o aprendiz Crédito: Band/Divulgação

Crítica: Roberto Justus nunca devia ter deixado O aprendiz

Publicado em Reality show

A nova temporada de O aprendiz estreou em 18 de março. Entre as novidades estão a casa nova do programa (a Band), a presença de influenciadores digitais e o retorno de Roberto Justus

O reality show O aprendiz, que mostra competidores na disputa de um prêmio para investir em seus negócios, estreou no Brasil há 15 anos na Record. Na época, a atração chegou ao Brasil embalada pelo sucesso da franquia nos Estados Unidos, que era apresentada por Donald Trump — que nem pensava em se tornar presidente dos EUA.

Buscando um formato parecido, o administrador Roberto Justus ganhou a função no programa e ficou seis temporadas à frente da atração até ser substituído por João Dória Júnior, atual governador de São Paulo, que fez duas temporadas.

Crédito: Band/Divulgação

À frente de O aprendiz, Justus marcou época com a emblemática frase “você está demitido” e esse sucesso no programa fez com que ele decidisse aceitar outras propostas de apresentação na tevê — algumas um tanto quanto estranhas. Ele ficou à frente de Um contra cem, Topa ou não topa, Roberto Justus +, A fazenda e Power couple. Entretanto em nenhum desses programas Justus conseguiu atingir o patamar da apresentação conquistada em O aprendiz.

Crítica de O aprendiz

Até por isso, rever Roberto Justus na 11ª temporada de O aprendiz é um dos melhores pontos do retorno da atração, que teve a última temporada exibida em 2014 na Record. De casa nova — agora o programa é exibido pela Band –, o reality show quis resgatar a nostalgia em torno da competição ao apostar no antigo apresentador.

Ao mesmo tempo em que O aprendiz bebe da fonte do seu próprio passado, apostando em um Roberto Justus dos tempos áureos da atração, o programa quis se renovar. Para isso convocou 18 influenciadores digitais. Desse jeito, um público que não se interessaria por um programa de negócios, pode acabar sendo atraído para ver as subcelebridades das redes sociais na tevê.

Ter convocado influenciadores têm seu ponto positivo, como o fato dos participantes serem conhecidos e o público já ter uma empatia por alguns, além da possibilidade de ainda pode ver como essas celebridades da internet lidando com temas como liderança, trabalho em equipe e poder de negociação. No entanto, há um ponto negativo também. Logo no primeiro episódio deu para perceber que a maioria dos influenciadores tem pouco conhecimento do mundo dos negócios, o que, de certa forma, empobrece o formato.

Por estar de casa nova, O aprendiz ganha um novo visual. Em relação à edição, é impossível não se lembrar de outro reality da emissora, o Masterchef Brasil. O que é um ponto negativo. Ninguém quer repetição de atrações, ainda mais que uma é exibida aos domingos e a outra no dia seguinte, às segundas.

Mesmo assim, com seus altos e baixos, o balanço para O aprendiz está mais para positivo do que negativo. Roberto Justus conduz o programa como ninguém. É firme, dá conselhos pertinentes e aperta os participantes, que, por serem subcelebridades da web sabem exatamente o que fazer para chamar atenção, o oposto do atual elenco “pasmaceira” do Big brother Brasil.

O aprendiz é exibido às segundas, às 22h, na Band. A atração também fica disponível na íntegra no canal no YouTube da emissora.