Lu Grimaldi e Juan Alba em A dama escura
Crédito: Desirée do Vale/Divulgação

Romance de Renata Vázquez, A dama escura, se tornará série dirigida por Jorge Farjalla

Publicado em Séries

Ainda em negociação, A dama escura terá Lays Ariozi no papel da protagonista Sara, jovem portuguesa que se muda para Bogotá após a morte da mãe

Principal sucesso da carreira da escritora brasileira Renata Vázquez, a obra A dama escura ganhará uma versão em seriado. Em formato de série (ou websérie, tudo vai depender das negociações), a produção contará a história de Sara, uma jovem que deixa Portugal após a morte da mãe com destino a Bogotá, na Colômbia, local que aparece constantemente em seus sonhos.

A decisão de transformar A dama escura em seriado foi um misto de desejo de Renata e dos fãs do livro. Para isso, ela contou com o apoio do cineasta Jorge Farjalla, que ficou responsável pela direção do projeto, e de Silvia Spolidoro, que roteirizou a produção para o novo formato. “Conheci a Renata há um ano e meio atrás e gostei da escrita dela. Um dia sentamos para conversar e resolvemos fazer A dama escura virar uma série”, lembra Farjalla em entrevista ao Próximo Capítulo.

Lays Ariozi e Juan Alba em A dama escura.
Crédito: Desirée do Valle/Divulgação. Lays Ariozi e Juan Alba em A dama escura.

O elenco é encabeçado pela atriz novata Lays Ariozi, que dará vida a Sara. Antes de chegar ao nome da artista, foram cotadas Leticia Persiles e Paloma Bernardi. “Lays é um lançamento e uma aposta nossa. Ela é simplesmente fantástica e a cara do projeto. Ela é extremamente doce, mas, ao mesmo tempo, um mulherão, o que tem tudo a ver com a Sara”, define o diretor.

Quem atuará lado a lado com Lays é o ator Juan Alba, que interpretará o demônio que terá duas identidades: Miguel e Herculano. Sara conhecerá o personagem quando chegar em Bogotá e terá um envolvimento com ele. “Ela encontra esse homem que frequentava os sonhos dela. Ele vive uma pessoa dupla. No primeiro contato é Miguel, mas também tem um lado obscuro que é o Herculano, que é como se fosse um demônio”, completa Farjalla. Além disso, há também a mãe de Herculano, Jacira (Lu Grimaldi), uma feiticeira que não gosta da Sara por achar que a personagem está “roubando” seu filho.

História de A dama escura

A principal característica de A dama escura é ser uma produção de suspense que mistura três assuntos: amor, sexo e religiosidade. “Esse seriado fala sobre religião, sexo e amor num ambiente de suspense, algo que não é comum nas produções brasileiras. Tudo isso é o que move a Dama escura (que é a entidade dentro de Sara)”, analisa Jorge Farjalla.

A dama escura
Crédito: Jorge Farjalla

Apesar de nem ter começado a ser exibida, a produção tem conteúdo para mais de uma temporada. “Daria para fazer um filme, mas a história morreria logo. Queríamos que o espectador entrasse nesse lugar proposto em A dama escura, visse a religião, o sexo e a mulher com outro viés, porque a produção fala sobre a essência do feminino”, defende o diretor. Além disso, Renata está em processo de criação de uma sequência do livro.

O piloto da série foi gravado no Rio de Janeiro em um casarão no Rio Comprido. Após o término da gravação, a série está em processo de negociação para ser exibida e teve produção da própria autora Renata Vázquez e da Tia Maria Filmes.

Ficou curioso? Então, o jeito é torcer para a série ganhar logo um apoio para exibição. Enquanto isso, leia A dama escura de Renata Vázquez.