O mundo sombrio de Sabrina está mais perto de produções como O bebê de Rosemary e O exorcista do que da original
Netflix/Divulgação. O mundo sombrio de Sabrina está mais perto de produções como O bebê de Rosemary e O exorcista do que da original O mundo sombrio de Sabrina está mais perto de produções como O bebê de Rosemary e O exorcista do que da original

Remakes e versões derivadas marcam a programação televisiva de outubro

Publicado em Séries

Há alguns anos que o audiovisual se apoia em algumas máximas de que “em time que está ganhando não se mexe” e que “nada se cria, tudo se copia”. Assim surgem os remakes, quando uma história é contada outra vez com nova roupagem, e os spin-offs, que são as tramas derivadas de outra que normalmente focam em um personagem específico ou num tema característico da produção. Esses recursos marcam a programação televisiva de outubro.

A partir da próxima sexta-feira, a Netflix lança a aguardada nova versão do clássico Sabrina, aprendiz de feiticeira, série exibida entre 1996 e 2003. Diferentemente da trama original, que tinha uma pegada adolescente e leve, O mundo sombrio de Sabrina promete ser mais dark e denso e beber da fonte de filmes como O bebê de Rosemary e O exorcista.

O mundo sombrio de Sabrina vai acompanhar a luta da protagonista para conciliar a sua dupla natureza — metade bruxa, metade mortal —, ao mesmo tempo em forças do mal começam a ameaçar os humanos. Ao todo, a primeira temporada terá 10 episódios. Aqui o protagonismo, que já foi de Melissa Joan Hart, é da atriz Kiernan Shipka (Mad men e O jardim dos esquecidos).

Veja outros remakes deste mês

Outro exemplo de remake é a série Máquina mortífera, que estreou a terceira temporada no canal Warner no último dia 8, com exibição às segundas às 21h40. A produção é inspirada no filme homônimo lançado em 1987 protagonizado pela dupla Mel Gybson e Danny Gloover.

Nas telinhas, a série estreou em 2016 com a presença de Clayne Crawford e Damon Wayans na pele dos clássicos personagens, a dupla de policiais Martin Riggs e Roger Murtaugh, respectivamente.

Após duas temporadas no ar, Clayne foi afastado por mau comportamento no set e substituído por Seann William Scott, que interpreta o agente Wesley Cole. Nos 13 episódios da terceira temporada, a série acompanha a chegada de Cole, que se une ao detetive Murtaugh para encher de adrenalina as ruas de Los Angeles.

Franquia de sucesso

A série NCIS está entre as franquias de maior sucesso da televisão. Lançada originalmente em 2003, a produção já ganhou dois spin-offs, NCIS: Los Angeles e NCIS: New Orleans. Esse último estreou em 2014 nos Estados Unidos, mas chegou apenas este ano ao Brasil com exibição pelo canal AXN, às terças, às 22h.

NCIS: New Orleans acompanha o trabalho nas investigações criminais que envolvem militares num escritório local de Nova Orleans, cidade conhecida pela música, vida cultural e uma certa decadência. A equipe é liderada pelo agente especial Dwayne Pride, ou King, um homem nascido na região que se vê obrigado a sempre fazer o que considera certo.

Passado do personagem

 Segunda temporada de Young Sheldon retrata a infância do físico Sheldon Cooper
Segunda temporada de Young Sheldon retrata a infância do físico Sheldon Cooper

Sheldon Cooper, papel de Jim Parsons, em The Big Bang Theory sempre chamou atenção na comédia, que está em sua 12ª e última temporada. O sucesso foi tanto que o personagem ganhou uma série própria.

Uma espécie de prequel, Young Sheldon retrata a infância do físico teórico ao lado dos pais e irmãos no Texas. A primeira temporada estreou ano passado e trouxe o ator Iain Armitage vivendo a versão mirim de Sheldon. A segunda temporada, que será formada por 22 episódios, estreou no último dia 7 na Warner, com exibições aos domingos, às 22h25.

Outras versões lançadas em 2018

Escolinha do Professor Raimundo: Na quarta temporada, a série brasileira é inspirada na comédia que foi exibida na tevê aberta entre 1957 e 2001. A nova versão está disponível no canal Viva e, em novembro, os novos episódios chegam à programação da Globo.

Better call Saul: Com quatro temporadas exibidas, a produção tem como foco o personagem Saul Goodman, de Breaking bad. Assim como Young Sheldon, a série se fixa nos acontecimentos com o protagonista antes do seriado original. O papel é vivido por Bob Odenkirk e os episódios estão disponíveis na Netflix.

Perdidos no espaço: Lançado em abril na Netflix, o seriado tem inspiração na história da série homônima de 1965. Com 10 episódios, a primeira temporada explorou outros aspectos dos personagens em relação à versão original. A segunda temporada está confirmada. Porém, ainda não tem data de divulgação na plataforma.