elenco da quinta temporada do vai que cola
elenco da quinta temporada do vai que cola Crédito: Juliana Coutinho/Divulgação Multishow

Quinta temporada do Vai que cola mantém o que o humorístico tem de melhor: um bom elenco

Publicado em Séries

Multishow exibe a partir de segunda-feira (2/9) os episódios da quinta temporada do Vai que cola. Essa é a primeira sequência do humorístico oficialmente sem Paulo Gustavo no elenco

Veredito: Bom

Principal sucesso do Multishow na categoria de humor, o programa Vai que cola está de volta à programação. A quinta temporada da atração estreia em 2 de outubro com exibições de segunda a sexta-feira, às 21h15. No entanto, quem quiser assistir antes, pode conferir os cinco primeiros episódios no Multishow Play e nos serviços on-demand do canal. O Próximo Capítulo aproveitou a iniciativa e conferiu os capítulos já disponibilizados e te conta o que esperar da nova temporada. Confira a seguir!

Crítica da quinta temporada do Vai que cola

A quinta temporada do Vai que cola é a primeira oficialmente sem a presença do ator Paulo Gustavo no elenco. Protagonista da história, o carioca interpretou durante quatro temporadas Valdomiro Lacerda, o trambiqueiro que acaba tendo que se mudar do Leblon para o Méier em uma fuga da Polícia Federal e vai parar na pensão de Dona Jô. Apesar de Valdomiro ser o personagem que deu o pontapé inicial do enredo da série, foram sempre os personagens ao redor dele que roubaram a cena na trama. Até por isso, em sua quinta temporada, o humorístico não sofre com a ausência de Paulo Gustavo. Afinal de contas, desde a segunda temporada a presença do ator também já havia diminuído, o que fez com que o restante do elenco tivesse que segurar a onda da atração.

Mesmo assim, o programa começa fazendo uma (merecida) despedida ao personagem e ao ator, que deixa o elenco para se enveredar na série que estreou neste ano no canal, A vila (confira nossa crítica aqui), com direito a piada de Marcus Majella: “Saiu daqui do Vai que cola para fazer a mesma coisa na Vila só que com peruca”. O episódio de estreia da quinta temporada é A grande surpresa. Nele, os moradores da pensão de Dona Jô (Catarina Abdalla) resolvem armar uma festa surpresa para celebrar o aniversário de Valdomiro e descobrem que o personagem se mudará para a Letônia para servir de laranja da avó, papel interpretado por Berta Loran.

Marcus Majella (Ferdinando) e Dona Jô (Catarina Abdalla)
Crédito: Juliana Coutinho/Divulgação Multishow

O capítulo de estreia mostra que o Vai que cola resolveu adotar uma máxima dita por Paulo Gustavo recentemente em entrevista ao Correio: “A gente não mexe no que está dando certo”. Mantendo a fórmula da primeira temporada e se apoiando em um elenco entrosado e que sabe exatamente o que faz, Vai que cola entrega um bom episódio de estreia e o clima segue pelos seguintes episódios da quinta temporada, muito em função do elenco original, formado por Catarina Abdalla, Cacau Protássio (Terezinha), Marcus Majella (Ferdinando), Samantha Schmutz (Jéssica), Fiorella Mattheis (Velna), Emiliano D’Ávila (Máicol) e Sílvio Guindane (Lacraia). São eles que estão desde a primeira temporada fazendo do Vai que cola um sucesso do canal. E se, a quarta temporada se mostrou um pouco abaixo do padrão, a quinta retoma o formato da atração, com boas sacadas e interação entre o elenco, além da expertise em fazer piada sobre si mesmo (seja do programa, ou seja dos atores).

Além da saída de Paulo Gustavo, a quinta temporada do Vai que cola tem outras novidades, como a chegada de Valdinho, papel do youtuber Isaac Guedes, à pensão de Dona Jô. Filho de Valdomiro com Sandra (Roberta Rodrigues), o personagem nada mais é do que uma ideia dos roteiristas de manter o “espírito” de Valdomiro no humorístico. Não seria necessário, mas funciona, ainda mais porque a atração faz o uso de forma muito correta e sem excessos. Outra novidade é o retorno do personagem Sanderson (Marcelo Médici) ao elenco fixo de convidados, o que é sempre positivo já que Médici desde as primeiras participações se encaixou bem ao elenco.

Isaac Guedes, o Valdinho
Crédito: Juliana Coutinho/Divulgação Multishow

Mas se Médici se mistura de forma homogênea, há ainda alguns personagens que destoam. A começar pela personal trainer Susan, interpretada por Aline Riscado. Talvez o problema esteja ligado a falta de experiência da morena, que, ainda não conseguiu se encaixar perfeitamente bem no elenco do Vai que cola. Também é difícil entender porque alguns personagens fracos e desnecessários são mantidos na atração, a exemplo de Ericson (Rafael Infante) e Eloísa (Tatá Werneck).

Resumo dos cinco primeiros episódios da quinta temporada do Vai que cola

5×1 – A grande surpresa. O episódio mostra os moradores da pensão de Dona Jô fazendo uma festa surpresa para Valdomiro Lacerda. Convidados: Paulo Gustavo e Berta Loran.

5×2 – Surge Valdinho. Lacraia e Sandra chegam à pensão de Dona Jô com uma novidade. Valdinho, o filho de Sandra com Valdomiro. Convidada: Roberta Rodrigues.

5×3 – A eleição. Após uma ideia de Valdinho, Ferdinando e Terezinha resolvem se candidatar a eleição ao cargo de vereador do Rio de Janeiro tentando conseguir dinheiro para o carnaval carioca.

5×4 – A morte de Terezinha. Um ex-amor de Terezinha reaparece procurando por ela. Com receio, ela prefere se esconder e Dona Jô e Ferdinando acabam mentindo que Terezinha morreu. Convidado: Marcelo Marrom.

5×5 – É big. Para ganhar uma festa, Valdinho mente para Dona Jô e Lacraia que nunca teve uma celebração de um aniversário antes. A pensão, então, se mobiliza para preparar a festa.