original_1603304739_FOX PREMIUM - THIS IS US 501-502 (14) Crédito: Fox Premium/Divulgação

Quinta temporada de This is us traz contexto da pandemia e dos protestos antirracistas nos Estados Unidos

Publicado em Séries

Com episódio duplo, quinta temporada de This is us se aprofunda nos dramas que encerraram a sequência anterior

O roteiro de Dan Fogelman em This is us é sempre certeiro. O criador da trama navega entre os dramas pessoais de um modo empático, real e emocionante. Então, ele não poderia deixar de lado a maior tragédia atual. A pandemia de covid-19 é o contexto da quinta temporada de This is us, que estreou na terça-feira (27/10) nos Estados Unidos e na quarta (28/10) no Brasil — semanalmente, a trama será exibida às quartas no Fox Premium 1, às 21h30, e disponibilizada no Fox Play.

O vírus, que ainda ronda o mundo, é o cenário em que se passa a temporada que começa exatamente como terminou a quarta sequência: com a briga entre Kevin (Justin Hartley) e Randall (Sterling K. Brown) após Rebecca (Mandy Moore) aceitar ser internada para tratar a doença que a faz perder a memória em determinados instantes.

Crédito: Fox Premium/Divulgação

Até por isso, as questões que envolvem Kevin e Randall são a cerne do episódio duplo que abre a quinta temporada de This is us. Kevin vive um momento completamente diferente na vida ao descobrir que será pai de gêmeos ao lado de Madison (Caitlin Thompson), melhor amiga da irmã dele, Kate (Chrissy Metz). Isso desperta um lado do personagem que já vinha sendo construído há algumas temporadas e também conecta a história com o momento do nascimento dos gêmeos, onde no flashback o espectador conhece um inseguro Jack (Milo Ventimiglia), ainda tentando descobrir a paternidade.

Mas é o enredo de Randall que toma o episódio para si. This is us escancarou de vez a questão racial, algo que a série já vinha trabalhando ao longo das temporadas. Só que agora vem a partir da descoberta do personagem de o quanto ter crescido numa família branca o impactou. O dilema ganha ainda mais força porque a série decidiu abordar os protestos antirracistas nos Estados Unidos iniciados após a morte brutal de George Floyd.

Crédito: Fox Premium/Divulgação

Mais uma vez This is us deixa Kate de lado. Por mais que a trama dela tenha avanços no episódio, a volta do seriado mostra que Randall, Kevin e Rebecca serão os personagens que terão mais desenvolvimento ao longo da quinta sequência. E Randall, inclusive, tem tudo para tomar a temporada inteira para ele. Afinal, a grande reviravolta da sequência passa (novamente) pela narrativa do personagem interpretado por Sterling K. Brown.

As cenas finais são típicas de This is us, com belas frases de Beth (Susan Kelechi Watson) — sucedendo a também bela sequência de Rebecca ao final da primeira parte da estreia — e a inserção de uma situação que pode mudar os rumos da narrativa. A temporada terá ainda mais 16 episódios.