santa clarita diet
santa clarita diet

Santa Clarita Diet: um pastelão à la Netflix

Publicado em Séries

Se você gosta de comédias trash, estilo Planeta Terror e Sharknado, então está na hora de dar uma chance para o novo seriado da Netflix, Santa Clarita Diet. Mesmo se todos os seus amigos falarem o contrário. A nova atração do serviço de streaming conta a história de Sheila (Drew Barrymore) e Joel (Timothy Olyphant), um casal de corretores de imóveis que mora no subúrbio de Los Angeles e tem uma filha adolescente. Eles levam a típica vida de qualquer família norte-americana, até que um dia, sem nenhuma explicação, Sheila se transforma em uma morta-viva que precisa se alimentar de carne humana.

Já dá para imaginar que o programa tem algumas cenas não indicadas para quem tem o estômago fraco, não é? Em alguns momentos, muito sangue e corpos desmembrados tomam conta da tela. Mas é um filme de terror, para tirar o sono dos espectadores? Não. A própria campanha de divulgação já tinha dado pistas sobre como seriam os episódios: muitas cores vivas, personagens sorridentes, piadas bobas. Muito bobas. Talvez até demais.

 

A ideia aqui, é brincar com o absurdo. Até a reação da família, quando descobre a “doença” da personagem de Drew Barrymore, é um pouco inverossímil para quem não está acostumado com esse formato. Como assim o marido e a filha não surtam completamente quando Sheila começa a matar e comer pessoas que eles conhecem? Eles acabaram de matar um cara e estão preocupados com a tampa do pote da cozinha que eles perderam? É sério isso? Não, não é. E é essa a intenção. O roteiro faz piada com a vida no subúrbio e com a situação surreal que envolve os protagonistas.

E aí, vale a pena?

Se for para sermos sinceros, não é uma série para qualquer um. E é preciso um grande esforço para se envolver e finalmente entender a premissa do programa. Os primeiros episódios são um pouco mais difíceis de… me perdoem o trocadilho… engolir. E é quase impossível não desviar o olhar da tela durante as cenas de vômito. Que são poucas, mas são mais do que suficientes. Pode agradar alguns? Pode. Com seu humor bobo, nonsense, a atração tem um certo carisma, e depois de ver alguns episódios, você começa a achar os personagens simpáticos.

É uma obra-prima da Netflix? Não. É ruim? Também não. Mas por causa da expectativa alta demais e da comoção exagerada que antecedeu a estreia, Santa Clarita Diet, com certeza, vai ficar na lista de decepções do ano.