astronautas Crédito: Disney+/Divulgação

Os eleitos e Projeto Mercury revivem a corrida espacial em ficção e em documentário

Publicado em Séries

Disney+ reconta a história do primeiro projeto norte-americano com destino ao espaço em versão seriada de ficção e também em formato documental

No final dos anos 1950 e início dos 1960, os Estados Unidos tinham uma missão em mente: montar o primeiro projeto espacial numa corrida contra os soviéticos. Assim nasceu o Projeto Mercury, que contou com sete astronautas escolhidos a dedo: Alan Shepard, Donald Slayton, Gordon Cooper, John Gleen, Scott Carpenter, Virgil Grissom e Walter Schirra.

Essa história está sendo recontada em duas produções do Disney+ em parceria com o National Geographic. Em 5 de fevereiro, o serviço de streaming lançou Os eleitos, série com produção-executiva de Leonardo DiCaprio que narra, em formato de ficção, desde o início do projeto, da criação da Nasa, passando pela escolha dos astronautas, até a conclusão, quando Shepard se tornou no primeiro astronauta norte-americano a chegar ao espaço, em 1961. No elenco, nomes como Patrick J. Adams, Jake McDorman e Colin O’Donoghue.

Os oito episódios da temporada foram lançados semanalmente até a última sexta-feira, quando foi divulgado o último capítulo. No mesmo dia, o serviço disponibilizou o documentário Projeto Mercury: Os sete escolhidos. De Tom Jennings, a obra conta a narrativa a partir de imagens, fotos e matérias da época. “Eles falaram de lançar a versão não ficcionada depois do final da temporada. Porque quanto mais olhamos e procuramos sobre o tema, mais história se tem para contar num formato de não ficção”, define Jennings, em entrevista exclusiva ao Correio.

Formato e conteúdo

2021. Crédito: Disney+/Divulgação. Cultura. Cenas do documentário Projeto Mercury: Os sete escolhidos.

A ideia do documentário surgiu após o sucesso de Apollo: Caminho para a lua, também feito por Tom Jennings. Na época da pesquisa, ele conseguiu muito material inédito do Projeto Mercury e também trouxe a expertise do filme anterior, escolhendo fazer um documentário sem narrador e sem depoimentos. A história é contada a partir dos conteúdos de mídia da época: “Nós os colocamos juntos para fazer com que as pessoas assistam como se aquilo estivesse acontecendo agora”.

O conteúdo traz materiais inéditos que foram encontrados em jornais pequenos e locais, muitas vezes menosprezados pelos grandes documentaristas. “Quem vai ao Coco Beach Television? Nós fomos lá e encontramos coisas maravilhosas que ninguém nunca viu”, comenta. Outro achado foram os arquivos de áudio do jornalista Tom Wolfe, responsável pela principal obra sobre o tema, The right stuff. “Investigamos os arquivos do Tom Wolfe em universidades, bibliotecas. Pegamos um material de áudio, que ninguém nunca ouviu, das entrevistas com os astronautas. O tradicional (em um documentário) é você ir atrás dos astronautas vivos. Mas a gente precisava desse material e pensamos fora da caixinha.”

Com o lançamento dos dois conteúdos, o Disney+ entrega ao espectador a versão seriada, em que é possível ver uma dose de drama, conflitos e aprofundamento dos personagens, ao mesmo tempo em que disponibiliza um conteúdo focado em como o projeto de desenrolou verdadeiramente. Conteúdo para todos os gostos!

Perfil dos personagens de Os eleitos

2021. Crédito: Disney+/Divulgação. Cultura. Cena da série Os Eleitos.

John Glenn (Patrick J Adams): O astronauta ficou conhecido por ter feito o primeiro voo orbital da história dos Estados Unidos e também por ser a pessoa mais velha a ir para espaço. Em outubro de 1998, com 77 anos, Glenn participou de uma experiência para avaliar o comportamento de pessoas da terceira idade no espaço.

Alan Shepard (Jake McDorman): O primeiro norte americano a ir para o espaço em 1961 e a quinta pessoa a pisar na superfície da Lua durante a Apollo 14 em 1971.

Gordon Cooper (Colin O’Donoghue): O astronauta norte-americano e o mais jovem integrante do Mercury 7 entrou para a história por ter sido a primeira pessoa a passar mais de um dia no espaço.

Scott Carpenter (James Lafferty): Integrante do Mercury 7 que se aposentou logo após sua primeira ida ao espaço por conta de um acidente de carro. Carpenter era piloto, astronauta e aquanauta norte-americano.

Wally Schirra (Aaron Staton): Aviador naval, piloto de teste e astronauta norte-americano e o primeiro humano a viajar para o espaço três vezes.

Deke Slayton (Micah Stock): Dos sete homens selecionados para o programa, Slayton foi o único a não subir ao espaço por problemas de saúde.

Gus Grissom (Michael Trotter): Foi a primeira pessoa a ir ao espaço duas vezes e foi designado como comandante da Apollo 1 em 1967.