Ana Paula Padrão anunciou ao vivo a vitória de Pablo
masterchef Ana Paula Padrão anunciou ao vivo a vitória de Pablo Ana Paula Padrão anunciou ao vivo a vitória de Pablo

Saiba quem foi o grande vencedor do MasterChef Profissionais

Publicado em Sem categoria

Decisão acirrada consagrou o chef que se saiu melhor ao preparar um menu degustação em seis etapas. Saiba como foi!

O chef Pablo Oazen foi o grande vencedor da segunda temporada do MasterChef Profissionais. No reality da Band, ele derrotou Francisco Pinheiro, tido como o grande favorito da noite. O resultado foi anunciado ao vivo pela apresentadora Ana Paula Padrão depois de longa e emocionante edição do MasterChef.

Como prêmio, Pablo levou uma conta na Caixa Econômica Federal com R$ 200 mil depositados, uma viagem, um kit da Tramontina, um vale-compras de R$ 1 mil por mês durante um ano no Carrefour e o troféu de MasterChef Profissional, segundo Ana Paula Padrão o mais valioso dos prêmios.

Como de costume, a prova foi assistida de perto pelos ex-participantes do reality show e por familiares dos dois finalistas. A filha de Pablo roubou a cena e já merece o troféu MasterChef de fofura! A cada “vai papai” era um coro de aaahhhh  no mezanino.

Para chegar ao título, Pablo preparou um menu-degustação em seis etapas: duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas. Antes de começarem, os chefs foram alertados pelos jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça que os pratos, além de saborosos, deveriam apresentar coerência.

Saiba como foi a noite da grande final do MasterChef Profissionais

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A primeira final masculina entre todas as edições do MasterChef Brasil começou a ser decidida com um embate entre os menus A trajetória do herói (Francisco) e Do lixo ao luxo (Pablo). Vale lembrar que os títulos foram escolhidos pelos próprios participantes, assim como os temas e pratos.

Logo na entrada, uma briga das boas: o foie gras de Francisco versus fígado de frango de Pablo. A primeira entrada apresentada por Francisco foi foie gras com abóbora assada no missô e folha de mostarda. “Eu tive o problema de esperar muito”, avaliou Paola, antes de completar: “você cozinha muito melhor”. A segunda entrada dele foi linguiça de camarão com feijão-verde picante e espuma de pupunha e coentro. Essa receita agradou mais aos jurados.

O menu-degustação de Pablo começou com um polêmico nhoque de fígado de frango e batata-doce servido frio com um consomê de ameixa. Jacquin foi claro ao dizer que o ponto do nhoque era o grande problema do prato. “Tem mais conceito do que sabor”, disparou Paola. A segunda entrada dele foi mexilhão sobre creme de agrião com bacon e capuchinha (uma flor comestível). O prato dividiu os jurados, que criticaram o fato de os mexilhões serem servidos “sujos”.

Chegou a vez de mais três minutos de mercado em busca dos ingredientes para os pratos principais. Em Do lixo ao luxo, Pablo trouxe truta recheada com castanha sobre carpaccio de pupunha e pancs com ova de truta. Jacquin, Fogaça e Paolla elogiaram bastante. A sequência seguiu com língua e legumes glaceados no suco de laranja e pistache. Mais elogios para Pablo. Será que agora vai?

Já o menu A trajetória do herói trouxe robalo grelhado com três texturas de couve-flor e crocante de pistache. O ponto do peixe foi unânime entre os jurados, mas as texturas de couve-flor dividiram as opiniões. Depois ele serviu uma vitela ao molho de vinho com cebola e batata, classificado como mais equilibrado pelos jurados. É a primeira receita da noite a ter acidez na medida certa, segundo Paola. “É a hora do prato autoral. E esse é um prato autoral bem feito”, disse a argentina.

Será que o melhor da noite ficou para o final? A hora é da sobremesa. Mais três minutos de corre-corre no mercado. A última contagem regressiva da Ana Paula Padrão anuncia que os doces vêm aí.

Pablo começou com sorvete de goiaba recheado com goiabada e gergelim, com calda de catupiry e queijo da Serra da Canastra. O luxo do menu foi finalizado com sorvete de pão na chapa com espuma de leite sobre a telha de café. Surpresos, os jurados elogiaram e se emocionaram. Fogaça se disse emocionado.

Francisco terminou sua trajetória com abacaxi assado, com mascarpone e licor de amêndoas. “Eu vou ter que mudar de nome porque eu falei que se gostasse eu ia mudar de nome. E está muito bom”, afirmou Paola. Ou melhor, Fabíola, nome escolhido por Francisco para a chef argentina. O último prato da temporada foi um musse de chocolate com caju e espuma de gelatina de cachaça com especiarias. Gaiato, Jacquin roubou um pedaço do doce de Paola. Bom sinal para o experiente participante.

“Vai ser extremamente difícil escolher um ganhador porque vocês não são comparáveis”, afirmou Paola. “Vocês acabam de começar uma revolução gastronômica no Brasil”, exagerou Jacquin.

Ao vivo, Ana Paula Padrão anunciou o grande vencedor da temporada. Numa escala que ia até a 180, Pablo conseguiu 130 pontos contra 109 de Francisco. O público da tevê ficou sabendo antes, por meio de um twitter escrito por uma fã da atração.