Segunda temporada de Das boot traz três histórias cheias de tensão no contexto da Segunda Guerra Mundial

Compartilhe

Sequência da série estreia nesta quinta-feira (20/8) no Starzplay. O Próximo Capítulo assistiu aos quatro primeiros episódios. Confira crítica da segunda temporada de Das boot

Quase dois anos depois da estreia da primeira temporada, a série Das boot ganha uma nova leva de episódios, sendo oito, no total. Os novos capítulos chegam ao Brasil nesta quinta-feira (20/8) pelo serviço de streaming Starzplay — que, desde a semana passada, está disponível na TV paga da Claro —, quatro meses depois do lançamento internacional.

Na segunda temporada de Das boot, a narrativa está ambientada em dezembro de 1942, enquanto a França continua sob poder da Alemanha nazista. Dentro desse contexto, a série retrata três histórias, todas elas repletas de tensões comuns ao cenário de guerra, como traições, fugas, planos, contestamento dos ideais políticos e até dos motivos dos conflitos em si.

Crédito: Starzplay/Divulgação

A primeira linha de narrativa acompanha Johannes von Reinhartz (Clemens Schick), o capitão do barco U-822, que, após bombardear um navio com crianças e mulheres não acredita mais na guerra. Com ideia de desertar, ele acaba recebendo uma missão secreta para os Estados Unidos. Missão essa em que ele aproveitará para tentar colocar o plano em prática. No entanto, ele tem alguns empecilhos.

A outra história apresentada na segunda temporada de Das boot tem Simone Strasser (Vicky Krieps) como personagem principal. De volta a La Rochelle, ela continua na luta para salvar famílias judias perseguidas e conta com ajuda da colega de quarto Margot (Fleur Geffrier). Porém, as atitudes dela começam a levantar suspeitas de Forster (Tom Wlaschiha), o que a coloca em perigo, assim como os refugiados.

Já a terceira narrativa é protagonizada por Hoffmann (Rick Okon), ex-capitão do U-612. Após ter sobrevivido no meio do Oceano Atlântico, ele reconstrói a vida em Nova York com ajuda de Sam Greenwood (Vincent Kartheiser). Ele faz de tudo para voltar para a Alemanha, mas, antes precisa auxiliar Sam numa missão que coloca a prova a lealdade dele ao próprio país.

Crítica da segunda temporada de Das boot

Crédito: Starzplay/Divulgação

Não se engane com o ritmo mais arrastado do primeiro episódio da segunda temporada de Das boot. Ele é necessário para estabelecer os panoramas relacionados às três histórias principais. Passado o piloto, o ritmo — pelo menos até o quarto episódio — é envolvente, com muitas tensões e situações acontecendo a cada episódio.

No caso do arco de Johannes von Reinhartz, há suspense e um certo jogo de xadrez por conta dos planos de deserção do personagem. Já na narrativa de Hoffmann, o personagem tem a fidelidade à Alemanha contestada e a série faz isso mostrando um lado mais humano do ex-capitão, dando espaço, inclusive, para um romance, que coloca o personagem ainda mais em dúvida sobre de que lado realmente está, e de cenas em flashback do período em que ficou abandonado no mar.

No enredo de Simone e Margot, o seriado mostra os horrores da perseguição ao povo judeu pelos nazistas. Mesmo que seja uma narrativa bastante explorada em outras produções, a trama a faz de forma diferente ao se passar dentro da França e não no território alemão.

Crédito: Starzplay/Divulgação

Apesar de serem narrativas distintas, as três histórias têm em comum a desconfiança dos personagens em relação à guerra. Percebe-se um descontentamento e uma desconfiança às reais motivações dos conflitos, o que serve para criar enredos interessantes e até mesmo surpreendentes.

A sequência mantém a ótima qualidade visual de retratar cenários tanto dentro dos navios, quanto fora deles, de forma fiel. É de impressionar a quantidade de detalhes históricos, principalmente, dentro dos barcos.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

2 horas atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

3 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

6 dias atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

7 dias atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

1 semana atrás