Band/Divulgação. Rodrigo, Lorena e Eduardo disputaram a semifinal do MasterChef
masterchef Band/Divulgação. Rodrigo, Lorena e Eduardo disputaram a semifinal do MasterChef Band/Divulgação. Rodrigo, Lorena e Eduardo disputaram a semifinal do MasterChef

Provas emocionantes definem os finalistas do MasterChef

Publicado em Reality show

Grande final do MasterChef será disputada no próximo domingo. Saiba quem se classificou para a disputa do título!

Os primeiros momentos da semifinal do MasterChef Brasil, exibida no domingo (18/8), lembrou bastante um filme de terror. Na disputa pelas vagas na final, Lorena, Eduardo e Rodrigo entraram num estúdio à meia luz onde estavam caixas misteriosas.

De repente, apenas uma parte da cozinha é iluminada e Erick Jacquin começa a explicar a prova. São três caixas para cada um dos competidores ー uma elaborada por cada jurado. Além de Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça foram revelando os detalhes da prova.

A cada caixa, os cozinheiros poderiam ganhar um ponto. Quem fizesse três pontos passava direto para a final, sem precisar de disputar a prova seguinte. Caso ninguém alcançasse a marca, os três cozinhariam para não ser eliminado. E, se os três conseguissem, a final seria disputada pelo trio, “pela primeira vez na história do MasterChef Brasil”, como ressaltou a apresentadora Ana Paula Padrão. Cada ponto conquistado ainda representaria uma vantagem na prova decisiva.

A primeira caixa foi a de Erick Jacquin. Os cozinheiros tiveram que criar um prato com ingredientes, como manteiga, lagostim, creme de leite, batata, ovo e espumante, entre outros. “Eu vou ser muito chato”, já avisa o francês. Depois de passar pelas bancadas e de puxar a orelha de Lorena (“purê de batata nesse tempo é impossível”), ele alerta: “está todo mundo fazendo errado. Pensem!”

Mas a revolta dele desapareceu com a apresentação do pratos. “Se fosse um teste para trabalhar no meu restaurante, todos estariam contratados”, afirmou. Mas ele, Paola e Fogaça resolveram dar um ponto para Lorena e um ponto para Rodrigo, deixando Eduardo sem ter como se classificar direto para a final.

Depois, veio a caixa de Paola, com itens como ovo caipira, creme de leite, parmesão, vieiras na concha, trufa, espinafre, couve-flor, asinha de frango e pão artesanal. Curioso notar que as receitas simples de bruschetta e carpaccio conquistaram os jurados e deram um ponto para Lorena e para Eduardo, respectivamente. Agora, só Lorena poderia pular a prova de eliminação.

A terceira caixa foi também a mais difícil. Fogaça selecionou polvo, polenta, arroz bomba, batata, azedinha e brócolis, entre outros ingredientes. O ponto de cozimento do polvo era o grande desafio ー interessante que ninguém optou por servir um prato sem a proteína. Melhor para Lorena, a única a pontuar na caixa e a primeira a carimbar o passaporte para a grande final.

Band/Divulgação. Lorena é avaliada por Paola Carosella no MasterChef
Band/Divulgação. Lorena é avaliada por Paola Carosella

Saiba quem é o outro finalista do MasterChef Brasil!

Agora restava uma vaga para a final. A disputa estava entre Rodrigo e Eduardo. E o desafio, como era de se esperar, estava longe de ser pequeno: codorna no sacórfago, receita que virou clássica por causa do filme A festa de Babette. A pequena ave é servida desossada, recheada e sobre uma massa folheada, ao lado de um molho. O recheio e o molho eram à escolha dos cozinheiros amadores.

Por terem um ponto, Rodrigo e Eduardo ganharam 15 minutos cada um. Providencial, pois foi esse o tempo que Rodrigo gastou para desossar a codorna. Já Eduardo se enrolou um tanto mais e gastou quase meia hora.

Paola Carosella observou que os dois começaram a prova desossando a ave, mas que o correto seria trabalhar a massa folheada e depois partir para a proteína. Ao passar pela bancada de Rodrigo, Jacquin não gostou do recheio que viu: “você vai fazer farofa?! Mas não é Natal!”.

Eduardo, como era de se esperar, estava muito nervoso e quase leva Paola ao desespero ao tentar cortar uma cebola. A surpresa foi ver que Rodrigo também parecia desestabilizado emocionalmente.

Antes do anúncio, Paola falou sobre a importância do filme para ela, emocionando-se e também nos emocionando. Até Rodrigo disfarçou, mas chorou!

No final das contas, Fogaça disse que os dois fizeram bons pratos. “Rodrigo, seu prato tem excesso de farinha no recheio e um tomate fora da caixinha, mas o ponto da codorna está bom. Eduardo, a massa faltou assar um pouco mais e o molho tinha um pouco de amargor no final”, avaliou o chef antes de anunciar que o rival de Lorena na grande final será Rodrigo.

De quebra, Eduardo, além do terceiro lugar na competição, ganhou um estágio no Cão véio, gastrobar de Fogaça em Curitiba.