Sandy & Junior: A história apresenta acervo raríssimo e intimidade da dupla

Compartilhe

O documentário Sandy & Junior: A história chegou nesta sexta-feira (10/7) ao Globoplay com os sete episódios para assinantes. No domingo, primeiro capítulo será exibido na Globo depois de Tamanho família

Sandy & Junior: A história é um verdadeiro mergulho na trajetória dos irmãos de um modo nunca antes visto. O documentário, composto por sete episódios, se debruça nos 30 anos de carreira dos cantores indo além, buscando a origem dos artistas, narrando a história dos avós Zé do Ranho & Mariazinha, o início da relação de Noely e Xororó e também a própria vida de Sandy e Junior antes mesmo de se tornarem uma dupla e ganharem todos os holofotes.

O primeiro episódio, que será exibido no domingo (12/7) na Globo após Tamanho família, se vale de uma frase famosa nos últimos tempos entre seriemaníacos de que “o fim é o começo”. Por isso, A história começa pelo final: o ano de 2007 quando Sandy & Junior anunciaram o encerramento da carreira com o lançamento do Acústico MTV e de uma turnê de despedida.

O capítulo traz imagens do último show no Credicardhall, em São Paulo, que nunca haviam sido veiculadas. É emocionante ver a dificuldade de Sandy, sempre tão perfeita, de cantar no início do show final e também da emoção da dupla e da equipe inteira por trás quando os irmãos deixam o palco e encerram a história de sucesso.

Também há de se destacar os nomes que participam do documentário, só uma dupla como Sandy & Junior conseguiria trazer nomes como Ivete Sangalo, Laura Pausini, Roberto Carlos e Toquinho para dar depoimentos, lembrar situações com os cantores e dimensionar a importância da dupla na história da música brasileira. Ivete, inclusive, aparece em prantos nas imagens do show final de Sandy & Junior em 2007, no qual fez uma participação especial.

Crédito: Globoplay/Divulgação. Sandy e Junior: A História, documentário.

Muito dos bastidores do fim, agora, são revelados. Assim, como também do começo. Histórias pouco conhecidas sobre o início da dupla estão ali no episódio de estreia, intitulado O fim e o começo, e parte da carreira também é desmembrada no capítulo de estreia, como a transição de uma dupla infantil sertaneja para se tornar uma dupla com músicas pops e românticas e criando padrões altíssimos, com shows com grandes estruturas, coreografias e, sempre, registrados — muitas vezes não para lançamentos, apenas como registros, que se mostram essenciais hoje para o documentário.

Dirigido por Douglas Aguillar, amigo dos irmãos e motivo pelo qual eles creditarem terem se sentido tão à vontade para liberar o acervo pessoal de imagens e também de abordar temas até então nunca expostos por eles, o documentário, a cada episódio, se destrincha sobre um tema. O segundo, Dramaturgia, fala sobre a trajetória da dupla no audiovisual, de série a novela passando pelo cinema; o terceiro episódio O auge mostra os momentos de sucesso, como o DVD As quatro estações e a apresentação no Rock in Rio; o quarto — um dos mais emocionantes na opinião dos artistas — é sobre boatos e polêmicas; o quinto aborda a carreira solo; e os dois últimos retratam a turnê Nossa história, da concepção a realização.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

2 semanas atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

2 semanas atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

3 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

4 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás