palavras permanecem 1 Crédito: Canal Curta!/Divulgação

Palavras permanecem: Série documental do canal Curta! promove encontro entre nomes da arte nacional

Publicado em Programas, Séries

O programa Palavras permanecem estreia nesta quinta-feira (16/8), às 23h, no canal Curta!. O Próximo Capítulo assistiu dois episódios e te conta o que esperar!

A partir desta quinta-feira (16/8), o canal Curta! passa a exibir no horário das 23h a série documental Palavras permanecem. A atração promove o encontro entre duas figuras do mesmo âmbito artístico, entre eles, cinema, música e literatura. Em cada episódio, dois nomes da arte se encontram para um bate-papo sobre a profissão, a trajetória e os processos criativos. Antes, o programa apresenta uma minibiografia de cada um dos convidados.

Ao todo, a temporada de Palavras permanecem contará com seis episódios. A estreia é com Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik. Estão previstos também os episódios de Antonio Cícero e Arnaldo Antunes, em 23 de agosto; Liniker e Ava Rocha, no dia 30; Mariana Lima e Felipe Hirsh, em 6 de setembro; Mariana Aydar e Nuno Ramos, em 13 de setembro; e Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes, o encerramento, em 20 de setembro.

O que esperar de Palavras permanecem

O Próximo Capítulo teve acesso a dois episódios da série: o segundo, intitulado Vivendo mortes e morrendo vidas, e o último, sob o título de Vida lazer. Confira abaixo o que achamos da atração!

Palavras permanecem é aquele tipo de programa que dá prazer em assistir, porque é impossível terminá-lo sem sentir que aprendeu alguma coisa. Além disso, tem uma música de abertura maravilhosa, a faixa Sem medo nem esperança, de Gal Costa.

Particularmente, me encantei demais pelo segundo episódio, em que os compositores e escritores Antonio Cícero e Arnaldo Antunes refletem sobre o universo da composição poética e da música. Os dois batem um papo bem descontraído e ainda declamam algumas de suas (ótimas) obras, sejam elas da música, sejam elas do universo literário.

Já o último episódio reúne dois nomes de diferentes gerações do cinema nacional. Gabriel Mascaro, diretor de Boi neon (2015), e Marcelo Gomes, nome por trás de Cinema, aspirinas e urubus (2005). A dupla fala sobre a direção cinematográfica, como foi fazer os dois filmes mais emblemáticos da carreira de cada um deles e refletem sobre as influências em suas trajetórias.

Confira os resumo dos episódios de Palavras permanecem

Episódio 1: A olhos nus. Neste episódio, a dupla Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik nos presenteia com números musicais dessa parceria que já dura mais de 30 anos. Em 16 de agosto.

Episódio 2: Vivendo mortes e morrendo vidas. O poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero encontra o também poeta e artista pop Arnaldo Antunes. Juntos, refletem sobre composição poética e o universo da canção. Em 23 de agosto.

Episódio 3: Alguma coisa nossa. Liniker e Ava Rocha são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Em 30 de agosto.

Episódio 4: Homens, bestas e feras. Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram – e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Em 6 de setembro.

Episódio 5: Atrás dessa amizade. Partindo da experiência da realização do DVD e do show Pedaço duma Asa,Nuno Ramos e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação e composição e a paixão pela música. Em 13 de setembro.

Episódio 6: Vida lazer. Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias. Em 20 de setembro.