2021. Créditos: Disney +/Divulgação. Cultura.Cena da série Diário Disney +/Divulgação. Cultura.

Segunda temporada de Diário de uma futura presidente mantém mensagem positiva

Publicado em Séries

Segunda temporada de Diário de uma futura presidente, que chegou recentemente na Disney +, pode servir como inspiração para espectadores de todas as idades

Por Pedro Ibarra*

Uma temporada de mudanças e descobertas, essa é a melhor forma de classificar o segundo ano de Diário de uma futura presidente. A série da Disney + acompanha Elena (Tess Romero), uma jovem menina do ensino fundamental que aspira se tornar presidente dos Estados Unidos, em sua jornada na escola e com a família. A série está disponível, desde a última quarta-feira (18/8), na plataforma da Disney.

A temporada é recheada de novidades. Elena agora está no sétimo ano; Bobby, irmão da protagonista interpretado por Charlie Bushnell, chegou ao nono. Os dois precisam lidar com autodescobertas e com as alterações naturais desta época da vida. “O presente que temos é a riqueza do material relacionado ao tema, que é o crescimento e o amadurecimento na juventude”, afirma Ilana Peña, criadora e produtora-executiva da série. “Nessa época, nós estamos constantemente mudando e evoluindo, então nós decidimos usar essas mudanças do ensino fundamental para dar vida à nossa segunda temporada”, completa.

Por explorar processos naturais da juventude, o enredo ganha ainda mais um caráter empático. “Esta série é muito importante, porque tem muitos personagens relacionáveis, e lida com problemas da vida real, coisas que muitas pessoas têm de passar todos os dias”, comenta Charlie Bushnell. “O seriado é tão bem escrito, que nós acabamos tendo experiências bastante reais com estes personagens e com o que eles passam”, complementa Tess Romero.

Os dois atores afirmam que já passaram ou acompanharam situações retratadas na série e, por isso, sentem que têm um dever a mais na interpretação. “Eu, definitivamente, sei que há uma responsabilidade de representar esses personagens e os desafios que eles passam da forma mais realista possível”, conta Tess. “No final das contas, eu quero que todos aqueles que assistam a série vejam a si mesmos nos personagens”, adiciona Charlie.

Liderança e positividade

Créditos: Disney +/Divulgação

“Eu quero shows, como o Diário de uma futura presidente, para inspirar pessoas de que elas podem sonhar alto”, fala Ilana sobre a série. Ela afirma que toda criança tem grandes aspirações, mas que o mundo as desilude, por isso pensa a obra como uma história de esperança. “Independentemente de onde vem, quem são, ou como são, quero que pessoas assistam a essa série e sintam que tudo é alcançável”, reflete a criadora.

“A Disney + está fazendo um grande trabalho ao dar plataforma para histórias e personagens positivos”, avalia Selenis Leyva, atriz que interpreta Gabi, a mãe da protagonista na série. “Eu vejo cada vez mais que essa série não é só para crianças, mas para todo mundo. Qualquer um pode se sentir representado por esses personagens”, acrescenta a artista.

Para todo o elenco, a forma como foi conduzida a nova temporada é inspiradora e abrangente. “Eu acho que ela saiu de um lugar que era mais centrado em histórias de meninas de ensino fundamental para uma série familiar, nesta temporada”, explica Michael Weaver, intérprete de Sam, namorado de Gabi no seriado. “Estou animada. Essa é uma temporada realmente muito boa, eu prometo a vocês”, adianta Selenis.

*Estagiário sob a supervisão de Sibele Negromonte