Crédito: Marcio Farias/Divulgação
Em 10 de novembro, a Amazon Prime Vídeo e o VivoPlay lançam a série nacional Brasil imperial, em seus catálogos. A produção original da Fundação Cesgranrio retrata a história da chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808 em 10 episódios.
No elenco, o ator Ricardo Soares, 45 anos, mais conhecido por trabalhos no teatro e no cinema. Sem dar muitos detalhes da trama, ele explica o que o público poderá esperar da narrativa: “Tudo o que tem uma boa dramaturgia, história de amor, ação, intriga, isso tudo costurado com situações que existiram e outras ficcionais. A história que o Antônio Ernesto Martins (roteirista) escreveu é bem empolgante e vai despertando curiosidade para assistir cada episódio”.
Soares interpreta jornalista Gonçalves Ledo, personagem que mostra a luta da maçonaria e dos jornalistas da época por um ideal político: a república. Ele se preparou por meio da pesquisa. Buscou obras sobre a vida de Ledo, mas encontrou apenas um livro que falava sobre a trajetória dele. “Trouxe um lado de Ledo de muita ação na luta pela independência do Brasil, assim como também na defesa de seus ideais republicanos. Isso me ajudou muito na interpretação, na temperatura do personagem, assim como também a direção do Alexandre Machafer, sempre muito objetivo e sensível na sua condução”, conta ao Próximo Capítulo.
Ele destaca que um dos pontos mais interessantes de integrar uma obra de época foi a oportunidade de gravar cenas em locações reais, como na Casa da Marquesa de Santos. “Participei de uma cena nessa locação, numa das festas que ocorrem na série, e era maravilhoso saber que naquele espaço passaram pessoas que escreveram nossa história. Fora o fato que dar vida a um personagem que existiu, foi um grande desafio e também uma responsabilidade”, comenta.
Como tem sido esse momento de pandemia para você?
Tem sido um momento de muita reflexão, de revisão do meu modo vida. Viver esse processo de isolamento social, não é fácil, mas entendo que é superimportante e necessário, vide todas as perdas que tivemos e que continuamos a ter nessa pandemia. Mas é importante também mantermos a fé que o melhor está por vir, e que teremos um 2021 diferente e melhor.
Poderemos te ver em outras produções em breve?
Claro, está previsto o lançamento de dois longas metragens no próximo ano: Jorge da Capadócia, com roteiro de Matheus Souza e direção de Alexandre Machafer, e também o longa metragem Pra onde levam as ondas, com roteiro e direção de Dan Albuk. Estou bem ansioso para ver o resultado desses dois trabalhos que tiver o prazer de fazer.
Acima de tudo, uma novela sobre resiliência — individual e coletiva — com uma narrativa…
A grande vilã vivida por Débora Bloch volta ao Brasil e encontra Heleninha (Paolla Oliveira)…
A série do universo Star Wars chega à segunda temporada e o Próximo Capítulo apresenta…
Diante de polêmicas envolvendo acusações de Bella Campos, manutenção de Cauã Reymond na produção se…
É compreensível que a produção seja rejuvenescida, mas é imperdoável que se "botoxize" a obra…
O Próximo Capítulo assistiu ao início da série da Max e passa as primeiras impressões…