Institucional Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício)

Relembre os personagens de O clone, que volta nesta segunda-feira

Publicado em Novela

Os telespectadores de Vale a pena ver de novo poderão matar as saudades de tipos, como Jade, Albieri e Dona Jura. Relembre os principais personagens de O clone!

A novela O clone, de Glória Perez, volta a partir desta segunda-feira (4/10), no Vale a pena ver de novo. Exibida pela primeira vez em 2001, a trama girava em torno da discussão sobre clonagem humana e do triângulo amoroso entre Said (Dalton Vigh), Jade (Giovana Antonelli) e Lucas (Murilo Benício).

Além disso, os núcleos do Bar da Jura, comandado por Dona Jura (Solange Couto), e da discussão sobre uso de drogas, com destaque para Mel (Débora Falabella), se destacaram.

Relembre os principais personagens de O clone

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jade (Giovanna Antonelli) – De temperamento forte e decidido, carrega o conflito de estar entre dois mundos, duas culturas diferentes. Não consegue se sentir muçulmana nem brasileira. Romântica, astuciosa, esperta, vive as dificuldades de uma mulher em busca da realização pessoal. Apaixonada por Lucas (Murilo Benício), enfrenta a família em nome desse amor, mas acaba se casando com Said (Dalton Vigh), o marido escolhido pelo tio dela, Ali (Stênio Garcia). Tem uma filha, Khadija (Carla Diaz).

Lucas Ferraz (Murilo Benício) – Filho de Leônidas (Reginaldo Faria), irmão gêmeo de Diogo (Murilo Benício). Retraído, romântico, dispersivo, pouco objetivo, sensível. Sendo o gêmeo de personalidade mais frágil, é o mais dependente da figura de seu duplo e, ao mesmo tempo, o que busca com mais ansiedade diferenciar-se dele. Após a morte de Diogo, entra em crise de identidade. Apaixonado por Jade, não tem coragem de assumir esse amor. Um pouco por não saber ter uma existência solo, um pouco pela culpa de ter vivido incomodado pela presença do outro, tenta ocupar o espaço deixado pelo irmão, assumindo os objetivos de vida e sua personalidade. Casa-se com Maysa (Daniela Escobar), tem uma filha, Mel (Débora Falabella), e vai se tornando um homem seco, duro e ressentido com a vida. Perde a leveza e a ternura.

Diogo Ferraz (Murilo Benício) – Alegre, autoconfiante, cheio de iniciativa, exuberante, sedutor. Tem objetivos claros e definidos de vida, sabe exatamente quem é e para onde vai. De temperamento prático, tem vocação para os negócios. Personalidade dominante entre os gêmeos.

Leandro/ Leo (Murilo Benício) – O clone. Filho de Deusa (Adriana Lessa), afilhado de Albieri (Juca de Oliveira), fica muito confuso quando descobre a verdade sobre sua origem. A certa altura, apaixona-se por Jade.

Augusto Alibieri (Juca de Oliveira) – Vaidoso, culto, demonstra uma excessiva preocupação com a ética que, na verdade, não possui. É um cientista apaixonado pelas possibilidades revolucionárias da engenharia genética, mas temeroso de botar em jogo sua reputação embarcando em experiências que, se quando dão certo consagram quem as realizou, quando dão errado destroem reputações. As perdas que sofreu o fazem ainda mais fascinado pela possibilidade de clonar um ser humano. Após a morte de Diogo, decide clonar Lucas em segredo, experiência bem-sucedida ao realizar a inseminação artificial em Deusa. Ela não desconfia de nada, e a verdade só vem à tona 18 anos depois.

Ali (Stênio Garcia) – O patriarca da família muçulmana. Tio de Jade e Latiffa (Letícia Sabatella). Estudou em Oxford, onde foi contemporâneo de Albieri. Os dois são amigos e sempre discordam quando o assunto é clonagem. Para Ali, a engenharia genética, que Albieri personifica, é a tradução exata do materialismo do Ocidente, do abandono da ideia de Deus. É exuberante, genioso, inteligente, sensível, culto e um observador perspicaz da alma humana.

Said (Dalton Vigh) – lrmão de Mohamed (Antonio Calloni) e Nazira (Eliane Giardini), casa-se com Jade, com quem tem uma filha, Khadija. Torna-se milionário na passagem de tempo. Esperto, genioso, vingativo, apaixona-se realmente por Jade, sofrendo muito com a crise constante que permeia o casamento dos dois. Ao longo da novela, contrai segundas núpcias, com a jovem Ranya (Nívea Stelmann).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria) – De temperamento forte e empreendedor, e personalidade dominadora. Bem-humorado, irreverente, cheio de gosto pela vida. É dono de uma grande empresa de importação e exportação de alimentos, tendo sido um dos primeiros a utilizar técnicas de inseminação artificial em seus rebanhos. Viúvo – a mulher morreu no parto dos gêmeos Lucas e Diogo – , teve seus casos amorosos, mas nunca cogitou casar-se de novo. Até aparecer Yvete (Vera Fischer).

Yvete (Vera Fischer) – Bonita, alegre, espontânea e com acentuado toque de vulgaridade. Viveu de bicos como modelo, recepcionista, vendedora de boutique, até conquistar Leônidas Ferraz. É impetuosa e movida pelos impulsos. Nela, a inteligência está a serviço dos instintos. Quando entra em cena o desejo, perde a capacidade de raciocinar. Por causa disso, botou muitos namoros a perder. É dessas mulheres que têm uma sede insaciável de vida e de emoções. Apesar disso, sonha com o amor dos romances. A seu modo, é apaixonada por Leônidas.

Zoraide (Jandira Martini) – Empregada de Ali. Morou no Brasil, foi babá de Jade e, depois, voltou para o Marrocos com a família de Latiffa. Tem a sabedoria da gente do povo, e, através dela, a novela mostra superstições e crendices da cultura árabe, bem como os costumes mais tradicionais desse universo. É despachada, alegre, astuciosa, e está sempre metida nas intrigas que animam a vida dos Rachid.

Latiffa (Letícia Sabatella) – Prima de Jade. Também viveu no Brasil, e voltou com a família para o Marrocos quando tinha 12 anos de idade. Ao contrário de Jade, adaptou-se perfeitamente aos costumes marroquinos. Através de Latiffa, a novela aborda o costume do casamento com mais de uma mulher, os ciúmes e as inseguranças daí advindas. Apesar da aparência passiva, Latiffa luta pelo que deseja, com as armas permitidas: não bate de frente, esquiva-se, usa astúcia e malícia para conquistar seus objetivos. É romântica e doce. Casa-se com Mohamed, com quem tem os filhos Samira (Stephany Brito) e Amin (Thiago de Oliveira).

Mohamed (Antonio Calloni) – Simpático, falante e agradável, gosta de Latiffa, e morre de ciúmes dela. Os dois se dão muito bem, até que Nazira, irmã mais velha dele, aparece para atazanar-lhes a vida, convencendo Mohamed a tomar uma segunda esposa. É um típico vendedor árabe, desses que oferecem chá e café turco para os clientes e fazem da negociação uma arte.

Nazira (Eliane Giardini) – Não consegue suportar a felicidade alheia. As armas dela são a intriga e a dissimulação. Nunca se casou porque, morrendo a mãe quando ainda era adolescente, foi obrigada a cumprir o que mandavam os costumes: substituiu-a no comando da casa e nos cuidados com os irmãos. Nazira submeteu-se às tradições, mas guardou uma amargura e um ressentimento que desconta nas pessoas à sua volta. No decorrer da trama, morando no Brasil, apaixona-se por Miro (Raul Gazola), e faz o que pode para conquistá-lo.

Ranya (Nívea Stelmann) – Segunda esposa de Said. Jovem, bonita, alegre, desajeitada nos afazeres domésticos. É boa pessoa. Através dela, é mostrada a convivência de duas esposas num típico casamento muçulmano, convivência feita de competições e pequenas hostilidades, mas de companheirismo e solidariedade também.

Zein (Luciano Szafir) – Conhecido como “a maldição do faraó”, apelido dado pelos maridos e namorados injuriados. Bonito e sedutor, compõe um triângulo amoroso com Jade e Lucas. É também culto e profundo conhecedor de literatura, e, através da corte que faz a Jade, o público é levado às belas poesias românticas e eróticas do cancioneiro árabe.

Abdul (Sebastião Vasconcellos) – Tio de Said, Mohamed e Nazira. Extremamente conservador e defensor das tradições.

Mustafá (Perry Salles) – Primo de Mohamed. Vem para ajudar Mohamed na loja, e acaba caindo nas malhas de Nazira, com quem vive uma história tumultuada.

Khadija (Carla Diaz) – Filha de Jade e Said.

Samira (Stephany Brito) – Filha de Latiffa e Mohamed. Em casa, está sempre em conflito com Amin, o irmão mais novo, a quem tudo é permitido pelo fato de ter nascido homem.

Amin (Thiago de Oliveira) – Tratado como um príncipe, devido à condição de filho homem. É o preferido da casa.

Maysa (Daniela Escobar) – Namorada de Diogo. Após a morte dele, casa-se com Lucas, com quem tem uma filha, Mel. Vaidosa, egocêntrica, refinada, ocupa-se de si, não tendo paciência para os conflitos que consomem o marido. Vive uma fase de grande turbulência quando descobre o envolvimento da filha com as drogas, e quando Lucas reencontra Jade.

Mel (Débora Falabella) – Jovem independente, vivaz, sempre em conflito com o autoritarismo do pai. Vive uma história de amor cheia de percalços com Xande (Marcello Novaes). Envolve-se com drogas, e sofre todas as agruras por que passam os dependentes químicos.

Xande (Marcello Novaes) – Preparador físico de luta livre que abandona a profissão para se tornar segurança pessoal de Mel, por quem se apaixona. No início da história, vive um romance tumultuado com Karla (Juliana Paes), que o deixa para dar o golpe da paternidade em Tavinho (Victor Fasano). Depois, fica ao lado de Mel, a quem ajuda a enfrentar o problema das drogas.

Lidiane (Beth Goulart) – Mulher de Tavinho, mãe de Cecéu (Sérgio Marone) e Telminha (Thaís Fersoza). Bem-humorada, simpática, cheia de artimanhas para manter o marido atento a ela. Esperta e inteligente, perde-se pelo ciúme excessivo. Está sempre vigilante e desconfiada em relação a Tavinho. Viciada em tratamentos de beleza, corre atrás das últimas novidades no ramo. Generosa e impulsiva, acaba abrindo a guarda e tornando-se vítima de Alicinha (Cristiana Oliveira). É confidente de Maysa.

Tavinho Valverde (Victor Fasano) – Um dos diretores da empresa de Leônidas. Amigo de Lucas. Bom caráter, mete-se numa situação complicada quando se vê envolvido em um processo de paternidade, acusado por Karla, que ele jura nunca ter visto na vida. É bonito e charmoso, gosta de esportes e de arte. Vaidoso, alegre, sedutor, faz sucesso com as mulheres, e está sempre sob a marcação cerrada de sua ciumenta esposa.

Deusa (Adriana Lessa) – Mãe de aluguel de Léo. Namorada de Edvaldo (Roberto Bomfim) no início da história. Boêmia, gosta de dançar. É alegre, despachada, objetiva e de bem com a vida. Muito apegada ao filho, que acredita piamente ser apenas fruto de uma inseminação artificial. Não aceita a explicação do clone, parecendo-lhe sempre que essa história seja uma manobra de Albieri para afastá-la de Leandro. Sofre com as desconfianças do filho em relação à própria origem, e sente-se rejeitada por ele.

Dalva (Neuza Borges) – Criou Lucas e Diogo desde que nasceram. Alegre, afetuosa, maternal, não compreende a clonagem humana, apegando-se a explicações sobrenaturais para justificar o aparecimento de Leandro. Tem profunda desconfiança de Albieri, a quem considera um malandro bem-sucedido. Não acredita no projeto que ele desenvolve com os rebanhos de Leônidas.

Karla (Juliana Paes) – Enteada de Edvaldo, filha de Odete. Jovem e bonita, quer subir na vida pelos caminhos mais fáceis. Vive malhando e faz parte da turma que cultiva o “bumbum” como passaporte para a fama. Adora os jogadores de futebol, os cantores de pagode e as duplas sertanejas. No início da história, namora Xande, a quem abandona para viver romances mais lucrativos. No decorrer da novela, dá o golpe da paternidade em Tavinho.

Edna (Nívea Maria) – Secretária de Albieri, apaixonada por ele. O tipo de mulher que se anula inteiramente para assumir a vida e os sonhos do homem que escolhe. Para Edna, amor é sinônimo de sacrifício e renúncia. Ela só sabe amar assim, sofrendo muito e sublinhando para o ser amado o quanto se sacrifica por ele. Casa-se com Albieri sabendo que não é amada, e esse fato faz com que se torne ainda mais intensa e dedicada. Suporta passivamente o culto do marido à lembrança da noiva que morreu, suporta sua indiferença cotidiana, mas se rebela quando descobre uma infidelidade dele. A partir daí, toda a capacidade de dedicação se volta para um único objetivo: destruir o homem que a enganou.

Anita (Myriam Rios) – Assistente de Albieri. Apaixonada pelos progressos científicos, e sem nenhuma preocupação ética nesse terreno. Envolve-se com Escobar (Marcos Frota).

Clarice (Cissa Guimarães) – Mãe de Nando (Thiago Fragoso), ex-mulher de Escobar. Moderna, batalhadora, através dela a novela mostra as vivências da mulher descasada em busca do amor, e a luta para criar o filho de um pai ausente. Clarice é a mãe que sofre e luta para arrancar o filho do universo das drogas.

Nando (Thiago Fragoso) – Jovem advogado, faz estágio no escritório dos Ferraz. Inteligente, alegre, querido pelas pessoas em volta, transforma-se totalmente quando começa a usar drogas.

Escobar (Marcos Frota) – Foi aluno de Albieri, por quem tem profunda admiração. Tem grandes preocupações éticas e humanistas, e é opositor ferrenho das experiências de clonagem. O casamento com Clarice se desfaz em consequência dos problemas que os dois têm de enfrentar quando o filho, Nando, começa a mergulhar nas drogas.

Telminha (Thaís Fersoza) – Amiga e confidente de Mel. Através dela, a novela mostra os problemas da adolescente que se sente rejeitada e tem dificuldade em se relacionar com os rapazes. Ajuda Mel em seu problema com as drogas.

Cecéu (Sérgio Marone) – Grande amigo de Nando que luta para tirá-lo do caminho da dependência. No início da história, os dois têm o mesmo sonho, que é conseguir entrar para o quadro de advogados da empresa de Lucas. Cecéu conquista sozinho o espaço tão desejado, enquanto Nando mergulha no universo das drogas.

Jurema, a Dona Jura (Solange Couto) – Mãe de criação de Xande. Mulher pouco feminina, mas muito sensível. Campeã de sinuca, é dona do bar frequentado pelos personagens e convidados da novela.

Odete (Mara Manzan) – Engolidora de fogo que se casa com Edvaldo. Mãe de Karla. Mulher intrigante e faladeira.

Raposão (Guilherme Karam) – Dono de ferro-velho. Vigarista, estelionatário que vive de pequenas trapaças. Dá um golpe de mestre, inventando, com a ajuda de um cúmplice, uma religião nova baseada no final do milênio.

Alicinha (Cristiana Oliveira) – A boazinha manipuladora que, aos poucos, vai mostrando as garras e prejudicando a vida dos que estão à volta dela. Determinada, ambiciosa, fria, capaz de atropelar tudo e todos para atingir seus objetivos, é vencida pela figura que menos parece ameaçá-la: o namorado, Miro.

Miro (Raul Gazolla) – Namorado de Alicinha. Ela o domina, determinando os lugares onde ele pode ou não pode acompanhá-la e a maneira como deve se comportar, tratando-o como um boneco na frente de todo mundo. Tido por todos como um tonto, surpreende quando finalmente vira a mesa, aplicando um golpe de mestre na enganadora. No decorrer da trama, envolve-se com Nazira.

Edvaldo (Roberto Bomfim) – Namorado de Deusa, a quem abandona quando ela resolve fazer a inseminação artificial. Casa-se com Odete, uma engolidora de fogo que ele conhece no circo. Versado em profecias sobre o final do mundo. Através de Edvaldo, a novela fala das curiosidades a respeito dessa expectativa sobre o advento dos novos tempos, do ponto de vista do imaginário popular. Dançarino e frequentador assíduo da gafieira, onde tem um amigo, Pitoco (Marcelo Brou).

Noêmia (Elizangela) – Cinquentona fogosa, massagista que atende a domicílio. Ainda não desistiu da ideia de encontrar um príncipe encantado. É amiga e confidente das mulheres árabes.

Sálua (Walderez de Barros) – Mãe de Jade. Após a morte da mãe, no primeiro capítulo da novela, Jade se muda para o Marrocos.

Lobato (Osmar Prado) – Amigo de Lucas e Leônidas. Espírita kardecista, andou envolvido com as drogas e sofreu as consequências disso em termos pessoais e profissionais. É um homem alegre, sensível, que se agarrou a uma crença para sair do abismo em que esteve mergulhado. No decorrer da novela, vive algumas recaídas.

Regininha (Viviane Victorette) – Amiga de Nando e Mel, também se envolve com drogas.

Dona Mocinha (Ruth de Souza) – Mãe de Deusa, avó de Léo.

Carolina (Thalma de Freitas) – Carol, sobrinha de Dalva, trabalha na empresa de Leônidas. Ao longo da novela, começa a namorar Nando, filho de sua melhor amiga, Clarice, entrando em conflito com ela. Vive o drama de estar apaixonada por um homem que se envolve com drogas.

*Fonte: Memória Globo