vinhos

Programas para amantes de vinho

Publicado em Filmes, Lista, Programas, Séries

Se ficar em casa assistindo tevê e tomando um bom vinho parece o programa ideal para muitos, que tal uma programação especial para os amantes da bebida? Pois assim como a grande variedade de uvas e rótulos, tem produções para todos os gostos. Confira a lista:

Somm (2012) – Netflix

A busca pelo título de mestre sommelier não é fácil. Isso fica bem claro neste documentário que acompanha a saga de quatro jovens que se preparam para fazer a prova que concede o título que pouquíssimas pessoas conseguem conquistar. E já vou avisando: eles bebem muito, muito, muito vinho!

Um ano em Champagne (2014) – Netflix

Tem gente que teima em chamar qualquer espumante de champagne, mas não é bem assim. Apenas os rótulos produzidos na região de Champanhe, na França, podem levar esse nome. Esse documentário acompanha os bastidores da produção de vinho nesta região, com a presença de especialistas, produtores e fanáticos pela bebida.

Somm: into the bottle (2015) – Netflix

Acompanhando o sucesso de Somm, “into the bottle” estreou em 2015 apresentando para o público alguns dos melhores vinhos do mundo. Sommeliers percorrem algumas das vinícolas mais renomeadas para contar a história por trás de cada garrafa.

Decanted. (2016) – Netflix

Esse documentário tem pouco mais de uma hora de duração e conta um pouco sobre a produção de vinho na região conhecida como Napa Valley, nos Estados Unidos. O roteiro acompanha o desenvolvimento de uma nova vinícola e os desafios para se sobressair em uma região tão conhecida por sua produção.

Sour Grapes (2016) – Netflix

A história do vinho também tem seu lado negro. Esse documentário fala sobre um caso famoso de falsificação de vinhos, e um golpista que roubou milhões de dólares. Também é legal para aprender um pouco sobre o mercado de leilões de vinhos raros, algo que poucas pessoas conhecem.

Um brinde ao vinho – Globosat

A série brasileira apresentada por Cecília Aldaz, uma premiada sommelier, estreou em maio deste ano. Já conta com doze episódios, todos disponíveis no Globosat Play. Ela mostra a produção do vinho no Brasil, na Argentina e no Chile, de forma descomplicada, tentando alcançar aquele público que curte vinho, mas não entende muito sobre o assunto.

O mundo do vinho – GNT

Esse é um pouco diferente. Dois atores (Matthew Goode e Matthew Rhys) saem a procura de bons vinhos com a ajuda de um especialista. O foco principal é a Itália, mas eles viajam bastante (que emprego difícil, hein?) Os treze episódios também já estão disponíveis no Globosat Play.

Não são sobre vinho, mas tem gente tomando vinho TODA HORA:

The Good Wife

Gente como a gente, Alicia Florick, a protagonista da série, costuma chegar em casa depois de um longo dia estressante e… tomar uma taça de vinho. Se identificou? Então confere esse seriado de tribunal que acompanha a ex-esposa de um famoso político (famoso depois do público descobrir que ele a traiu durante seu mandato, bem no estilo Bill Clinton) retomando a carreira de advogada. A série evolui a passos largos, e além de casar bem com uma taça cheia, mexe com as emoções de todo mundo.

Cougar Town

Aqui, ninguém sabe apreciar com moderação, nem sabe o que é esperar um bom vinho respirar. As taças são do tamanho da vontade dos apreciadores da boa bebida, e a hora é toda hora. Esta é a série de um ex-Friends que mais deu certo. Courteney Cox permaneceu no ar por seis anos como Jules Cobb, uma mãe divorciada que resolve voltar a namorar, e claro, que ama vinho.