Isa Salmen atriz Johnne de Oliveira Isa Salmen, atriz | Crédito: Johnne de Oliveira

“Podem me mandar para qualquer lugar do mundo”, afirma Isa Salmen

Publicado em Comportamento, Entrevista, Filmes, Minissérie, Novela, Perfil, Séries, Streaming

Atriz de Reis e Fim, Isa Salmen fala cinco idiomas e já contracenou com o italiano Michele Morrone, de 365 dias

 

Patrick Selvatti

O direito cedeu para as artes um grande talento. Isa Salmen entrou na faculdade muito nova, com 17 anos, sem saber exatamente oque queria ser; só sabia que não queria a área da saúde, porque cresceu com pânico de sangue. Quando começou a estagiar, percebeu que não seria feliz na advocacia. “Eu queria fazer arte, não apenas estudar. E aí fui procurar um curso de teatro e, quando pisei no tablado, soube que estava no lugar certo, do qual eu nunca mais sairia”, conta.

Isa, então, largou a advocacia para correr atrás do seu grande sonho: a dramaturgia. A paulista saiu sozinha do interior de São Paulo para estudar e trabalhar no Rio de Janeiro como atriz. Bacharel em artes cênicas pela renomada Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), com muito trabalho, estudo, determinação e resiliência, ela foi conquistando seu espaço no mercado de trabalho.

Isa Salmen vive Aksa em Reis | Crédito: R7

E, assim como os tribunais a perdeu para os palcos, o Brasil corre o risco de perdê-la para o mundo. Formada no Lee Strasberg e na Stella Adler, em Nova York, a atriz brasileira gravou participações em produções locais, trabalhou e estudou na Espanha com Juan Carlos Corazza e também estudou na Itália, na Accademia Nazionale di Roma, onde também gravou alguns filmes.

Um desses trabalhos é o filme ítalo-brasileiro, Duetto, de Rita Buzzar, dirigido por Vicente Amorim. No longa, que conta a história de Cora (Luisa Arraes), que, em 1965, depois da morte de seu pai em um trágico acidente de carro, viaja com sua avó, Lúcia (Marieta Severo), para a região da Puglia, na Itália, Isa interpreta uma italiana que é apaixonada e fã do cantor Marcelo Bianchini, interpretado pelo astro pop internacional Michele Morrone (ele mesmo, o galã da trilogia 365 dias, da Netflix).

“O Michi chegou ao Rio e não conhecia muita gente, então, logo ficamos bons amigos. É um querido. Ele já era bem famoso na Itália, mas ainda não tinha estrelado o famoso filme 365 dias. Lembro que, quando o filme estreou, ele me mandou uma mensagem, perguntando se estava passando no Brasil já. Estava preocupado com a repercussão do filme, que, em poucos dias, foi um sucesso mundial! Michele é um excelente ator, muito talentoso, canta também, foi ótimo estar com ele. Mostrei bastante o Rio pra ele e imagino que ele tenha gostado bastante do nosso país”, conta Isa.

Isa interpretou uma fã do cantor vivido por Michele Morrone no filme ítalo-brasileiro Duetto

Poliglota

A brasileira fala italiano no longa. É uma das cinco línguas que domina, junto com inglês, espanhol, francês e português, além de falar o básico de árabe. Poliglota, Isa está preparada para atuar em qualquer lugar do mundo. “Eu gosto de desafios, se me mandarem pra qualquer lugar do mundo, me derem um personagem e um texto, roteiro, para estudar, pode ter certeza que eu vou devorar tudo até aprender e me sentir preparada”, assegura ela, que também poderá ser vista, ainda em outubro, na série Fim, no Globoplay. Nessa produção, ela vive a Portenha, que se relaciona com o personagem de Fábio Assunção.

Isa está no ar na Record, como a Aksa da nona temporada de Reis, a fiel serva israelita de Salomão (Guilherme Dellorto) e Abisague (Bárbara França). “Aksa significa fortaleza, rochedo, e ela estará ali no Palácio de Salomão para amparar, cuidar, ajudar. Será companheira e confidente de Abisague, saberá tudo que acontece no Harém, transitará nesse ambiente com as esposas que disputam a atenção do rei”, conta ela, que, no Brasil, atuou nas novelas Os dez mandamentos, O rico e Lázaro, Amor sem Igual e Gênesis, na Record. Na TV Globo, Isa tem passagens por Malhação Viva a diferença, Malhação Vidas brasileiras, Segundo sol, Amor de mãe, Um lugar ao sol e, recentemente, Além da ilusão.