page

Olha as maratonas aí, gente! Para alguns, o melhor bloquinho é aquele na frente da TV

Publicado em Filmes, Séries

Época de carnaval não é necessariamente sinônimo de festa e folia para todos. Alguns preferem o conforto e o descanso de uma boa maratona

O carnaval está chegando e a receita para alguns é clássica: separar o endereço do bloquinho, colocar o protetor solar e o guarda-chuva na bolsa e curtir muito. Entretanto, a festa de rua não é a única opção. Para muitos, o período pode ser uma boa chance de colocar séries em dia, com a boa e velha maratona.

No cardápio, opções não faltam. Com atrações nos serviços de streaming de várias empresas, basta escolher a que mais chama a sua atenção, estourar a pipoca e apertar o play!

Hora da comédia!

Thaís Barros
Crédito: Pamela Germano/Divulgação –  Thaís Barros: “Gosto de séries de comédia porque acho que dá pra a gente esquecer da vida”

A lista de maratonas da estudante de letras Thaís Barros já está pronta. Entre os títulos que a jovem de 20 anos pretende conferir estão as populares The Umbrella Academy, Boneca russa, Broklyn 99, One day at a time e The good place — todas disponíveis na Netflix. “Eu gosto de ver as séries da Netflix e eles lançam muitas de uma vez. Então a ideia é maratonar mesmo. Gosto de séries de comédia porque acho que dá pra a gente esquecer da vida. Eu lembro quando via The office, minha vida era muito melhor porque era muito divertido e gente só foca nisso”, afirma.

Ainda segundo a estudante, uma boa maratona é sinônimo de descanso. “É bom para a gente ficar consigo mesmo. Nesses tempos tumultuados eu sinto que estou sempre ao redor de muita gente, mas quando eu passo um tempo sozinha em casa vendo um filme, ou lendo, ou escrevendo, fico muito mais tranquila”, observa.

Este não será o primeiro carnaval de Thaís longe da folia e, se depender dela, é um programa que perdurará por muito tempo: “Eu sempre fui assim. Mesmo quando não é carnaval eu estou sempre lendo ou vendo séries. Eu tiro esses dias para descansar, sento na frente da televisão e pronto.”

The Umbrella Academy é um destaque e tanto. Com uma boa dose de comédia e uma pitada de drama, a produção apresenta o eficaz enredo de um grupo de super-heróis desajustados, mas que são a única salvação da Terra. Cabe citar também o elenco de peso da produção, encabeçado por Ellen Page e ótimos efeitos especiais.

Equilíbrio é tudo

Guilherme Raposo
Crédito: Arquivo Pessoal – Para Guilherme Raposo, vale tirar um tempinho para a festa, mas o descanso é a prioridade

Para o psicólogo Guilherme Raposo, 30 anos, não vale fechar completamente as portas da folia para um período no sofá, mas um tempo dividido entre os dois é a melhor opção: “Estou esperando o carnaval para poder descansar um pouco e acho que eu descanso bem mais ficando em casa do que indo para festas. Não vou deixar de ir em uma ou outra festa, mas quero passar a maior parte do tempo mais tranquilo mesmo.”

Na lista do que assistir do psicólogo, uma produção se destaca: Game of thrones. “É uma das minhas preferidas e quero me preparar para a última temporada, que começa em abril. Também pretendo dar uma diminuída na quantidade de filmes da minha lista da Netflix. Tem quase 300 títulos nela”, admite.

Mesmo que o streaming tenha facilitado as maratonas, Guilherme lembra que isso não é uma novidade. “Não é uma coisa nova. As maratonas vêm acontecendo desde os VHSs, os boxes de DVDs. Eu vi as primeiras temporadas de Lost em poucos dias, na época, quando peguei os DVDs emprestados com a minha prima e nem era feriado”, lembra.

Game of thrones: A última temporada da série que estreia em abril promete ser um dos grandes destaques do ano. A produção épica mistura um enredo que fala sobre busca de poder, traições e muita violência. Se você, como o Guilherme, pretende relembrar a produção antes da nova fase, ela está disponível no HBO Go, serviço de streaming da HBO.

Filmes também valem

Victoria de Paula
Crédito: Arquivo Pessoal – Victoria de Paula: “Eu sou uma maratonista na vida”

Se muitos conhecem só a maratona de séries, Victoria de Paula, 23 anos, apresenta a maratona de filmes. A estudante de publicidade pretende fazer justamente isso no carnaval, quando ela pensa em assistir às sagas de Star Wars ou filmes da Marvel, como Vingadores — Guerra infinita. “Eu sou uma maratonista na vida. Eu gosto muito e faço com naturalidade, é comum, especialmente na época de carnaval. Desde pequena era uma coisa de a gente ficar em casa, vendo filmes do Star Wars com meu pai e meu irmão”, comenta.

De acordo com a jovem, o período é ótimo para recarregar as energias: “Principalmente para quem tem uma vida corrida, o carnaval é uma oportunidade para relaxar e curtir. Eu tenho amigos que gostam de filmes e séries. A gente se junta e aproveita juntos, sem um ou outro tendo de sair para ter de trabalhar. No começo da faculdade tinha amigos que me cobravam mais, e dava a impressão de que ficar em casa era algo negativo. Agora eu tenha amigos mais parecidos comigo e meus amigos que ainda são da folia entendem que é algo que eu não curto”, comenta Victoria.

Vingadores — Guerra infinta: Um dos últimos filmes apresentado pelos estúdios Marvel foi um estrondoso sucesso de bilheteria, tornando-se o quarto filme da história a ultrapassar a marca dos US$ 2 bilhões de arrecadação. Explicar o enredo sem dá spoiler é difícil, mas basta você saber que grandes emoções prometem mudar para sempre o destino dos personagens perante o vilão Thanos. A produção está disponível no Telecine Play, serviço de streaming do Telecine.

Mudança de ares

Aghata Gontijo
Crédito: Arquivo Pessoal – Para Aghata Gontijo, as maratonas são uma opção para os mais introvertidos

Poucas pessoas estão mais preparadas para a maratona de carnaval do que Aghata Gontijo, 22 anos. A jovem já tem duas opções na ponta da língua: “Eu pretendo maratonar One day at a time, que eu comecei recentemente e estou curtindo bastante porque é uma série de comédia, mas também mostra umas questões bem interessantes da vida de uma família cubana nos Estados Unidos. Também pretendo rever a série Hello my twenties, um drama coreano que mostra a vida de várias jovens nos seus 20 anos na sociedade coreana. Eu escolhi as duas porque têm enredos interessantes, divertidos e com personagens femininas de destaque.”

Aghata não costumava fugir da folia de carnaval, mas aposta que neste ano, o descanso e o conforto chegaram em bom momento. “Nos últimos dois anos eu curti a folia na rua mesmo. Então vai ser uma mudança de ares, um jeito novo de passar a festa. Acho que é uma boa alternativa para quem não se sente muito confortável em lugares cheios ou com a folia agitada. Dá para aproveitar e se dar um tempinho de folga da vida corrida”, justifica.

One day at a time: A série da Netflix mergulha no dia a dia de uma família cubana nos Estados Unidos. Entre piadas ágeis, a série também é eficiente em uma profundidade de conteúdo, pois fala sobre orientação sexual, transtornos mentais, questões políticas. Tudo com muito humor.

Conforto é a regra

Gabriela Motta
2019. Crédito: Arquivo Pessoal – A maratona com as amigas é um dos planos de Gabriela Motta para o feriado

Além das amigas, o showrunner Ryan Murphy será uma das companhias de Gabriela Motta para a maratona de carnaval. Isso porque a advogada de 22 anos planeja fazer uma supermaratona de American crime story, produção liderada por Murphy. “Eu quero ver as duas temporadas de American crime story porque eu li em um livro sobre a primeira temporada e achei interessante e porque meus amigos me falaram que era realmente boa”, conta.

Ainda de acordo com Gabriela, o momento é como umas férias reduzidas e, portanto, uma chance de reativar as energias: “É um momento em que a rua está muito cheia e ficar em casa dá aquela sensação de conforto. Lembra umas férias. A correria do dia a dia cansa muito e então é uma chance de descansar”. Longe de ser um momento solitário, a advogada lembra que ainda há espaço para muito diversão com os amigos na frente do sofá. “Ano passado eu recebi uma amiga a gente fez cookies e maratonamos This is us, foi muito legal”, conta.

American crime story: A série antológica apresenta os bastidores de crimes que marcaram época nos Estados Unidos. Na primeira temporada foi mostrada a prisão de O.J. Simpson. No segundo ano, o público soube um pouco mais sobre o assassinato do estilista Gianni Versace.

Mais! Confira nossas dicas de maratonas:

Weird city – A mais nova série do YouTube é estranha e genial ao mesmo tempo. Com episódios independentes, a comédia lembra Black mirror ao debater temas relevantes para contemporaneidade, como relacionamento, tecnologia e narcisismo, mas é voltada para o humor. Os dois primeiros episódios estão disponíveis gratuitamente. Se você gostar, valerá a maratona.

Skam US – Baseada em uma versão norueguesa, a versão americana foi lançada pelo Facebook Watch (streaming do Facebook). Uma das séries teens mais inteligentes do momento fala sobre xenofobia, homofobia e transtornos mentais. A primeira temporada da produção está disponível gratuitamente no Facebook.

Boneca russa – A nova atração da Netflix aborda o existencialismo da vida humana urbana. O público acompanha uma mulher que revive após cada morte. A viagem vale a pena para uma maratona.

The handmaid’s tale – A série do momento volta com a 3ª temporada no próximo 5 de junho pelo streaming do Hulu. Se você quiser ficar por dentro das conversas na firma já pode pensar em uma maratona das duas primeiras temporadas. No enrendo, uma história distópica apresenta um futuro pouco democrático, e muito assustador. A primeira temporada também está disponível no GloboPlay.

Dirty John – O golpe do amor – Uma das mais novas aquisições da Netflix, a produção conta uma história de amor que desmorona pelas aparências. Quando o parceiro não é o que aparenta ser, uma mulher rica e apaixonada agora tem de lutar pela própria vida.