CBNFOT150120212943 2021. Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cena do segundo episódio especial da série Euphoria.

Segundo episódio especial de Euphoria revela a outra perspectiva da história

Publicado em Séries

Vai ao ar neste domingo (24/1) o segundo episódio especial de Euphoria com foco em Jules, personagem de Hunter Schafer

Por Pedro Ibarra*

Seguindo o sucesso do especial lançado em dezembro de 2020, a série Euphoria, produção da HBO sobre grupo de estudantes do ensino médio e as situações típicas da vida jovem, estreia hoje (24) F*ck anyone who’s not a sea blob (F* qualquer um que não seja uma bolha do mar, em tradução literal), segundo episódio especial ambientado entre a primeira e a segunda temporada da produção. A história será focada em Jules, personagem de Hunter Schafer, e estreia, às 23h, na programação da HBO e também na HBO GO, plataforma on-demand do canal.

O capítulo é dirigido pelo criador da série Sam Levinson e marca a estreia da atriz Hunter Schafer como roteirista, também ao lado do diretor. Assim como o primeiro, exibido em 6 de dezembro, o enredo se passa na noite de Natal, mas mostrando o outro lado da história, em que Jules reflete sobre as próprias escolhas e sobre o primeiro ano que viveu ao lado de Rue (Zendaya).

Gravados durante a pandemia, com restritas regras sanitárias, além de elenco e equipe de filmagem reduzidos, os dois novos episódios são independentes da história, mas os acontecimentos alteram a trama da segunda temporada. Fazer as duas produções foi uma opção de Sam Levinson, após o surto de covid-19 ter impossibilitado as gravações dos novos episódios da série no ano passado. O criador não queria ficar dois anos sem lançar nenhuma novidade, após o sucesso de público e crítica da primeira temporada, levando Zendaya ao primeiro Emmy da carreira.

Enredo

O novo especial tem a difícil tarefa de suceder aquele que foi um dos melhores momentos da série. Trouble don’t last always foi um capítulo pertinente que tratou de temas como racismo estrutural, relações familiares, perdão, religião e a forma como pessoas com dependências químicas são vistas pela sociedade. Além de ter tido atuações de alto nível de Zendaya e Colman Domingo, que vive o personagem Ali. A produção que será exibida hoje deve tratar de temas fortes, como transexualidade e gênero, devido ao fato de tanto Hunter, a roteirista, quanto sua personagem Jules, serem mulheres trans. A nova temporada de Euphoria está prevista para começar as gravações em 2021.

Com o primeiro focado em Rue e o segundo em Jules, é importante entender como se encerrou o arco amoroso das duas personagens. No final da primeira temporada, após Rue descobrir que foi traída por Jules, a personagem de Zendaya decide, em uma tentativa desesperada de se mostrar interessante para a amada, fugir com ela para cidade grande. Contudo, pouco antes de entrar no trem, a protagonista desiste da loucura, mas Jules não volta atrás e segue para uma nova vida. Rue, sóbria até então, tem uma recaída nas drogas e relembra situações do próprio passado.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira