Programas bizarros da TV

Compartilhe

Alguns canais da televisão por assinatura estão repletos de programas bizarros para o público brasileiro. Por quê?

A parceria entre Ana Maria Braga e Louro José no programa Mais você já é comum para os brasileiros. Mas, para os gringos, uma apresentadora falando com um boneco é algo, no mínimo, inusitado. Assim como as baixarias apresentadas em atrações como Teste de fidelidade, de João Kleber, e Casos de família assustam quem não está acostumado — não que a gente de fato esteja.

Da mesma forma que os estrangeiros estranham alguns detalhes clássicos e culturais dos programas nacionais, é normal que nós brasileiros tenhamos um sentimento parecido ao assistir a alguns “enlatados” vindos de fora e exibidos a rodo em canais da tevê por assinatura.

Basta zapear um pouco pela programação de emissoras como History Channel, Discovery, A&E e TLC para se deparar com atrações bizarras — na falta de uma palavra melhor para explicar. Não são poucos os programas que mostram caças a animais silvestres, pessoas em situações extremas de risco e desastres naturais. É até difícil entender como esse tipo de atração faz sucesso lá fora? E o pior, será que rende algo por aqui no Brasil?

E esse tipo de programação não para por aí. Quer dizer, ela ainda piora. Um programa do Discovery chamado Parasitas assassinos mostra situações absurdas, como um garoto vomitando as próprias fezes e já em um Pronto socorro: Histórias de emergência o que não faltam são momentos estranhos que soam até falsos, como homem com uma madeira enfiada no próprio rosto. Violência em excesso está em programas como Polícia 24 horas, do A&E.

O triste é que esses canais lotam sua agenda com programas sem qualidade, enquanto têm em seu currículo boas produções. O History, por exemplo, tem séries boas como X Company e Six, que, de fato, valem a pena. Minha torcida é por mais programas que somem na televisão!

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 semana atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás