Liar: episódio 3 – Finalmente sabemos quem está mentindo

Compartilhe

Após o morno segundo episódio, a minissérie Liar chega a metade de sua produção (planejada em seis episódios) com a revelação principal do seu enrendo: o grande mentiroso

Para quem está caindo de paraquedas, aqui vai um importante contexto da produção: Liar apresentou um problema complexo, uma acusação de estupro por parte de Laura, jovem professora, que afirmou ter sido violentada pelo médico Andrew – que, por sua vez, nega veementemente a acusação. Sem saber exatamente quem é o mentiroso, o público é entregue às consequências do caso, que, neste terceiro episódio, usaram de todo o elenco secundário para oferecer importantes respostas.

O capítulo começa com a jovem estudante Makeda passando muito mal na escola e sendo socorrida por Laura após uma tentativa de abordo. O plot até parece dar uma fugida do sufocante conflito entre Laura e Andrew, mas, em poucos minutos, entendemos onde a produção quer chegar com a repentina nova personagem: o pai do bebê da jovem Makeda é Luke, filho de Andrew.

O encontro de Laura e Andrew no hospital acontece de uma forma direta e coesa. Sem grande enrolação, os dois lados daquela história se encontram para um choque em que o homem se mostra uma pessoa “melhor” do que pressupunha a mulher. Mas logo descobriremos que isso não se passa de uma encenação.

Crédito: Reprodução/Internet – O encontro entre Andrew e Laura no hospital foi um dos pontos fortes do episódio

Antes de expor o clímax do episódio, vamos a alguns apontamentos importantes. O primeiro deles é o ex-namorado de Laura (que já sabemos manter um caso com a irmã da protagonista) sendo um completo covarde. Ao tentar defender Laura, o policial acaba sendo ameaçado por Andrew que deixa claro saber da traição que ele promove e que pode espalhar a informação a qualquer momento. Outro personagem que ganhou mais espaço foi o misterioso diretor que tinha acusado Laura de também mentir em outra acusação de assédio no passado. Por fim, a detetive responsável pelo caso de Laura finalmente percebe que não poderá ganhar um julgamento contra Andrew sem as provas necessárias para afirmar o abuso, e decidi ir tentar uma última conversa com o homem.

Mais aliviado após saber que provavelmente não será processado, Andrew se transforma, sendo mais impulsionado pelo sentimento de impunidade que o cerca e, surpreendentemente, passa a cantar a detetive de uma maneira agressiva, tendo como resposta a icônica frase: “Eu não saio com estupradores”.

Cuidado! Aqui tem (mais) spoiler de Liar!

Por fim, somos levados ao flasback que vai revelar Andrew como o grande mentiroso da série ao mostrar o homem, na noite do encontro retratado no piloto, colocando um alucinógeno no vinho de Laura. Tecnicamente, a cena é brilhantemente construída, os atores estão no ápice de suas atuações (#EmmyFellings), os planos – por mais que sejam simples – levam o telespectador ao ambiente maligno planejado por Andrew, e todas as referências (como a música do Lukas Graham e o alarme do carro) deixam o momento mais impactante.

Crédito: Reprodução/Internet – Andrew é o grande mentiroso

A grande conclusão do episódio é que Andrew é o mentiroso. Mesmo que outros plots ainda sejam apresentados (como o fato de talvez ter existido a entoxicação de Laura, mas não o estupro), nada muda o fato de que o homem mentiu descaradamente e merece pagar por isso.

Se você está se interessando pela produção, pode acompanhar os episódios no site da emissora Sundance.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

3 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

3 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

3 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás