ozark

Ozark chega à temporada final deixando saudades

Publicado em Séries

Roteiro, direção, atuações. Tudo funciona muito bem desde a primeira temporada de Ozark. Última temporada começou a ser exibida na Netflix

por Pedro Ibarra

Há cinco anos, uma família norte-americana viajava para o Centro-Oeste dos Estados Unidos em busca de um novo começo e, como quem não quer nada, mudou a vida de muita gente. Os Byrdes chegaram no Lago dos Ozarks e no silêncio como uma família inofensiva, transformaram a pacata cidade em uma fonte inacabável de conflito. Essa é a história de Ozark, seriado da Netflix que apresentou a primeira metade da última temporada no último dia 21.

A produção acompanha a saga da família de Marty Byrde, um contador especialista em lavagem de dinheiro que se complica com um dos maiores cartéis de tráfico de drogas do mundo. Marty e Wendy, junto com os filhos Charlotte e Jonah, precisam encontrar formas de movimentar o dinheiro sujo em uma cidade turística no centro do estado do Missouri nos EUA. Isso para agradar o cartel mexicano e salvar a própria vida.

O seriado, assim como a história dos próprios protagonistas, chegou de mansinho e conquistou muito. Produção original Netflix, tinha como principal chamariz a dupla de atores que atuam como casal principal: o comediante Jason Bateman, que se mostrou excelente no drama vivendo Marty Byrde, e a três vezes indicada ao Oscar Laura Linney, interpretando Wendy Byrde. Porém, com um roteiro imprevisível e bem escrito, direção impecável e principalmente aspectos técnicos irretocáveis, a série se destacou muito, sendo indicada 32 vezes ao Emmy e ganhando três estatuetas: uma por direção de episódio, assinada por Jason Bateman, e duas para a atriz coadjuvante Julia Garner, um dos maiores talentos no papel de Ruth Langmore.

Ozark é verdadeira e relevante. Ao mesmo tempo que é um thriller sobre uma família de criminosos mascarados de bons moços, é uma crítica interessante ao sistema em que o mundo está inserido, os jogos de poder e principalmente que nada é tão simples quanto parece. A produção é visceral, explícita, mas não só em cenas violentas. A série é uma exposição da falência humana pelo poder, do que alguém é capaz de fazer para conquistar objetivos, quaisquer que sejam.

A série é inegavelmente uma das melhores, se não a melhor, produção original da Netflix. Ela une o tenso ao pertinente de uma forma apenas vista em produções como The Sopranos e Breaking bad, isso tudo com atuações de ponta e um visual pensado meticulosamente para trazer as sensações que o enredo busca. É devido a títulos como Ozark que os seriados atualmente são tão importantes no mercado do audiovisual.

Ozark mudou a Netflix e deu a certeza do potencial que a plataforma tem de criar não só um sucesso de público, como também de crítica. O impacto foi tanto que anualmente as pesquisas pelo termo lavagem de dinheiro sobem no Google perto da estreia das novas temporadas. A série apresenta o começo do fim em sete episódios que fazem lembrar porque o público amou Ozark desde a primeira temporada. Com certeza vai deixar saudades.