagoniza e roteiriza. Atualmente na 12ª temporada, o seriado tem o fim como certo, segundo todas as divulgações para o público até agora, mas talvez ainda haja esperança. Quem traz essa possibilidade é, justamente, o produtor-executivo e diretor Jeff Schaffer. Os três primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma.
Mesmo após anunciarem lançar a última temporada do programa, os fãs e os espectadores não estão tão convencidos do fim, nem mesmo os criadores da produção. Após ser questionado sobre o fim de Segura a onda, Jeff Schaffer, que está desde 2011 no comando do programa, afirma que os fãs têm razão de não confiarem na palavra deles. “Todas as temporadas têm sido a última; a quinta temporada finaliza com o episódio The end (O fim), e não foi irônico, ele [Larry David] tinha encerrado. Agora, estamos na 12ª temporada e, entendo, não temos credibilidade para dizer que estamos finalizando algo. Mas essa, sinto, parece com o fim, porque na história que estamos contando, a versão mais engraçada seria se terminasse assim”, afirma.
Jeff relata que, no fim de cada temporada, a sensação é de encerramento. “Honestamente, a cada final, Larry já tem a mentalidade de que terminou. A série realmente chega ao fim, até que ele liga para o escritório e diz que se for fazer mais (temporadas), ele só tem uma ideia. Eu falo para conversarmos, ele diz que não precisa e que é uma perda de tempo. Eu insisto e, eventualmente, temos sete novos episódios. Aviso a HBO que estamos trabalhando em uma nova temporada e, de repente, Segura a onda vai voltar”, explica.
O produtor destaca que o que fez a sitcom chegar a este patamar não foi somente a participação de Larry David nas telas, mas, sim, as ideias dele. “Nós temos as ideias e as colocamos em um quadro branco, passamos dias escrevendo o roteiro e deixamos como guia. Toda cena é ‘reescrita’ quando vamos gravar. (As gravações) são um evento de esporte de comédia ao vivo. Não sabemos o que a outra pessoa dirá, e Larry gosta de ser pego de surpresa, nós nem ensaiamos.” A série tem muitas cenas de improviso e, para Jeff, é necessário estar em comunicação constante com a equipe, por rádios walkie talkie, enquanto supervisiona a edição, o elenco e o que é dito em cena.
Os personagens caricatos de Segura a onda são a alma da sitcom, e Jeff Schaffer observa que a pior parte dessas personalidades representadas no programa fazem parte dele. “O show é um desejo realizado. O programa mostra situações em que uma coisa me aconteceu uma vez, e eu digo: ‘Queria ter dito o que o Larry disse!'”, pontua o diretor e produtor. Esse humor é tão marcante que se tornou um adjetivo. Daqui a 20, 50 anos, as pessoas vão estar vivendo suas vidas e, de repente, dirão: ‘Meu Deus, acabei de ter um momento Larry David!'”, brinca.
Conheça a série
Segura a onda faz parte daquelas séries que vão contra o fluxo do mundo dos streamings, com um mar de novidades e novas narrativas. Vários desses programas que findam ao serem cancelados são o oposto da sitcom, que teve início nos 2000 anos e sempre acaba por receber mais fôlego e aclamação crítica para novos capítulos e temporadas. Ela surfa na onda e no humor de Larry David, bastante conhecido por cocriar uma das séries mais impactantes e influentes da TV estadunidense, Seinfeld, que marcou os anos 1990 e precedeu a famosa sitcom Friends.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte