Crédito: Suzanna Tierie/Divulgação. Filme. Pai em dobro, com Maisa Crédito: Suzanna Tierie/Divulgação. Filme. Pai em dobro, com Maisa

Pai em dobro reafirma bom momento dos filmes brasileiros originais da Netflix

Publicado em Filmes

Protagonizado por Maisa, o filme Pai em dobro tem roteiro de Thalita Rebouças

Chega nesta sexta-feira (15/1) ao serviço de streaming Netflix o filme Pai em dobro. A produção foi anunciada em janeiro do ano passado como o primeiro longa-metragem da atriz e apresentadora Maisa com a plataforma — ao todo, ela tem contrato para três. O que gerou muita expectativa em relação à obra, que também tem outro fator a favor: o roteiro da escritora Thalita Rebouças, sucesso no cenário editorial e também nas adaptações cinematográficas dos livros que escreve.

Pai em dobro é o primeiro roteiro escrito por Thalita Rebouças antes de se tornar um livro. A ideia veio, pela primeira vez, como um filme. Assim surgiu a narrativa de Vicenza, papel de Maisa, uma jovem que vive numa comunidade hippie com a mãe Raion (Laila Zaid), sem nunca saber a identidade do pai. No aniversário de 18 anos, ela deseja descobrir de quem é filha. Mas a matriarca se recusa a dar respostas. Só que o destino ajuda a personagem dando uma pista de quem pode ser esse homem.

Crédito: Suzanna Tierie/Divulgação. Filme. Pai em dobro, com Maisa

A partir de uma foto da mãe em um carnaval 18 anos atrás, Vicenza vende a bicicleta e segue para Santa Teresa no Rio de Janeiro. O objetivo da garota é encontrar Paco, papel de Eduardo Moscovis (ator que inspirou a narrativa de Thalita Rebouças), um artista plástico que teve um romance com Raion na folia momesca. Lá, Vicenza conhece jovens ligados a um bloco de carnaval do bairro. A aproximação com os integrantes do grupo faz com que ela descubra que Paco não é o único suspeito a ser o pai dela, há ainda o empresário Giovani (Marcelo Médici), com quem a mãe se relacionou na mesma época.

Análise de Pai em dobro

Maisa consegue ser uma protagonista carismática. Se num primeiro momento, Vicenza poderia soar uma personagem chata ao distribuir “gratiluz” pelos cantos, não é o que acontece. Maisa realmente consegue roubar as atenções quando aparece com uma atuação convincente de uma menina inocente e alegre, mas não boba.

A interação da atriz com o Du Moscovis e Médici também ajuda. A garota conseguiu ter uma ótima química com eles, passando realmente a sensação da construção de uma relação de pai e filha. Destaque principalmente para os momentos com Du Moscovis, que fazem até o espectador torcer um pouco mais por Paco na narrativa do que para Giovani. A presença de Moscovis ainda serve para demonstrar como ele é bom em transitar em diferentes personagens. Aqui, o ator é o oposto do malvado Brandão de Bom dia, Verônica, série também da Netflix que ainda está muito bem ativa na memória dos espectadores.

Credito:Netflix/Divulgação. Pai em dobro

A parte em que a história se dispersa um pouco é quando foca no trabalho de Vicenza no grupo de carnaval e no clima de romance com o personagem de Pedro Ottoni. Mas nada que atrapalhe a condução de Pai em dobro, que, inclusive, serve para reafirmar o bom momento da Netflix quando se trata das produções nacionais em formato de longa-metragem. Na mesma linha, o serviço agradou com Modo avião, Ricos de amor e Tudo bem no Natal que vem.